Otimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Alberto de Lira de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tenius, Eric Born
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10248
Resumo: A evolução técnica da malha rodoviária brasileira e dos recursos de projeto de sistemas de suspensão e direção, bem como as diferenças entre os pneus disponíveis nos veículos das décadas de 60 a 80 e os pneus disponíveis no mercado corrente geram uma situação de obsolescência do desempenho e segurança dos veículos antigos em termos de comportamento dinâmico. Este trabalho tem por objetivo a aplicação de modelos matemáticos e programas computacionais para a caracterização de um sistema de suspensão e direção preexistente, quantificando o seu desempenho teórico original. A partir disso, são propostas otimizações de acordo com a influência dos parâmetros definidos na revisão bibliográfica, com a exigência de que sejam viáveis de implementação no veículo. As modificações aplicadas transformam o comportamento do veículo, aproximando-o dos objetivos traçados em benchmarking, resultante num comportamento dinâmico equivalente a um veículo moderno de referência.
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spelling 2020-11-12T18:25:09Z2020-11-12T18:25:09Z2019-07-03OLIVEIRA, Carlos Alberto de Lira de; TENIUS, Eric Born. Otimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10248A evolução técnica da malha rodoviária brasileira e dos recursos de projeto de sistemas de suspensão e direção, bem como as diferenças entre os pneus disponíveis nos veículos das décadas de 60 a 80 e os pneus disponíveis no mercado corrente geram uma situação de obsolescência do desempenho e segurança dos veículos antigos em termos de comportamento dinâmico. Este trabalho tem por objetivo a aplicação de modelos matemáticos e programas computacionais para a caracterização de um sistema de suspensão e direção preexistente, quantificando o seu desempenho teórico original. A partir disso, são propostas otimizações de acordo com a influência dos parâmetros definidos na revisão bibliográfica, com a exigência de que sejam viáveis de implementação no veículo. As modificações aplicadas transformam o comportamento do veículo, aproximando-o dos objetivos traçados em benchmarking, resultante num comportamento dinâmico equivalente a um veículo moderno de referência.The technical evolution of the Brazilian road network and the suspension and steering system design features, as well as the differences between the tires available in vehicles from the 60s and 80s and the tires available in the current market, generate an obsolescence scenario regarding the performance and safety of classic vehicles in terms of vehicle dynamics. This study aims to apply mathematical models and specialized software to characterize an existing suspension and steering system, quantifying its original theoretical performance. From this, optimizations are proposed according to the influence of the parameters defined in the bibliography, with the requirement that they must be feasible for physical application in the vehicle. The designed modifications transform the behavior of the motor vehicle, reaching the targets set in benchmarking. The resulting handling behavior is deemed to be equivalent to a modern reference vehicle.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaGraduação em Engenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAAutomóveis - Molas e suspensãoDireção de automóveisVeículos - Medidas de segurançaAutomóveis - DinâmicaAutomobiles - Springs and suspensionAutomobile drivingVehicles - Safety measuresAutomobiles - DynamicsOtimização dos sistemas de suspensão e direção de um veículo antigoOptimization of the suspension and steering systems of a classic carinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaGuérios, Maro RogérGuérios, Maro RogérLima, Adriano Araújo deRiechi, Jorge Luiz de SáOliveira, Carlos Alberto de Lira deTenius, Eric Borninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10248/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALCT_DAMEC_2019_1_40.pdfapplication/pdf5498421http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10248/2/CT_DAMEC_2019_1_40.pdf0e2a6ac9b764f6b90e68b00e979c379dMD52TEXTCT_DAMEC_2019_1_40.pdf.txtExtracted texttext/plain142996http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10248/3/CT_DAMEC_2019_1_40.pdf.txt63691bca46795fdc88987a7e87de22fdMD53THUMBNAILCT_DAMEC_2019_1_40.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10248/4/CT_DAMEC_2019_1_40.pdf.jpg36cf34342d1971efa256fd13059d6efdMD541/102482020-11-12 16:25:09.66oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T18:25:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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