Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodoni, Lucas Faccioli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27556
Resumo: O intuito deste trabalho é estudar a solda no aço SAE4130, realizada pelos processos de soldagem MAG (Gás Metal Arc Welding), com o metal de adição sendo o arame de aço carbono de baixa liga AWS A5.18 ER 70 S – 6 com diâmetro de 1,2mm e o processo TIG (TunGsten Inert Gas), com o metal de adição sendo uma vareta de aço inox AWS ER 316L com diâmetro de 1,6 mm, através da realização dos ensaios mecânicos de microdureza Vickers e ensaio de macrografia, comparando e analisando os resultados obtidos, de modo a escolher o processo de melhor resultado para a soldagem da estrutura “chassi” de um veículo do tipo mini baja SAE da equipe Procobaja. Para a realização do ensaio de microdureza Vickers foi seguida a norma ASTM E92, através do ensaio, a TIG obteve uma média de microdureza de 525,86 HV0,3, e um desvio padrão de 30,30, enquanto que o processo MAG obteve uma média de 305,28 HV0,3, e um desvio padrão de 65,19. Pela imagem obtida na macrografia e a utilização de um software CAD, foram calculadas as medidas geométricas, obtendo uma diluição de 66,95% na amostra TIG e 60,87% na amostra MAG, quanto a penetração, ela ocorreu totamente na TIG e parciamente na MAG. Depois das análises concluiu-se qual o melhor processo para ser utilizado no carro.
id UTFPR-12_587d0171bcf3662b6b238dccd92059de
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27556
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-03-07T23:09:48Z2022-03-07T23:09:48Z2018-11-20BODONI, Lucas Faccioli. Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27556O intuito deste trabalho é estudar a solda no aço SAE4130, realizada pelos processos de soldagem MAG (Gás Metal Arc Welding), com o metal de adição sendo o arame de aço carbono de baixa liga AWS A5.18 ER 70 S – 6 com diâmetro de 1,2mm e o processo TIG (TunGsten Inert Gas), com o metal de adição sendo uma vareta de aço inox AWS ER 316L com diâmetro de 1,6 mm, através da realização dos ensaios mecânicos de microdureza Vickers e ensaio de macrografia, comparando e analisando os resultados obtidos, de modo a escolher o processo de melhor resultado para a soldagem da estrutura “chassi” de um veículo do tipo mini baja SAE da equipe Procobaja. Para a realização do ensaio de microdureza Vickers foi seguida a norma ASTM E92, através do ensaio, a TIG obteve uma média de microdureza de 525,86 HV0,3, e um desvio padrão de 30,30, enquanto que o processo MAG obteve uma média de 305,28 HV0,3, e um desvio padrão de 65,19. Pela imagem obtida na macrografia e a utilização de um software CAD, foram calculadas as medidas geométricas, obtendo uma diluição de 66,95% na amostra TIG e 60,87% na amostra MAG, quanto a penetração, ela ocorreu totamente na TIG e parciamente na MAG. Depois das análises concluiu-se qual o melhor processo para ser utilizado no carro.The purpose of this work is to study the welding in the steel SAE4130, performed of the MAG (Gas Metal Arc Welding) welding process, with the addition metal being AWS A5.18 ER 70 S - 6 low - carbon steel wire with a diameter of 1,2mm and the TIG (TunGsten Inert Gas) process, with the addition metal being an AWS ER 316L stainless steel dipstick with a diameter of 1.6 mm, performing the Vickers microhardness tests and macrography test, comparing and analyzing the results obtained in order to choose the best result process for welding the chassis structure of a mini-SAE type vehicle of the Procobaja team. For realization the Vickers microhardness test, the standard ASTM E92 was followed, the TIG obtained a microhardness average of 525.86 HV0,3 and a standard deviation of 30.30, while the MAG obtained a mean of 305.28 HV0,3, and a standard deviation of 65.19. From the image obtained in the macrography and the use of a CAD software, the geometric measurements were calculated, obtaining a dilution of 66.95% in the TIG sample and 60.87% in the MAG sample, as for the penetration, it occurred totally in the TIG and in part in MAG. After the analysis, the best process was choose to used in the car.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioEngenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAAçoSoldagemVeículos off-roadSteelWeldingOff-road vehiclesAnálise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCornélio ProcópioOlivio, Émillyn Ferreira TrevisaniOlivio, Émillyn Ferreira TrevisaniMoreno, João Roberto SartoriCorrêa, Celso AlvesBodoni, Lucas Faccioliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCP_COEME_2018_2_09.pdfCP_COEME_2018_2_09.pdfapplication/pdf1341039http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/1/CP_COEME_2018_2_09.pdf9bd9e0d50d26955ce13aaf69e23e1b2eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCP_COEME_2018_2_09.pdf.txtCP_COEME_2018_2_09.pdf.txtExtracted texttext/plain39428http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/3/CP_COEME_2018_2_09.pdf.txt7c16726e63a763e372c1c5b01ac8be21MD53THUMBNAILCP_COEME_2018_2_09.pdf.jpgCP_COEME_2018_2_09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1319http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/4/CP_COEME_2018_2_09.pdf.jpga7c592b262bad770f55ffafcfc92f63fMD541/275562022-03-08 03:06:19.73oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27556TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-03-08T06:06:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
title Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
spellingShingle Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
Bodoni, Lucas Faccioli
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Aço
Soldagem
Veículos off-road
Steel
Welding
Off-road vehicles
title_short Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
title_full Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
title_fullStr Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
title_full_unstemmed Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
title_sort Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG
author Bodoni, Lucas Faccioli
author_facet Bodoni, Lucas Faccioli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moreno, João Roberto Sartori
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Corrêa, Celso Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Bodoni, Lucas Faccioli
contributor_str_mv Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani
Olivio, Émillyn Ferreira Trevisani
Moreno, João Roberto Sartori
Corrêa, Celso Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Aço
Soldagem
Veículos off-road
Steel
Welding
Off-road vehicles
dc.subject.por.fl_str_mv Aço
Soldagem
Veículos off-road
Steel
Welding
Off-road vehicles
description O intuito deste trabalho é estudar a solda no aço SAE4130, realizada pelos processos de soldagem MAG (Gás Metal Arc Welding), com o metal de adição sendo o arame de aço carbono de baixa liga AWS A5.18 ER 70 S – 6 com diâmetro de 1,2mm e o processo TIG (TunGsten Inert Gas), com o metal de adição sendo uma vareta de aço inox AWS ER 316L com diâmetro de 1,6 mm, através da realização dos ensaios mecânicos de microdureza Vickers e ensaio de macrografia, comparando e analisando os resultados obtidos, de modo a escolher o processo de melhor resultado para a soldagem da estrutura “chassi” de um veículo do tipo mini baja SAE da equipe Procobaja. Para a realização do ensaio de microdureza Vickers foi seguida a norma ASTM E92, através do ensaio, a TIG obteve uma média de microdureza de 525,86 HV0,3, e um desvio padrão de 30,30, enquanto que o processo MAG obteve uma média de 305,28 HV0,3, e um desvio padrão de 65,19. Pela imagem obtida na macrografia e a utilização de um software CAD, foram calculadas as medidas geométricas, obtendo uma diluição de 66,95% na amostra TIG e 60,87% na amostra MAG, quanto a penetração, ela ocorreu totamente na TIG e parciamente na MAG. Depois das análises concluiu-se qual o melhor processo para ser utilizado no carro.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-07T23:09:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-07T23:09:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BODONI, Lucas Faccioli. Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27556
identifier_str_mv BODONI, Lucas Faccioli. Análise da solda do tubo de aço SAE 4130 de um veículo tipo baja SAE realizada pelos processos MAG e TIG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Cornelio Procopio
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/1/CP_COEME_2018_2_09.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/3/CP_COEME_2018_2_09.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27556/4/CP_COEME_2018_2_09.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bd9e0d50d26955ce13aaf69e23e1b2e
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
7c16726e63a763e372c1c5b01ac8be21
a7c592b262bad770f55ffafcfc92f63f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043972773773312