Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097 |
Resumo: | Acompanha: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensão |
id |
UTFPR-12_93631503dd5f63f2f2331afe5154b4f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27097 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-02-11T21:00:55Z2022-02-11T21:00:55Z2021-12-14LANDGRAF, Ariane da Silva. Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097Acompanha: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensãoO presente trabalho tem como objetivo identificar quais contribuições para a formação docente são evidenciadas em um curso de Resolução de Problemas para ensinar Álgebra, de acordo com as habilidades da BNCC (BRASIL, 2018). Nesse sentido, ofertou-se um curso de extensão voltado para a exploração do pensamento algébrico através da Resolução de problemas, com discussões teóricas e momentos práticos da resolução de problemas com sugestões e indicações para o uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes foram seis professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio e os encontros ocorreram de maneira remota, com momentos síncronos e assíncronos. A pesquisa é qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados os seguintes métodos: questionários, análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio de: diário de campo da pesquisadora, problemas geradores resolvidos nas atividades práticas, gravação de áudio e vídeo dos encontros, realizados pelo Google Meet e dos registros escritos, enviados pelo Google Classroom. Após a descrição dos dados foram criadas quatro categorias de análise que subsidiaram na obtenção dos resultados da pesquisa. Os resultados indicaram mudanças no planejamento das aulas dos professores participantes, contribuindo com a seleção de um bom problema gerador e com a valorização do conhecimento prévio de seus alunos; a compreensão da Metodologia proposta, com os problemas deixando de ser usados apenas como aplicação de conteúdo; as reflexões sobre o Pensamento Algébrico, seus elementos e seu desenvolvimento pelos docentes e sobre as Ideias da Álgebra, cujo desenvolvimento inicia-se desde os Anos Iniciais.The present work aims to identify which contributions to teacher education are evidenced in a Problem-Solving course to teach Algebra, according to the BNCC skills (BRASIL, 2018). In this sense, it was offered an extension course focused on Algebraic Thinking's exploration through Problem Solving, with theoretical discussions and practical moments of problemsolving with suggestions and indications for using the Methodology of Teaching-LearningEvaluation of Mathematics through Problem Solving. The participants were six mathematics teachers from the final years of elementary and or high school, and the meetings took place remotely, with synchronous and asynchronous moments. The research is qualitative, and the methods used for data collection were: questionnaires, document analysis, and participant observation. The data collection was through the researcher's field diary, the problems solved in the practical activities, audio and video recording of the meetings, carried out by Google Meet, and the written records sent by Google Classroom. After describing the data, were created four categories of analysis to help obtain the research results. The results indicated changes in the lesson planning of the participating teachers, contributing to the selection of good generating problems and the appreciation of their students' previous knowledge. The comprehension of the proposed methodology was another contribution since the problems stopped being used only as content applications. Finally, the extension course contributed to reflections on Algebraic Thinking, its elements, its development by the teachers, and the ideas of Algebra, which begins in the Early Years.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoÁlgebra - Estudo e ensinoAprendizagem baseada em problemasProfessores - FormaçãoAlgebra - Study and teachingProblem-based learningTeachers, Training ofPensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docenteAlgebraic thinking and problem-solving: contributions to teacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaJustulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Noguti, Fabiane Cristina Hopnerhttps://orcid.org/0000-0001-6191-7232http://lattes.cnpq.br/1247690905207985Elias, Henrique Rizekhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303http://lattes.cnpq.br/1158460330500121https://orcid.org/0000-0001-5250-4049http://lattes.cnpq.br/3158692366155486Landgraf, Ariane da Silvareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdfapplication/pdf1800234http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/1/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf809a01084982920b66974238fb70ad29MD51algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdfapplication/pdf885438http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/2/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdfa48c6b88707192f6179b268fed2120d5MD52TEXTalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txtalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txtExtracted texttext/plain212056http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/3/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txt0fa9a99f240e37d795e819c0462886fbMD53algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txtalgebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain53296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/5/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txt934f9c20e2a69276d685182673e96f99MD55THUMBNAILalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpgalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1485http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/4/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpge0c8cd44f56855bab7d5e1f32f6ff414MD54algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpgalgebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1987http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/6/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpgf714e98699d40335e9437dc3f216832cMD561/270972022-02-12 04:06:09.163oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27097Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-02-12T06:06:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Algebraic thinking and problem-solving: contributions to teacher education |
title |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente |
spellingShingle |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente Landgraf, Ariane da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Álgebra - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em problemas Professores - Formação Algebra - Study and teaching Problem-based learning Teachers, Training of Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente |
title_full |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente |
title_fullStr |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente |
title_full_unstemmed |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente |
title_sort |
Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente |
author |
Landgraf, Ariane da Silva |
author_facet |
Landgraf, Ariane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Noguti, Fabiane Cristina Hopner |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6191-7232 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1247690905207985 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Elias, Henrique Rizek |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9660-7303 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1158460330500121 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5250-4049 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3158692366155486 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Landgraf, Ariane da Silva |
contributor_str_mv |
Justulin, Andresa Maria Justulin, Andresa Maria Noguti, Fabiane Cristina Hopner Elias, Henrique Rizek |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Álgebra - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em problemas Professores - Formação Algebra - Study and teaching Problem-based learning Teachers, Training of Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em problemas Professores - Formação Algebra - Study and teaching Problem-based learning Teachers, Training of |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensão |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-11T21:00:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-11T21:00:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LANDGRAF, Ariane da Silva. Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097 |
identifier_str_mv |
LANDGRAF, Ariane da Silva. Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/1/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/2/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/3/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/5/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/4/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/6/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
809a01084982920b66974238fb70ad29 a48c6b88707192f6179b268fed2120d5 0fa9a99f240e37d795e819c0462886fb 934f9c20e2a69276d685182673e96f99 e0c8cd44f56855bab7d5e1f32f6ff414 f714e98699d40335e9437dc3f216832c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797043919462072320 |