Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landgraf, Ariane da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097
Resumo: Acompanha: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensão
id UTFPR-12_93631503dd5f63f2f2331afe5154b4f2
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27097
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-02-11T21:00:55Z2022-02-11T21:00:55Z2021-12-14LANDGRAF, Ariane da Silva. Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097Acompanha: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensãoO presente trabalho tem como objetivo identificar quais contribuições para a formação docente são evidenciadas em um curso de Resolução de Problemas para ensinar Álgebra, de acordo com as habilidades da BNCC (BRASIL, 2018). Nesse sentido, ofertou-se um curso de extensão voltado para a exploração do pensamento algébrico através da Resolução de problemas, com discussões teóricas e momentos práticos da resolução de problemas com sugestões e indicações para o uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes foram seis professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio e os encontros ocorreram de maneira remota, com momentos síncronos e assíncronos. A pesquisa é qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados os seguintes métodos: questionários, análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio de: diário de campo da pesquisadora, problemas geradores resolvidos nas atividades práticas, gravação de áudio e vídeo dos encontros, realizados pelo Google Meet e dos registros escritos, enviados pelo Google Classroom. Após a descrição dos dados foram criadas quatro categorias de análise que subsidiaram na obtenção dos resultados da pesquisa. Os resultados indicaram mudanças no planejamento das aulas dos professores participantes, contribuindo com a seleção de um bom problema gerador e com a valorização do conhecimento prévio de seus alunos; a compreensão da Metodologia proposta, com os problemas deixando de ser usados apenas como aplicação de conteúdo; as reflexões sobre o Pensamento Algébrico, seus elementos e seu desenvolvimento pelos docentes e sobre as Ideias da Álgebra, cujo desenvolvimento inicia-se desde os Anos Iniciais.The present work aims to identify which contributions to teacher education are evidenced in a Problem-Solving course to teach Algebra, according to the BNCC skills (BRASIL, 2018). In this sense, it was offered an extension course focused on Algebraic Thinking's exploration through Problem Solving, with theoretical discussions and practical moments of problemsolving with suggestions and indications for using the Methodology of Teaching-LearningEvaluation of Mathematics through Problem Solving. The participants were six mathematics teachers from the final years of elementary and or high school, and the meetings took place remotely, with synchronous and asynchronous moments. The research is qualitative, and the methods used for data collection were: questionnaires, document analysis, and participant observation. The data collection was through the researcher's field diary, the problems solved in the practical activities, audio and video recording of the meetings, carried out by Google Meet, and the written records sent by Google Classroom. After describing the data, were created four categories of analysis to help obtain the research results. The results indicated changes in the lesson planning of the participating teachers, contributing to the selection of good generating problems and the appreciation of their students' previous knowledge. The comprehension of the proposed methodology was another contribution since the problems stopped being used only as content applications. Finally, the extension course contributed to reflections on Algebraic Thinking, its elements, its development by the teachers, and the ideas of Algebra, which begins in the Early Years.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoÁlgebra - Estudo e ensinoAprendizagem baseada em problemasProfessores - FormaçãoAlgebra - Study and teachingProblem-based learningTeachers, Training ofPensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docenteAlgebraic thinking and problem-solving: contributions to teacher educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaJustulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Noguti, Fabiane Cristina Hopnerhttps://orcid.org/0000-0001-6191-7232http://lattes.cnpq.br/1247690905207985Elias, Henrique Rizekhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303http://lattes.cnpq.br/1158460330500121https://orcid.org/0000-0001-5250-4049http://lattes.cnpq.br/3158692366155486Landgraf, Ariane da Silvareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdfapplication/pdf1800234http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/1/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf809a01084982920b66974238fb70ad29MD51algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdfapplication/pdf885438http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/2/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdfa48c6b88707192f6179b268fed2120d5MD52TEXTalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txtalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txtExtracted texttext/plain212056http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/3/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txt0fa9a99f240e37d795e819c0462886fbMD53algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txtalgebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain53296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/5/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txt934f9c20e2a69276d685182673e96f99MD55THUMBNAILalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpgalgebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1485http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/4/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpge0c8cd44f56855bab7d5e1f32f6ff414MD54algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpgalgebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1987http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/6/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpgf714e98699d40335e9437dc3f216832cMD561/270972022-02-12 04:06:09.163oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27097Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-02-12T06:06:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Algebraic thinking and problem-solving: contributions to teacher education
title Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
spellingShingle Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
Landgraf, Ariane da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Álgebra - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Professores - Formação
Algebra - Study and teaching
Problem-based learning
Teachers, Training of
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
title_full Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
title_fullStr Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
title_full_unstemmed Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
title_sort Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente
author Landgraf, Ariane da Silva
author_facet Landgraf, Ariane da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4107-8464
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8269689492704497
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4107-8464
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8269689492704497
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Noguti, Fabiane Cristina Hopner
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6191-7232
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1247690905207985
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Elias, Henrique Rizek
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9660-7303
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1158460330500121
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5250-4049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3158692366155486
dc.contributor.author.fl_str_mv Landgraf, Ariane da Silva
contributor_str_mv Justulin, Andresa Maria
Justulin, Andresa Maria
Noguti, Fabiane Cristina Hopner
Elias, Henrique Rizek
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Álgebra - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Professores - Formação
Algebra - Study and teaching
Problem-based learning
Teachers, Training of
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Professores - Formação
Algebra - Study and teaching
Problem-based learning
Teachers, Training of
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensão
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-11T21:00:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-11T21:00:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LANDGRAF, Ariane da Silva. Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097
identifier_str_mv LANDGRAF, Ariane da Silva. Pensamento algébrico e a resolução de problemas: contribuições para a formação docente. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/1/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/2/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/3/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/5/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/4/algebricoresolucaoproblemasdocente.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27097/6/algebricoresolucaoproblemasdocente_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 809a01084982920b66974238fb70ad29
a48c6b88707192f6179b268fed2120d5
0fa9a99f240e37d795e819c0462886fb
934f9c20e2a69276d685182673e96f99
e0c8cd44f56855bab7d5e1f32f6ff414
f714e98699d40335e9437dc3f216832c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043919462072320