Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Juliana Aparecida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30220
Resumo: Acompanha: Tarefas investigativas para a educação financeira: alguns encaminhamentos
id UTFPR-12_a4fab9055531c68d5b9a4449d238ff60
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30220
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-11-30T19:55:20Z2022-11-30T19:55:20Z2022-09-30GONÇALVES, Juliana Aparecida. Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30220Acompanha: Tarefas investigativas para a educação financeira: alguns encaminhamentosEsta pesquisa teve como objetivo “evidenciar e discutir indícios de processos do Pensamento Matemático Avançado mobilizados por estudantes do ensino médio ao desenvolver tarefas investigativas”. Para isso fundamentamos no Ensino por Investigação, especificamente em Tarefas Investigativas e no Pensamento Matemático Avançado (representação e abstração). A pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo, as análises foram subsidiadas nos registros escritos e nas transcrições dos áudios e vídeos, referentes a dois grupos (A e D). Para isso, foram desenvolvidas e analisadas três tarefas investigativas – compra do aparelho celular (Tarefa 1), preço do gás e energia (Tarefa 2), quanto vale o salário mínimo? (Tarefa 3) - , aplicadas no primeiro semestre de 2022 em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, no componente curricular de Educação Financeira em um colégio público do estado do Paraná. Na Tarefa 1 foram abarcados juros simples e juros compostos para a compra de um aparelho celular, segundo condições estabelecidas pelos estudantes; a Tarefa 2, a partir da evolução nos valores do gás de cozinha e do quilowatts horas presentes em faturas de energia elétrica, os estudantes investigaram possíveis projeções e comprometimentos no orçamento familiar; já para a Tarefa 3, os estudantes investigaram o percentual de comprometimento do salário mínimo com a compra de uma cesta básica. Ao analisarmos as três tarefas chegamos a algumas conclusões e reflexões que revelaram indícios de todos os processos do Pensamento Matemático Avançado, com relação aos processos de representação, evidenciamos indícios de representação simbólica, representação mental, visualização e intuição, mobilizados pelos dois grupos (A e D) nas três tarefas. Os processos de mudança de representação e tradução foram mobilizados pelo grupo A em todas as tarefas, já o grupo D mobilizou apenas na tarefa 2. O processo de modelação foi evidenciado com menos frequência: na tarefa 1 não evidenciamos indícios deste processo, na tarefa 2 foi mobilizado pelos dois grupos (A e D) e na tarefa 3 apenas pelo grupo A. Quanto aos processos ligados à abstração, evidenciamos indícios de generalização nas tarefas 2 e 3 feitas pelo grupo A, já o grupo D apresentou indícios apenas na tarefa 2; a síntese foi mobilizada pelo grupo A na resolução das três tarefas e pelo grupo D apenas na tarefa 3. Concluímos que Tarefas Investigativas contribuem com o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado, relacionado aos processos de representação e abstração. Como resultado desta pesquisa elaboramos o Produto Educacional intitulado “Tarefas Investigativas para a Educação Financeira: alguns encaminhamentos” composto por três sugestões de Tarefas Investigativas, envolvendo temáticas do componente curricular de Educação Financeira e alguns encaminhamentos com o objetivo de auxiliar professores que pretendem implementar em suas aulas tarefas de caráter investigativo.This research aimed to “show and discuss evidence of Advanced Mathematical Thinking processes mobilized by high school students when developing investigative tasks”. For this, we base ourselves on Teaching by Investigation, specifically on Investigative Tasks and on Advanced Mathematical Thinking (representation and abstraction). The research is qualitative with an interpretative nature, the analyzes were supported by written records and transcripts of audios and videos, referring to two groups (A and D). For this, three investigative tasks were developed and analyzed – purchase of a cell phone (Task 1), price of gas and energy (Task 2), how much is the minimum wage? (Task 3) - , applied in the first semester of 2022 ina class of the 2nd grade of High School, in the curricular component of Financial Education in a public school in the state of Paraná. In task 1 simple and compound interest were included for the purchase of a cell phone, according to conditions established by the students; Task 2, based on the evolution in the values of cooking gas and quilowatts hours present in electricity bills, the students investigated possible projections and commitments in the family budget; for Task 3, the students investigated the percentage of commitment of the minimum wage to the purchase of a basic needs package. By analyzing the three tasks, we came to some conclusions and reflections that revealed evidence of all the processes of Advanced Mathematical Thinking, in relation to the representation processes, we evidenced evidence of symbolic representation, mental representation, visualization and intuition, mobilized by the two groups (A and D) in the three tasks. The processes of change of representation and translation were mobilized by group A in all tasks, while group D mobilized them only in task 2. The modeling process was evidenced less frequently: in task 1 we did not show evidence of this process, in task 2 it was mobilized by both groups (A and D) and in task 3 only by group A. As for the processes related to abstraction, we showed signs of generalization in tasks 2 and 3 performed by group A, while group D showed signs only in task 2; while the synthesis was mobilized by group A in solving the three tasks and by group Donly in task 3. We concluded that Investigative Tasks contribute to the development of Advanced Mathematical Thinking, related to the processes of representation and abstraction. As a result of this research, we developed the Educational Product entitled "Investigative Tasks on Financial Education: some referrals" composed of three suggestions for Investigative Tasks, involving themes from the curricular component of Financial Education and some referrals with the objective of helping teachers who intend to implement in their classes investigative based tasks.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Problemas, questões, exercíciosPrática de ensinoEducação FinanceiraMathematics - Study and teachingMathematics - Examinations, questions, etcStudent teachingFinancial literacyPensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médioAdvanced mathematical thinking in investigatives tasks developed in high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaSilva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Silva, Karina Alessandra Pessoa dahttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xhttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812Omodei, Letícia Barcaro Celestehttps://orcid.org/0000-0003-2023-7606http://lattes.cnpq.br/1675441748870763Klaiber, Michelle Andradehttps://orcid.org/0000-0002-0127-7373http://lattes.cnpq.br/4399363131351939https://orcid.org/0000-0001-9262-8177http://lattes.cnpq.br/4827324133575714Gonçalves, Juliana Aparecidareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdfapplication/pdf3774695http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/1/pensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdfe4b796c4e965b027cb61ccc9f570a8edMD51pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdfapplication/pdf3253708http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/2/pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdfe181906ef627e7dc8d23fc7974bd6ef9MD52TEXTpensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.txtpensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.txtExtracted texttext/plain356192http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/3/pensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.txt6848b3c8501f0ad8d8a4e503171c46deMD53pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.txtpensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain63620http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/5/pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.txt800eaa40722906d19131abebec366cb8MD55THUMBNAILpensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.jpgpensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1393http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/4/pensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.jpg9b264360dfacc79b11c6f61481947e0aMD54pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.jpgpensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2128http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/6/pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.jpg692649e04deb17c1eaabd60a400eff5dMD561/302202022-12-01 04:06:57.683oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30220Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-12-01T06:06:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Advanced mathematical thinking in investigatives tasks developed in high school
title Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
spellingShingle Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
Gonçalves, Juliana Aparecida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Prática de ensino
Educação Financeira
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Student teaching
Financial literacy
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
title_full Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
title_fullStr Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
title_full_unstemmed Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
title_sort Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio
author Gonçalves, Juliana Aparecida
author_facet Gonçalves, Juliana Aparecida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960826662569812
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Omodei, Letícia Barcaro Celeste
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2023-7606
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1675441748870763
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Klaiber, Michelle Andrade
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0127-7373
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4399363131351939
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9262-8177
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4827324133575714
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Juliana Aparecida
contributor_str_mv Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Omodei, Letícia Barcaro Celeste
Klaiber, Michelle Andrade
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Prática de ensino
Educação Financeira
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Student teaching
Financial literacy
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Problemas, questões, exercícios
Prática de ensino
Educação Financeira
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Examinations, questions, etc
Student teaching
Financial literacy
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Tarefas investigativas para a educação financeira: alguns encaminhamentos
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T19:55:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-30T19:55:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Juliana Aparecida. Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30220
identifier_str_mv GONÇALVES, Juliana Aparecida. Pensamento matemático avançado em tarefas investigativas desenvolvidas no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/1/pensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/2/pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/3/pensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/5/pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/4/pensamentomatematicotarefasinvestigativas.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30220/6/pensamentomatematicotarefasinvestigativas_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e4b796c4e965b027cb61ccc9f570a8ed
e181906ef627e7dc8d23fc7974bd6ef9
6848b3c8501f0ad8d8a4e503171c46de
800eaa40722906d19131abebec366cb8
9b264360dfacc79b11c6f61481947e0a
692649e04deb17c1eaabd60a400eff5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043897037225984