Projeto e simulação de um motor stirling
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10296 |
Resumo: | A crescente demanda energética e a escassez dos recursos energéticos fósseis fazem do desenvolvimento de fontes de energia não tradicionais uma necessidade. O motor Stirling é uma máquina térmica capaz de aproveitar o calor disponibilizado por qualquer fonte térmica e necessita de pouca manutenção, o que faz dele uma excelente alternativa para geração de energia no meio rural. A falta de produção em grande escala, no entanto, o torna oneroso frente aos motores de combustão interna de ciclo Diesel ou de ciclo Otto. Este trabalho coloca diante de si o objetivo de projetar um motor Stirling que possa ser construído com peças já disponíveis no mercado e que, por isso, apresentam menores custos. Para tanto, um modelo computacional foi desenvolvido e o estudo dos componentes comerciais demonstrou o potencial do projeto. Adicionalmente, um estudo paramétrico identificou as variáveis que mais interferem na potência e no rendimento do motor. Assim, nesta monografia, apresentam-se o desenvolvimento e os resultados deste estudo. |
id |
UTFPR-12_c1dc7d3ee0e741250cabeadb4b57f217 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/10296 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-12T18:27:27Z2020-11-12T18:27:27Z2012-09-04SANT’ANNA, Bruno Henrique de; YANO, Diogo Henrique Sepel. Projeto e simulação de um motor stirling. 2012. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10296A crescente demanda energética e a escassez dos recursos energéticos fósseis fazem do desenvolvimento de fontes de energia não tradicionais uma necessidade. O motor Stirling é uma máquina térmica capaz de aproveitar o calor disponibilizado por qualquer fonte térmica e necessita de pouca manutenção, o que faz dele uma excelente alternativa para geração de energia no meio rural. A falta de produção em grande escala, no entanto, o torna oneroso frente aos motores de combustão interna de ciclo Diesel ou de ciclo Otto. Este trabalho coloca diante de si o objetivo de projetar um motor Stirling que possa ser construído com peças já disponíveis no mercado e que, por isso, apresentam menores custos. Para tanto, um modelo computacional foi desenvolvido e o estudo dos componentes comerciais demonstrou o potencial do projeto. Adicionalmente, um estudo paramétrico identificou as variáveis que mais interferem na potência e no rendimento do motor. Assim, nesta monografia, apresentam-se o desenvolvimento e os resultados deste estudo.As a result of the increase in energy demand as well as the shortage of fossil fuel resources, the use of non-traditional energy sources became a necessity. Stirling engines are thermal machines that can produce power using as energy input the heat generated by any source and, in addition, they require little maintenance, thus becoming an excellent alternative for power generation in rural areas. However, the absence of large-scale production is responsible by the relatively high costs associated to its manufacturing, as compared to traditional internal combustion engines. This work focused on this aspect and established as objective the designing of a Stirling engine that should be built with parts already available on the market and, because of that, should have lower cost. In order to achieve this objective, a computational model was developed and a parametric study was conducted in order to identify those of the major engine parts that can be based on commercial components. Additionally, this parametric study also allowed the identification of variables that in a higher degree influence the power and energy efficiency. Accordingly, this report presents the development and results of this study.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEngenharia MecânicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de MecânicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSMotores de combustão internaMáquinas térmicasMáquinas - ProjetosInternal combustion enginesHeat-enginesMachine designProjeto e simulação de um motor stirlinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaAlegre, José Antonio Andrés VelásquezAlegre, José Antonio Andrés VelásquezHioki, DanielRossi, Luciano Fernando dos SantosSant’anna, Bruno Henrique deYano, Diogo Henrique Sepelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_COEME_2012-1_01.pdf.txtExtracted texttext/plain141682http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/1/CT_COEME_2012-1_01.pdf.txt527a6957df76985c63f754382f7a6701MD51THUMBNAILCT_COEME_2012-1_01.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/2/CT_COEME_2012-1_01.pdf.jpg1cb91781d134fedab01649db94db1482MD52ORIGINALCT_COEME_2012-1_01.pdfapplication/pdf4266643http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/3/CT_COEME_2012-1_01.pdfd197ac405e3973fecb8338491fa9d65dMD53LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/4/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD541/102962020-11-12 16:27:27.977oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T18:27:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto e simulação de um motor stirling |
title |
Projeto e simulação de um motor stirling |
spellingShingle |
Projeto e simulação de um motor stirling Sant’anna, Bruno Henrique de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS Motores de combustão interna Máquinas térmicas Máquinas - Projetos Internal combustion engines Heat-engines Machine design |
title_short |
Projeto e simulação de um motor stirling |
title_full |
Projeto e simulação de um motor stirling |
title_fullStr |
Projeto e simulação de um motor stirling |
title_full_unstemmed |
Projeto e simulação de um motor stirling |
title_sort |
Projeto e simulação de um motor stirling |
author |
Sant’anna, Bruno Henrique de |
author_facet |
Sant’anna, Bruno Henrique de Yano, Diogo Henrique Sepel |
author_role |
author |
author2 |
Yano, Diogo Henrique Sepel |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alegre, José Antonio Andrés Velásquez |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alegre, José Antonio Andrés Velásquez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Hioki, Daniel |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rossi, Luciano Fernando dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant’anna, Bruno Henrique de Yano, Diogo Henrique Sepel |
contributor_str_mv |
Alegre, José Antonio Andrés Velásquez Alegre, José Antonio Andrés Velásquez Hioki, Daniel Rossi, Luciano Fernando dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS Motores de combustão interna Máquinas térmicas Máquinas - Projetos Internal combustion engines Heat-engines Machine design |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motores de combustão interna Máquinas térmicas Máquinas - Projetos Internal combustion engines Heat-engines Machine design |
description |
A crescente demanda energética e a escassez dos recursos energéticos fósseis fazem do desenvolvimento de fontes de energia não tradicionais uma necessidade. O motor Stirling é uma máquina térmica capaz de aproveitar o calor disponibilizado por qualquer fonte térmica e necessita de pouca manutenção, o que faz dele uma excelente alternativa para geração de energia no meio rural. A falta de produção em grande escala, no entanto, o torna oneroso frente aos motores de combustão interna de ciclo Diesel ou de ciclo Otto. Este trabalho coloca diante de si o objetivo de projetar um motor Stirling que possa ser construído com peças já disponíveis no mercado e que, por isso, apresentam menores custos. Para tanto, um modelo computacional foi desenvolvido e o estudo dos componentes comerciais demonstrou o potencial do projeto. Adicionalmente, um estudo paramétrico identificou as variáveis que mais interferem na potência e no rendimento do motor. Assim, nesta monografia, apresentam-se o desenvolvimento e os resultados deste estudo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-12T18:27:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-12T18:27:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANT’ANNA, Bruno Henrique de; YANO, Diogo Henrique Sepel. Projeto e simulação de um motor stirling. 2012. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10296 |
identifier_str_mv |
SANT’ANNA, Bruno Henrique de; YANO, Diogo Henrique Sepel. Projeto e simulação de um motor stirling. 2012. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Mecânica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Mecânica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/1/CT_COEME_2012-1_01.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/2/CT_COEME_2012-1_01.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/3/CT_COEME_2012-1_01.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10296/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
527a6957df76985c63f754382f7a6701 1cb91781d134fedab01649db94db1482 d197ac405e3973fecb8338491fa9d65d dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044019520339968 |