Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial

Bibliographic Details
Main Author: Fischer, Felipe Eduardo
Publication Date: 2018
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Download full: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19522
Summary: A presente monografia tem como objetivo propor um processo de gestão empresarial, a partir das informações de clientes, como uma alternativa ao crescimento e competitividade no mercado brasileiro. A pesquisa qualifica-se como exploratória e interpretativa, realizada por meio de pesquisas bibliográficas focadas na gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. Serão apresentados conhecimentos de Online Analytical Processing – OLAP, práticas de uso de ferramentas de Business Intelligence – BI, mineração de dados e literatura teórica pertinente. Através de mecanismos de mineração e análise de dados é viável identificar estratégias para fidelização de clientes. O resultado da pesquisa apresentará uma proposta de processo de gestão empresarial em 5 (cinco) passos: Alimentar, arranjar, agrupar, avaliar e avançar; nomeado de 5As. Este processo de gestão pode auxiliar o sucesso das atividades empresarias no mercado.
id UTFPR-12_e43871316776337c85c3b1ab23ab1766
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/19522
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T19:50:34Z2020-11-23T19:50:34Z2018-03-07FISCHER, Felipe Eduardo. Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19522A presente monografia tem como objetivo propor um processo de gestão empresarial, a partir das informações de clientes, como uma alternativa ao crescimento e competitividade no mercado brasileiro. A pesquisa qualifica-se como exploratória e interpretativa, realizada por meio de pesquisas bibliográficas focadas na gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. Serão apresentados conhecimentos de Online Analytical Processing – OLAP, práticas de uso de ferramentas de Business Intelligence – BI, mineração de dados e literatura teórica pertinente. Através de mecanismos de mineração e análise de dados é viável identificar estratégias para fidelização de clientes. O resultado da pesquisa apresentará uma proposta de processo de gestão empresarial em 5 (cinco) passos: Alimentar, arranjar, agrupar, avaliar e avançar; nomeado de 5As. Este processo de gestão pode auxiliar o sucesso das atividades empresarias no mercado.This monograph aims to propose a business management process, based on customer information, as an alternative to growth and competitiveness in the Brazilian market. The research qualifies as exploratory and interpretative, performed through bibliographic research focused on the management of customer data as a strategic business tool. Knowledge of Online Analytical Processing - OLAP, practices of use of BI tools, data mining and relevant theoretical literature will be presented. Through mechanisms of data mining and data analysis it is feasible to identify strategies for customer loyalty. The result of the research will present a proposal of business management process in 5 (five) steps: Feed, arrange, assembly, assess and advance; named 5As. This management process can help the success of business activities in the market.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Gestão EmpresarialUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASMineração de dados (Computação)NegóciosEmpresasSistemas de informação gerencialData miningBusinessBusiness enterprisesManagement information systemsGestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarialCustomer data management as a strategic business toolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNascimento, Décio Estevão doNascimento, Décio Estevão doVicentin, Ivan CarlosParis, Wanderson StaelFischer, Felipe Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_MBAGE_III_2018_06.pdfapplication/pdf751289http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/1/CT_MBAGE_III_2018_06.pdf07ee9c2a287bd8283f726010b057deefMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_MBAGE_III_2018_06.pdf.txtExtracted texttext/plain58598http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/3/CT_MBAGE_III_2018_06.pdf.txt5ebfc9b9d57476bea6524edb1546f6c0MD53THUMBNAILCT_MBAGE_III_2018_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/4/CT_MBAGE_III_2018_06.pdf.jpga57b2b62b52929c454eb6dfb1a7b56d7MD541/195222020-11-23 17:50:34.632oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T19:50:34Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Customer data management as a strategic business tool
title Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
spellingShingle Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
Fischer, Felipe Eduardo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Mineração de dados (Computação)
Negócios
Empresas
Sistemas de informação gerencial
Data mining
Business
Business enterprises
Management information systems
title_short Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
title_full Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
title_fullStr Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
title_full_unstemmed Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
title_sort Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
author Fischer, Felipe Eduardo
author_facet Fischer, Felipe Eduardo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Décio Estevão do
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nascimento, Décio Estevão do
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vicentin, Ivan Carlos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Paris, Wanderson Stael
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Felipe Eduardo
contributor_str_mv Nascimento, Décio Estevão do
Nascimento, Décio Estevão do
Vicentin, Ivan Carlos
Paris, Wanderson Stael
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Mineração de dados (Computação)
Negócios
Empresas
Sistemas de informação gerencial
Data mining
Business
Business enterprises
Management information systems
dc.subject.por.fl_str_mv Mineração de dados (Computação)
Negócios
Empresas
Sistemas de informação gerencial
Data mining
Business
Business enterprises
Management information systems
description A presente monografia tem como objetivo propor um processo de gestão empresarial, a partir das informações de clientes, como uma alternativa ao crescimento e competitividade no mercado brasileiro. A pesquisa qualifica-se como exploratória e interpretativa, realizada por meio de pesquisas bibliográficas focadas na gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. Serão apresentados conhecimentos de Online Analytical Processing – OLAP, práticas de uso de ferramentas de Business Intelligence – BI, mineração de dados e literatura teórica pertinente. Através de mecanismos de mineração e análise de dados é viável identificar estratégias para fidelização de clientes. O resultado da pesquisa apresentará uma proposta de processo de gestão empresarial em 5 (cinco) passos: Alimentar, arranjar, agrupar, avaliar e avançar; nomeado de 5As. Este processo de gestão pode auxiliar o sucesso das atividades empresarias no mercado.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T19:50:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T19:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FISCHER, Felipe Eduardo. Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19522
identifier_str_mv FISCHER, Felipe Eduardo. Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Gestão Empresarial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/1/CT_MBAGE_III_2018_06.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/3/CT_MBAGE_III_2018_06.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/19522/4/CT_MBAGE_III_2018_06.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07ee9c2a287bd8283f726010b057deef
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
5ebfc9b9d57476bea6524edb1546f6c0
a57b2b62b52929c454eb6dfb1a7b56d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043891113820160