Avaliação do desempenho dos graduandos de ciências biológicas nas disciplinas das ciências exatas: uma visão para além das fórmulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Tandara Ketlyn Degobi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tavares, Mara Garcia, Bontempo, Ginia Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16873
Resumo: Os conhecimentos matemáticos foram e são imprescindíveis para o desenvolvimento das ciências da natureza: química, física e biologia. Apesar desta importância, observa-se que os graduandos de ciências biológicas apresentam dificuldades de aprendizagem em relação às disciplinas das áreas de ciências exatas, além de certa aversão a estas disciplinas. Nesse cenário, este estudo objetivou levantar as dificuldades e compreender a raiz desse problema, aferir se existe adesão estudantil às monitorias e tutorias oferecidas pela universidade e questionar quais são as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos docentes das referidas disciplinas, a fim de compreender sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de 92 graduandos e 11 docentes de um dos campus de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais. Foi possível constatar a existência de defasagem de aprendizagem entre os graduandos do curso de ciências biológicas, na área de ciências exatas, principalmente, pela dificuldade de os graduandos com a matemática básica, independentemente de estes serem egressos da educação básica da rede pública ou privada. Essa defasagem culmina com o trancamento, abandono ou com altos índices de reprovação nas referidas disciplinas no ensino superior. Os dados evidenciaram, ainda, a utilização de metodologias tradicionais e pouco contextualizadas por parte dos docentes, a ‘culpabilização’ entre os sujeitos envolvidos e uma visão unilateral a respeito das dificuldades no processo do ensino-aprendizagem. Com este trabalho foi possível identificar que há necessidade de sanar lacunas prévias de aprendizagem dos graduandos e que as monitorias podem ajudar a diminuir os índices de reprovação, levando a uma aprendizagem mais significativa. Estratégias como estas poderão garantir formação mais completa aos futuros profissionais da área de ciências biológicas.
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Nesse cenário, este estudo objetivou levantar as dificuldades e compreender a raiz desse problema, aferir se existe adesão estudantil às monitorias e tutorias oferecidas pela universidade e questionar quais são as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos docentes das referidas disciplinas, a fim de compreender sua efetividade no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de 92 graduandos e 11 docentes de um dos campus de uma Universidade Federal do estado de Minas Gerais. Foi possível constatar a existência de defasagem de aprendizagem entre os graduandos do curso de ciências biológicas, na área de ciências exatas, principalmente, pela dificuldade de os graduandos com a matemática básica, independentemente de estes serem egressos da educação básica da rede pública ou privada. Essa defasagem culmina com o trancamento, abandono ou com altos índices de reprovação nas referidas disciplinas no ensino superior. Os dados evidenciaram, ainda, a utilização de metodologias tradicionais e pouco contextualizadas por parte dos docentes, a ‘culpabilização’ entre os sujeitos envolvidos e uma visão unilateral a respeito das dificuldades no processo do ensino-aprendizagem. Com este trabalho foi possível identificar que há necessidade de sanar lacunas prévias de aprendizagem dos graduandos e que as monitorias podem ajudar a diminuir os índices de reprovação, levando a uma aprendizagem mais significativa. Estratégias como estas poderão garantir formação mais completa aos futuros profissionais da área de ciências biológicas.Mathematical knowledge has been and continues to be essential for the development of natural sciences: chemistry, physics, and biology. Despite this significance, it is observed that biological sciences undergraduates face learning difficulties in relation to subjects of exact sciences, along with a certain aversion to these disciplines. In this context, the objective of this study was to identify these difficulties and comprehend the root of this problem, assess whether students engage in the tutoring and mentoring programs offered by the university, and question the methodologies and teaching resources employed by teachers of these subjects, in order to understand their effectiveness in the teaching and learning process. The research included the participation of 92 undergraduates and 11 teachers from one Federal University in the state of Minas Gerais, Brazil. It was possible to verify the existence of learning gaps among the biological sciences undergraduates, particularly in the field of exact sciences. This was mainly due to the challenges that students face with basic mathematics, regardless of whether they come from public or private education backgrounds. This learning gap often leads to course withdrawals, dropouts, or high rates of failure in these subjects at the higher education level. The data also revealed the utilization of traditional and less contextualized teaching methodologies by teachers, a tendency to assign blame among the involved parties, and a one-sided perspective regarding the difficulties in the teaching-learning process. Through this work, it was evident that there is a need to address prior learning gaps among the undergraduates, and that mentoring programs can contribute to reducing failure rates, ultimately leading to more meaningful learning. Strategies such as these could ensure a more comprehensive education for future professionals in the field of biological sciences.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal de ViçosaXavier, Tandara Ketlyn DegobiTavares, Mara GarciaBontempo, Ginia Cezar2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1687310.3895/actio.v8n2.16873ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 2 (2023); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 2 (2023); 1-212525-892310.3895/actio.v8n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/16873/9733https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/16873/3080Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:14:43Zoai:periodicos.utfpr:article/16873Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-09-04T16:14:43Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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