As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Actio (Curitiba) |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808 |
Summary: | Neste artigo buscou-se analisar as propostas e abordagens das visões distorcidas da Natureza da Ciência apresentadas em trabalhos sobre História e Filosofia da Ciência (HFC) publicados nas antepenúltimas e penúltimas edições de dois dos principais eventos nacionais de Ensino de Química e Ensino de Biologia. Procurou-se investigar quais foram as principais visões distorcidas identificadas nos trabalhos analisados, assim como, quantificar aqueles que apresentam tais discussões. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental que utilizou como fonte de dados os trabalhos publicados no XVI e XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e no IV e V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos anos de 2012 e 2014. Os resultados apontaram que entre as linhas temáticas que abordam a História e Filosofia da Ciência, há vários trabalhos que apresentam discussões sobre as visões distorcidas da Natureza da Ciência e do trabalho científico. |
id |
UTFPR-13_306a4e99806af329f6706e34bc538a78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6808 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014Educação e Ensino-AprendizagemEpistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científicaNeste artigo buscou-se analisar as propostas e abordagens das visões distorcidas da Natureza da Ciência apresentadas em trabalhos sobre História e Filosofia da Ciência (HFC) publicados nas antepenúltimas e penúltimas edições de dois dos principais eventos nacionais de Ensino de Química e Ensino de Biologia. Procurou-se investigar quais foram as principais visões distorcidas identificadas nos trabalhos analisados, assim como, quantificar aqueles que apresentam tais discussões. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental que utilizou como fonte de dados os trabalhos publicados no XVI e XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e no IV e V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos anos de 2012 e 2014. Os resultados apontaram que entre as linhas temáticas que abordam a História e Filosofia da Ciência, há vários trabalhos que apresentam discussões sobre as visões distorcidas da Natureza da Ciência e do trabalho científico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCosta, Franciellen Rodrigues da SilvaZanin, Ana Paula de SouzaOliveira, Thais Andressa Lopes deAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de2017-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãopesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/680810.3895/actio.v2n2.6808ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 4-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 4-202525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808/4433Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:17Zoai:periodicos.utfpr:article/6808Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:17Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 |
title |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 |
spellingShingle |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 Costa, Franciellen Rodrigues da Silva Educação e Ensino-Aprendizagem Epistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científica |
title_short |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 |
title_full |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 |
title_fullStr |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 |
title_full_unstemmed |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 |
title_sort |
As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014 |
author |
Costa, Franciellen Rodrigues da Silva |
author_facet |
Costa, Franciellen Rodrigues da Silva Zanin, Ana Paula de Souza Oliveira, Thais Andressa Lopes de Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
author_role |
author |
author2 |
Zanin, Ana Paula de Souza Oliveira, Thais Andressa Lopes de Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Franciellen Rodrigues da Silva Zanin, Ana Paula de Souza Oliveira, Thais Andressa Lopes de Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Ensino-Aprendizagem Epistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científica |
topic |
Educação e Ensino-Aprendizagem Epistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científica |
description |
Neste artigo buscou-se analisar as propostas e abordagens das visões distorcidas da Natureza da Ciência apresentadas em trabalhos sobre História e Filosofia da Ciência (HFC) publicados nas antepenúltimas e penúltimas edições de dois dos principais eventos nacionais de Ensino de Química e Ensino de Biologia. Procurou-se investigar quais foram as principais visões distorcidas identificadas nos trabalhos analisados, assim como, quantificar aqueles que apresentam tais discussões. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental que utilizou como fonte de dados os trabalhos publicados no XVI e XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e no IV e V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos anos de 2012 e 2014. Os resultados apontaram que entre as linhas temáticas que abordam a História e Filosofia da Ciência, há vários trabalhos que apresentam discussões sobre as visões distorcidas da Natureza da Ciência e do trabalho científico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808 10.3895/actio.v2n2.6808 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n2.6808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808/4433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 4-20 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 4-20 2525-8923 10.3895/actio.v2n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983781707776 |