As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014

Bibliographic Details
Main Author: Costa, Franciellen Rodrigues da Silva
Publication Date: 2017
Other Authors: Zanin, Ana Paula de Souza, Oliveira, Thais Andressa Lopes de, Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
Format: Article
Language: por
Source: Actio (Curitiba)
Download full: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808
Summary: Neste artigo buscou-se analisar as propostas e abordagens das visões distorcidas da Natureza da Ciência apresentadas em trabalhos sobre História e Filosofia da Ciência (HFC) publicados nas antepenúltimas e penúltimas edições de dois dos principais eventos nacionais de Ensino de Química e Ensino de Biologia. Procurou-se investigar quais foram as principais visões distorcidas identificadas nos trabalhos analisados, assim como, quantificar aqueles que apresentam tais discussões. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental que utilizou como fonte de dados os trabalhos publicados no XVI e XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e no IV e V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos anos de 2012 e 2014. Os resultados apontaram que entre as linhas temáticas que abordam a História e Filosofia da Ciência, há vários trabalhos que apresentam discussões sobre as visões distorcidas da Natureza da Ciência e do trabalho científico. 
id UTFPR-13_306a4e99806af329f6706e34bc538a78
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6808
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014Educação e Ensino-AprendizagemEpistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científicaNeste artigo buscou-se analisar as propostas e abordagens das visões distorcidas da Natureza da Ciência apresentadas em trabalhos sobre História e Filosofia da Ciência (HFC) publicados nas antepenúltimas e penúltimas edições de dois dos principais eventos nacionais de Ensino de Química e Ensino de Biologia. Procurou-se investigar quais foram as principais visões distorcidas identificadas nos trabalhos analisados, assim como, quantificar aqueles que apresentam tais discussões. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental que utilizou como fonte de dados os trabalhos publicados no XVI e XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e no IV e V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos anos de 2012 e 2014. Os resultados apontaram que entre as linhas temáticas que abordam a História e Filosofia da Ciência, há vários trabalhos que apresentam discussões sobre as visões distorcidas da Natureza da Ciência e do trabalho científico. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCosta, Franciellen Rodrigues da SilvaZanin, Ana Paula de SouzaOliveira, Thais Andressa Lopes deAndrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de2017-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãopesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/680810.3895/actio.v2n2.6808ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 4-20ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 4-202525-892310.3895/actio.v2n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808/4433Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:17Zoai:periodicos.utfpr:article/6808Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:17Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
title As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
spellingShingle As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
Costa, Franciellen Rodrigues da Silva
Educação e Ensino-Aprendizagem
Epistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científica
title_short As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
title_full As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
title_fullStr As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
title_full_unstemmed As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
title_sort As visões distorcidas da natureza da ciência sob o olhar da história e filosofia da ciência: uma análise nos anais dos ENEQ e ENEBIO de 2012 e 2014
author Costa, Franciellen Rodrigues da Silva
author_facet Costa, Franciellen Rodrigues da Silva
Zanin, Ana Paula de Souza
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
author_role author
author2 Zanin, Ana Paula de Souza
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Franciellen Rodrigues da Silva
Zanin, Ana Paula de Souza
Oliveira, Thais Andressa Lopes de
Andrade, Mariana Aparecida Bologna Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Ensino-Aprendizagem
Epistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científica
topic Educação e Ensino-Aprendizagem
Epistemologia da ciência; Filosofia da ciência; Educação científica
description Neste artigo buscou-se analisar as propostas e abordagens das visões distorcidas da Natureza da Ciência apresentadas em trabalhos sobre História e Filosofia da Ciência (HFC) publicados nas antepenúltimas e penúltimas edições de dois dos principais eventos nacionais de Ensino de Química e Ensino de Biologia. Procurou-se investigar quais foram as principais visões distorcidas identificadas nos trabalhos analisados, assim como, quantificar aqueles que apresentam tais discussões. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental que utilizou como fonte de dados os trabalhos publicados no XVI e XVII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e no IV e V Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), nos anos de 2012 e 2014. Os resultados apontaram que entre as linhas temáticas que abordam a História e Filosofia da Ciência, há vários trabalhos que apresentam discussões sobre as visões distorcidas da Natureza da Ciência e do trabalho científico. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808
10.3895/actio.v2n2.6808
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n2.6808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6808/4433
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 2 (2017); 4-20
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 2 (2017); 4-20
2525-8923
10.3895/actio.v2n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983781707776