O conceito de educação para o desenvolvimento sustentável na produção teórica em educação ambiental no Brasil: um estudo de teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Camargo, Diogenes Rafael
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12302
Resumo: Inserido no âmbito de um projeto mais abrangente que realiza estudos sobre a produção acadêmica em Educação Ambiental no Brasil (teses e dissertações), sendo este artigo um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi investigar as concepções acerca dos conceitos de “Desenvolvimento sustentável” e de “sustentabilidade” em teses e dissertações brasileiras de Educação Ambiental. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, documental, de caráter bibliográfico, como por exemplo, “estado da arte”. O corpus documental é constituído por teses e dissertações sobre Educação Ambiental que discutem o conceito de “educação para o Desenvolvimento Sustentável”. Como instrumento de análise, utilizou-se alguns procedimentos da “Análise de Conteúdo” (BARDIN, 2009). A opção em focar, nesse momento, as compreensões sobre o conceito de "Educação para o Desenvolvimento Sustentável” se justifica na medida em que as concepções de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável têm sido inseridos frequentemente no campo da Educação, sendo, no entanto, de acordo com o referencial teórico consultado e marcados pela polissemia e controvérsia. A “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, por sua vez, é uma proposta que vem obtendo mais espaço e aceitação na sociedade contemporânea. Dos sete trabalhos analisados neste estudo, os quais foram defendidos entre os anos de 1993 e 2009, a maior parte se mostrou crítica em relação ao conceito de “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, atribuindo-o à “ideologia burguesa” do capitalismo. Contudo, a valorização desse conceito também foi identificada em alguns outros trabalhos analisados, alguns indicando a importância do conceito de desenvolvimento sustentável para o campo da Educação no sentido de se substituir a “Educação Ambiental” por uma “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, o que para outros trabalhos, entretanto, parece ser inconcebível.
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A presente pesquisa é de natureza qualitativa, documental, de caráter bibliográfico, como por exemplo, “estado da arte”. O corpus documental é constituído por teses e dissertações sobre Educação Ambiental que discutem o conceito de “educação para o Desenvolvimento Sustentável”. Como instrumento de análise, utilizou-se alguns procedimentos da “Análise de Conteúdo” (BARDIN, 2009). A opção em focar, nesse momento, as compreensões sobre o conceito de "Educação para o Desenvolvimento Sustentável” se justifica na medida em que as concepções de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável têm sido inseridos frequentemente no campo da Educação, sendo, no entanto, de acordo com o referencial teórico consultado e marcados pela polissemia e controvérsia. A “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, por sua vez, é uma proposta que vem obtendo mais espaço e aceitação na sociedade contemporânea. Dos sete trabalhos analisados neste estudo, os quais foram defendidos entre os anos de 1993 e 2009, a maior parte se mostrou crítica em relação ao conceito de “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, atribuindo-o à “ideologia burguesa” do capitalismo. Contudo, a valorização desse conceito também foi identificada em alguns outros trabalhos analisados, alguns indicando a importância do conceito de desenvolvimento sustentável para o campo da Educação no sentido de se substituir a “Educação Ambiental” por uma “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, o que para outros trabalhos, entretanto, parece ser inconcebível.Inserted in the scope of a comprehensive project that conducts studies on academic production in Environmental Education in Brazil (theses and dissertations), this article being an excerpt of a master's dissertation, whose objective was to investigate the conceptions about the concepts of Sustainable Development and sustainability in Brazilian Environmental Education theses and dissertations. The present research is of a qualitative, documental, bibliographic nature, as for example, state of the art. The documentary corpus consists of theses and dissertations on Environmental Education that discuss the concept of education for Sustainable Development. As an instrument of analysis, some procedures of Content Analysis were used (BARDIN, 2009). The option to focus, at this moment, on the understandings of the concept of education for sustainable development is justified insofar as the concepts of sustainability and sustainable development have been frequently inserted in the field of Education, being, however, in agreement with the theoretical framework consulted and marked by polysemy and controversy. Education for Sustainable Development, in turn, is a proposal that has been gaining more space and acceptance in contemporary society. Of the eight works analyzed in this study, which were defended between 1993 and 2009, most of them were critical of the concept of Education for Sustainable Development, attributing it to the bourgeois ideology of capitalism. However, the valorization of this concept was also identified in some others analyzed, some indicating the importance of the concept of sustainable development for the field of Education in the sense of replacing Environmental Education with Education for Sustainable Development, which for other works, however, seems to be inconceivable.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Camargo, Diogenes RafaelCavalari, Rosa Maria Feiteiro2020-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê Temáticoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1230210.3895/actio.v5n2.12302ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 2 (2020); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 2 (2020); 1-222525-892310.3895/actio.v5n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12302/7691https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12302/1749Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:37Zoai:periodicos.utfpr:article/12302Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:37Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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