O processo de avaliação da aprendizagem no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Vania Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonzalez, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10777
Resumo: O presente artigo visa analisar e discutir acerca da importância do processo da avaliação da aprendizagem frente ao ensino de Ciências. Neste aspecto, a escola possui um papel fundamental no processo, pois é um espaço destinado ao ensino e a aprendizagem; portanto, é neste ambiente diversificado e heterogêneo que devemos pensar em práticas que promovam a avaliação de aprendizagem em prol a subsidiar o trabalho docente, redirecionando estratégias e instrumentos de ensino. O trabalho possui como objetivo geral: Compreender o processo de avaliação no ensino de Ciências e sua relevância. Desta forma, o professor deve assumir um papel que vai ao encontro das práticas de avaliação da aprendizagem, considerando o desenvolvimento do ensino de Ciências, tendo assim, a possibilidade de refletir sobre a sua prática em sala de aula, propiciando e assegurando as condições de uso do processo de avaliação como um meio de orientação do processo de ensino-aprendizagem.  Neste contexto, para que o processo de ensino-aprendizagem em Ciências obtenha sucesso, torna-se essencial uma avaliação continua com a função formativa nas diversas situações sociais, descobrindo as diferentes funções que podem ser exercidas pela avaliação nesse cenário, garantido assim, o direito de aprendizagem de todos os alunos. No espaço da sala de aula, o professor possui um papel fundamental no que se refere a fazer a mediação para estabelecer um trabalho significativo no contexto escolar, pois, a ele cabe à tarefa de promover um ensino de qualidade, que atinja e atenda a todos os alunos, articulando as práticas de avaliação à reflexão sobre o ensino de Ciências. Essa pesquisa é um estudo documental, seguindo um delineamento de caráter bibliográfico, tendo como base teórica os estudos de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, entre outros, com a finalidade de apresentar e estabelecer as propriedades da relevância do processo de avaliação de aprendizagem, com a abordagem qualitativa que visa à compreensão através da análise sistematizada de leituras em matérias impressos e eletrônicos acerca do tema, utilizando para esta pesquisa documental os aportes teóricos mencionados. Os resultados apontam a relevância da avaliação da aprendizagem, pois esta deve ser parte integrante do processo educacional, adotando práticas para orientar e acompanhar o plano do trabalho do professor e também de redirecionar quando se fizer necessário, buscando soluções para as dificuldades encontradas na construção e obtenção de conhecimentos.
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