Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, João Paulo da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Samuel William de Paulo, Gomes, Alessandro Damásio Trani, Coelho, Fernando Otávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600
Resumo: Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de cidades da região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, e busca identificar manifestações espontâneas de aprendizagem decorrentes das sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. Os participantes responderam a questionários antes e um dia após a sessão de cúpula. Os resultados sugerem que a atividade extensionista realizada foi bem-sucedida, tendo um índice de aprovação superior a 98% e com mais de 93% dos participantes conseguindo mencionar, corretamente, algo que avaliaram ter aprendido com a atividade desenvolvida. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.
id UTFPR-13_75ec943e2a3111fa256f638108df8901
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11600
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvelAstronomy´s popularization in the elementary school with a mobile planetariumEducação e Ensino-AprendizagemPlanetário; Extensão universitária; Educação não formal.Planetarium; University extension; Non-formal educationNeste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de cidades da região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, e busca identificar manifestações espontâneas de aprendizagem decorrentes das sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. Os participantes responderam a questionários antes e um dia após a sessão de cúpula. Os resultados sugerem que a atividade extensionista realizada foi bem-sucedida, tendo um índice de aprovação superior a 98% e com mais de 93% dos participantes conseguindo mencionar, corretamente, algo que avaliaram ter aprendido com a atividade desenvolvida. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.This paper presents the results of a research whose objective is to analyze and discuss the previous contact and the knowledge about Astronomy of students from schools in Minas Gerais and to evaluate the learning outcomes from dome sessions with a mobile planetarium. The activities described here were developed as part of an extension project. This project aims to disseminate scientific content in astronomy. Two questionnaires were applied before and after the dome session. The results suggest that the extension activity performed was successful, with an accepting rate of over 98% and with more than 93% of participants correctly writing something they learned from it. Based on the results, we discuss the educational implications and propose new research possibilities in the area.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESMelo, João Paulo da SilvaOliveira, Samuel William de PauloGomes, Alessandro Damásio TraniCoelho, Fernando Otávio2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1160010.3895/actio.v5n3.11600ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-21ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-212525-892310.3895/actio.v5n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600/8006https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11600/1573Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:34Zoai:periodicos.utfpr:article/11600Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:34Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
Astronomy´s popularization in the elementary school with a mobile planetarium
title Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
spellingShingle Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
Melo, João Paulo da Silva
Educação e Ensino-Aprendizagem
Planetário; Extensão universitária; Educação não formal.
Planetarium; University extension; Non-formal education
title_short Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_full Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_fullStr Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_full_unstemmed Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
title_sort Divulgando astronomia no ensino fundamental por meio de um planetário móvel
author Melo, João Paulo da Silva
author_facet Melo, João Paulo da Silva
Oliveira, Samuel William de Paulo
Gomes, Alessandro Damásio Trani
Coelho, Fernando Otávio
author_role author
author2 Oliveira, Samuel William de Paulo
Gomes, Alessandro Damásio Trani
Coelho, Fernando Otávio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES

dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, João Paulo da Silva
Oliveira, Samuel William de Paulo
Gomes, Alessandro Damásio Trani
Coelho, Fernando Otávio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Ensino-Aprendizagem
Planetário; Extensão universitária; Educação não formal.
Planetarium; University extension; Non-formal education
topic Educação e Ensino-Aprendizagem
Planetário; Extensão universitária; Educação não formal.
Planetarium; University extension; Non-formal education
description Neste trabalho, descreve-se atividades desenvolvidas no âmbito de um projeto de extensão destinado à divulgação científica em Astronomia. Analisa-se também os resultados de uma pesquisa que discute o contato e o conhecimento prévio em Astronomia de 154 alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental de escolas da rede pública de cidades da região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, e busca identificar manifestações espontâneas de aprendizagem decorrentes das sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. Os participantes responderam a questionários antes e um dia após a sessão de cúpula. Os resultados sugerem que a atividade extensionista realizada foi bem-sucedida, tendo um índice de aprovação superior a 98% e com mais de 93% dos participantes conseguindo mencionar, corretamente, algo que avaliaram ter aprendido com a atividade desenvolvida. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600
10.3895/actio.v5n3.11600
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600
identifier_str_mv 10.3895/actio.v5n3.11600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11600/8006
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11600/1573
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-21
ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-21
2525-8923
10.3895/actio.v5n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983823650816