Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Suélen Braga de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gautério, Giulian Rubira, Luz, Maria Laura Gomes Silva, Luz, Carlos Alberto Silveira, Gadotti, Gizele Ingrid, Gomes, Mário Conill
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1547
Resumo: O estudo de caso refere-se a uma propriedade rural com 35 ha de pomares, sendo 50% da área plantada com macieiras do grupo Gala e 50% Fuji. O objetivo do presente trabalho foi estudar a viabilidade técnico-econômica da instalação de uma estação de beneficiamento e embalagem de maçã “in natura, prevendo uma ampliação, a partir do quarto ano, totalizando 3.000 t.ano-1. Para o dimensionamento dos equipamentos foi calculado o balanço de massa. Além disso, foi realizado o planejamento do número de funcionários necessários e de suas funções. Para análise de mercado foi realizada uma pesquisa de opinião, por meios digitais, para pessoas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, de diferentes idades, classes sociais e escolaridade. Quanto ao estudo econômico, realizou-se uma análise estratégica para a determinação da unidade de negócio. Os investimentos foram planejados para ser realizados no ano zero e três do horizonte de planejamento de 10 anos. Uma vez obtidos todos os valores, elaborou-se o fluxo de caixa. Foram construídos cenários econômicos para simular diferentes situações baseadas em acontecimentos de risco, para qualquer produção agrícola, neste caso, os fatores climáticos. Conclui-se que em qualquer cenário econômico estudado o projeto é viável e atrativo, até na pior condição climática, pois ainda tem-se um payback pequeno (4 anos) e um alto valor da VPL. A TIR em todos os cenários é maior que a TMA, indicando que mais vale investir no projeto, a deixar o dinheiro em alguma aplicação financeira.
id UTFPR-3_1401604290e040f467fa4af85b1a5564
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1547
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in naturaO estudo de caso refere-se a uma propriedade rural com 35 ha de pomares, sendo 50% da área plantada com macieiras do grupo Gala e 50% Fuji. O objetivo do presente trabalho foi estudar a viabilidade técnico-econômica da instalação de uma estação de beneficiamento e embalagem de maçã “in natura, prevendo uma ampliação, a partir do quarto ano, totalizando 3.000 t.ano-1. Para o dimensionamento dos equipamentos foi calculado o balanço de massa. Além disso, foi realizado o planejamento do número de funcionários necessários e de suas funções. Para análise de mercado foi realizada uma pesquisa de opinião, por meios digitais, para pessoas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, de diferentes idades, classes sociais e escolaridade. Quanto ao estudo econômico, realizou-se uma análise estratégica para a determinação da unidade de negócio. Os investimentos foram planejados para ser realizados no ano zero e três do horizonte de planejamento de 10 anos. Uma vez obtidos todos os valores, elaborou-se o fluxo de caixa. Foram construídos cenários econômicos para simular diferentes situações baseadas em acontecimentos de risco, para qualquer produção agrícola, neste caso, os fatores climáticos. Conclui-se que em qualquer cenário econômico estudado o projeto é viável e atrativo, até na pior condição climática, pois ainda tem-se um payback pequeno (4 anos) e um alto valor da VPL. A TIR em todos os cenários é maior que a TMA, indicando que mais vale investir no projeto, a deixar o dinheiro em alguma aplicação financeira.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Andrade, Suélen Braga deGautério, Giulian RubiraLuz, Maria Laura Gomes SilvaLuz, Carlos Alberto SilveiraGadotti, Gizele IngridGomes, Mário Conill2014-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/154710.3895/S1981-36862014000200006Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 8, n. 2 (2014)1981-368610.3895/S1981-368620140002reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1547/4673Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-12T15:46:15Zoai:periodicos.utfpr:article/1547Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2017-12-12T15:46:15Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
title Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
spellingShingle Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
Andrade, Suélen Braga de
title_short Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
title_full Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
title_fullStr Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
title_full_unstemmed Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
title_sort Concepção e análise econômica de uma estação de embalagem de maçãs in natura
author Andrade, Suélen Braga de
author_facet Andrade, Suélen Braga de
Gautério, Giulian Rubira
Luz, Maria Laura Gomes Silva
Luz, Carlos Alberto Silveira
Gadotti, Gizele Ingrid
Gomes, Mário Conill
author_role author
author2 Gautério, Giulian Rubira
Luz, Maria Laura Gomes Silva
Luz, Carlos Alberto Silveira
Gadotti, Gizele Ingrid
Gomes, Mário Conill
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Suélen Braga de
Gautério, Giulian Rubira
Luz, Maria Laura Gomes Silva
Luz, Carlos Alberto Silveira
Gadotti, Gizele Ingrid
Gomes, Mário Conill
dc.subject.none.fl_str_mv
description O estudo de caso refere-se a uma propriedade rural com 35 ha de pomares, sendo 50% da área plantada com macieiras do grupo Gala e 50% Fuji. O objetivo do presente trabalho foi estudar a viabilidade técnico-econômica da instalação de uma estação de beneficiamento e embalagem de maçã “in natura, prevendo uma ampliação, a partir do quarto ano, totalizando 3.000 t.ano-1. Para o dimensionamento dos equipamentos foi calculado o balanço de massa. Além disso, foi realizado o planejamento do número de funcionários necessários e de suas funções. Para análise de mercado foi realizada uma pesquisa de opinião, por meios digitais, para pessoas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, de diferentes idades, classes sociais e escolaridade. Quanto ao estudo econômico, realizou-se uma análise estratégica para a determinação da unidade de negócio. Os investimentos foram planejados para ser realizados no ano zero e três do horizonte de planejamento de 10 anos. Uma vez obtidos todos os valores, elaborou-se o fluxo de caixa. Foram construídos cenários econômicos para simular diferentes situações baseadas em acontecimentos de risco, para qualquer produção agrícola, neste caso, os fatores climáticos. Conclui-se que em qualquer cenário econômico estudado o projeto é viável e atrativo, até na pior condição climática, pois ainda tem-se um payback pequeno (4 anos) e um alto valor da VPL. A TIR em todos os cenários é maior que a TMA, indicando que mais vale investir no projeto, a deixar o dinheiro em alguma aplicação financeira.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1547
10.3895/S1981-36862014000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1547
identifier_str_mv 10.3895/S1981-36862014000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1547/4673
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 8, n. 2 (2014)
1981-3686
10.3895/S1981-368620140002
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787714437207031808