Dificuldades e potencialidades para a elaboração de um planejamento estratégico situacional na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenzi, Carla Cristina Biazi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Hilda Maria Gonçalves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/15290
Resumo: Este artigo tece considerações sobre a importância da construção de um Planejamento Estratégico Situacional na educação. O recorte do estudo é o Instituto Federal de São Paulo e suas potencialidades e fraquezas para levar a termo esse tipo de planejamento. Inicialmente, trazemos uma contextualização do conceito de planejamento e da história dos Institutos Federais. Em seguida, fazemos uma apresentação do Instituto Federal de São Paulo, suas principais finalidades, bem como, sua missão, visão e valores. Por fim, discutimos a concepção do Planejamento Estratégico Situacional à luz dos estudos de Carlos Matus (1991). Foi possível verificar, por meio deste trabalho, a identificação da estrutura organizacional do Instituto Federal de São Paulo com o Planejamento Estratégico Situacional, com potencialidades importantes para a construção de um planejamento que exige a participação dos diferentes agentes públicos envolvidos. O trabalho demonstrou, ainda, que o Planejamento Estratégico Situacional pode ser uma valiosa ferramenta de planejamento educacional.
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