Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Peixoto de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matta, Ludmila da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770
Resumo: O presente artigo visa realizar uma abordagem histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir da Primeira República até os governos de Lula (2010). Busca verificar, através de uma revisão bibliográfica, o quanto as políticas públicas para EPT em cada fase estiveram atreladas aos contextos históricos que a produziram, bem como aos embates políticos, econômicos e ideológicos de uma socieade marcada por disputas de distintos projetos que lutam por se tornarem hegemônicos. Analisa o quanto essas disputas foram responsáveis por imprimir suas marcas nas políticas públicas implementadas, provocando ora avanços, ora retrocessos, considerando o prisma das classes trabalhadoras, principais beneficiárias dessas políticas. Conclui que em função das especificidades do desenvolvimento industrial do Brasil e pela forma como o país se inseriu na lógica do capitalismo internacional, a educação, principalmente a educação profissional, tendeu a ficar a reboque dos interesses do mercado.
id UTFPR-4_4f02bbed8a5dd6748733cb2920e2e3fb
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5770
network_acronym_str UTFPR-4
network_name_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo EstruturalEducação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo EstruturalO presente artigo visa realizar uma abordagem histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir da Primeira República até os governos de Lula (2010). Busca verificar, através de uma revisão bibliográfica, o quanto as políticas públicas para EPT em cada fase estiveram atreladas aos contextos históricos que a produziram, bem como aos embates políticos, econômicos e ideológicos de uma socieade marcada por disputas de distintos projetos que lutam por se tornarem hegemônicos. Analisa o quanto essas disputas foram responsáveis por imprimir suas marcas nas políticas públicas implementadas, provocando ora avanços, ora retrocessos, considerando o prisma das classes trabalhadoras, principais beneficiárias dessas políticas. Conclui que em função das especificidades do desenvolvimento industrial do Brasil e pela forma como o país se inseriu na lógica do capitalismo internacional, a educação, principalmente a educação profissional, tendeu a ficar a reboque dos interesses do mercado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Adriana Peixoto deMatta, Ludmila da2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/plainhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/577010.3895/rbpd.v6n2.5770Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 6, n. 2 (2017); 234-2492317-236310.3895/rbpd.v6n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3565https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3566Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-19T15:46:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5770Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2017-06-19T15:46:56Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
title Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
spellingShingle Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
Oliveira, Adriana Peixoto de
Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural
Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural
title_short Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
title_full Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
title_fullStr Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
title_full_unstemmed Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
title_sort Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
author Oliveira, Adriana Peixoto de
author_facet Oliveira, Adriana Peixoto de
Matta, Ludmila da
author_role author
author2 Matta, Ludmila da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Peixoto de
Matta, Ludmila da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural
Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural
topic Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural
Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural
description O presente artigo visa realizar uma abordagem histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir da Primeira República até os governos de Lula (2010). Busca verificar, através de uma revisão bibliográfica, o quanto as políticas públicas para EPT em cada fase estiveram atreladas aos contextos históricos que a produziram, bem como aos embates políticos, econômicos e ideológicos de uma socieade marcada por disputas de distintos projetos que lutam por se tornarem hegemônicos. Analisa o quanto essas disputas foram responsáveis por imprimir suas marcas nas políticas públicas implementadas, provocando ora avanços, ora retrocessos, considerando o prisma das classes trabalhadoras, principais beneficiárias dessas políticas. Conclui que em função das especificidades do desenvolvimento industrial do Brasil e pela forma como o país se inseriu na lógica do capitalismo internacional, a educação, principalmente a educação profissional, tendeu a ficar a reboque dos interesses do mercado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770
10.3895/rbpd.v6n2.5770
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770
identifier_str_mv 10.3895/rbpd.v6n2.5770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3565
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3566
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 6, n. 2 (2017); 234-249
2317-2363
10.3895/rbpd.v6n2
reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
collection Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbpd-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787714447280701440