Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770 |
Resumo: | O presente artigo visa realizar uma abordagem histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir da Primeira República até os governos de Lula (2010). Busca verificar, através de uma revisão bibliográfica, o quanto as políticas públicas para EPT em cada fase estiveram atreladas aos contextos históricos que a produziram, bem como aos embates políticos, econômicos e ideológicos de uma socieade marcada por disputas de distintos projetos que lutam por se tornarem hegemônicos. Analisa o quanto essas disputas foram responsáveis por imprimir suas marcas nas políticas públicas implementadas, provocando ora avanços, ora retrocessos, considerando o prisma das classes trabalhadoras, principais beneficiárias dessas políticas. Conclui que em função das especificidades do desenvolvimento industrial do Brasil e pela forma como o país se inseriu na lógica do capitalismo internacional, a educação, principalmente a educação profissional, tendeu a ficar a reboque dos interesses do mercado. |
id |
UTFPR-4_4f02bbed8a5dd6748733cb2920e2e3fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5770 |
network_acronym_str |
UTFPR-4 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA)Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo EstruturalEducação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo EstruturalO presente artigo visa realizar uma abordagem histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir da Primeira República até os governos de Lula (2010). Busca verificar, através de uma revisão bibliográfica, o quanto as políticas públicas para EPT em cada fase estiveram atreladas aos contextos históricos que a produziram, bem como aos embates políticos, econômicos e ideológicos de uma socieade marcada por disputas de distintos projetos que lutam por se tornarem hegemônicos. Analisa o quanto essas disputas foram responsáveis por imprimir suas marcas nas políticas públicas implementadas, provocando ora avanços, ora retrocessos, considerando o prisma das classes trabalhadoras, principais beneficiárias dessas políticas. Conclui que em função das especificidades do desenvolvimento industrial do Brasil e pela forma como o país se inseriu na lógica do capitalismo internacional, a educação, principalmente a educação profissional, tendeu a ficar a reboque dos interesses do mercado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Adriana Peixoto deMatta, Ludmila da2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/plainhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/577010.3895/rbpd.v6n2.5770Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 6, n. 2 (2017); 234-2492317-236310.3895/rbpd.v6n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3565https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3566Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-19T15:46:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5770Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2017-06-19T15:46:56Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) |
title |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) |
spellingShingle |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) Oliveira, Adriana Peixoto de Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural |
title_short |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) |
title_full |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) |
title_fullStr |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) |
title_full_unstemmed |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) |
title_sort |
Os conflitos entre os diferentes projetos de sociedade e os impactos na educação profissional tecnológica (EPT) / The conflicts between different society projects and impacts in professional and technological education (EFA) |
author |
Oliveira, Adriana Peixoto de |
author_facet |
Oliveira, Adriana Peixoto de Matta, Ludmila da |
author_role |
author |
author2 |
Matta, Ludmila da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana Peixoto de Matta, Ludmila da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural |
topic |
Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural Educação Profissional; Contexto Histórico; Políticas Públicas; Interesses econômicos; Projetos de sociedade; Dualismo Estrutural |
description |
O presente artigo visa realizar uma abordagem histórica da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir da Primeira República até os governos de Lula (2010). Busca verificar, através de uma revisão bibliográfica, o quanto as políticas públicas para EPT em cada fase estiveram atreladas aos contextos históricos que a produziram, bem como aos embates políticos, econômicos e ideológicos de uma socieade marcada por disputas de distintos projetos que lutam por se tornarem hegemônicos. Analisa o quanto essas disputas foram responsáveis por imprimir suas marcas nas políticas públicas implementadas, provocando ora avanços, ora retrocessos, considerando o prisma das classes trabalhadoras, principais beneficiárias dessas políticas. Conclui que em função das especificidades do desenvolvimento industrial do Brasil e pela forma como o país se inseriu na lógica do capitalismo internacional, a educação, principalmente a educação profissional, tendeu a ficar a reboque dos interesses do mercado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770 10.3895/rbpd.v6n2.5770 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbpd.v6n2.5770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3565 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/5770/3566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 6, n. 2 (2017); 234-249 2317-2363 10.3895/rbpd.v6n2 reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
collection |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbpd-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787714447280701440 |