Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha Jr., Weimar Freire da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bittencourt, Maurício Vaz Lobo, Ribeiro, Marcia Carla Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3569
Resumo: O agronegócio, ao longo dos últimos anos, passou por profundas transformações que repercutiram na coordenação e no desempenho de todos os atores participantes desse sistema. Neste sentido, este trabalho usou o arcabouço teórico da Nova Economia Institucional focado nos contratos e procurou evidenciar as salvaguardas contratuais, classificando-as segundo os atributos da transação (especificidade do ativo, frequência e incerteza). Estas serviram de base para categorizar 29 contratos do agronegócio das mais diferentes áreas e produtos. Aplicou-se a técnica estatística da análise fatorial de correspondência, procurando agrupar  cada contrato em um dos três grupos supracitados. Este  modelo conseguiu explicar 77,38% do fenômeno observado com duas dimensões que representam os autovetores. Com relação aos contratos, nesta análise, observou-se similaridade entre alguns deles principalmente, nos contratos de integração entre agroindústria e produtores, os quais  buscaram resguardar as especificidades do ativo da matéria-prima. Também, há contratos que tentam resguardar a  especificidade do ativo, comoas relações contratuais entre agroindústrias e parceiros (aves e suínos). Já, os  contratos de embalagem plástica para agroindústria e óleo semi refinado, bem como contratos de arrendamento de cana-de-açúcar, prestação de serviço e entrega de produto para a agroindústria tentam resguardar a frequência. Os contratos que visam mitigar a incerteza foram contratos de cédula de produtor rural, compra e venda de soja e laranja. Conclui-se que os contratos nem sempre são utilizados com a função de coordenadores do sistema agroindustrial, tendo,às vezes, a função de  documentos formais  com a finalidade de   esboçar as responsabilidades entre as partes, gerando restrição de conduta e maior responsabilidade e comprometimento entre elas.
id UTFPR-4_c0cc418c4b8d330a1fc1fe470cdda65a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3569
network_acronym_str UTFPR-4
network_name_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling Análise das características dos contratos no agronegócio do BrasilO agronegócio, ao longo dos últimos anos, passou por profundas transformações que repercutiram na coordenação e no desempenho de todos os atores participantes desse sistema. Neste sentido, este trabalho usou o arcabouço teórico da Nova Economia Institucional focado nos contratos e procurou evidenciar as salvaguardas contratuais, classificando-as segundo os atributos da transação (especificidade do ativo, frequência e incerteza). Estas serviram de base para categorizar 29 contratos do agronegócio das mais diferentes áreas e produtos. Aplicou-se a técnica estatística da análise fatorial de correspondência, procurando agrupar  cada contrato em um dos três grupos supracitados. Este  modelo conseguiu explicar 77,38% do fenômeno observado com duas dimensões que representam os autovetores. Com relação aos contratos, nesta análise, observou-se similaridade entre alguns deles principalmente, nos contratos de integração entre agroindústria e produtores, os quais  buscaram resguardar as especificidades do ativo da matéria-prima. Também, há contratos que tentam resguardar a  especificidade do ativo, comoas relações contratuais entre agroindústrias e parceiros (aves e suínos). Já, os  contratos de embalagem plástica para agroindústria e óleo semi refinado, bem como contratos de arrendamento de cana-de-açúcar, prestação de serviço e entrega de produto para a agroindústria tentam resguardar a frequência. Os contratos que visam mitigar a incerteza foram contratos de cédula de produtor rural, compra e venda de soja e laranja. Conclui-se que os contratos nem sempre são utilizados com a função de coordenadores do sistema agroindustrial, tendo,às vezes, a função de  documentos formais  com a finalidade de   esboçar as responsabilidades entre as partes, gerando restrição de conduta e maior responsabilidade e comprometimento entre elas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rocha Jr., Weimar Freire daBittencourt, Maurício Vaz LoboRibeiro, Marcia Carla Pereira2016-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/356910.3895/rbpd.v4n2.3569Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 4, n. 2 (2015); 94-1182317-236310.3895/rbpd.v4n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3569/2776Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-19T15:47:10Zoai:periodicos.utfpr:article/3569Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2017-06-19T15:47:10Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
title Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
spellingShingle Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
Rocha Jr., Weimar Freire da
title_short Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
title_full Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
title_fullStr Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
title_full_unstemmed Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
title_sort Análise das características dos contratos no agronegócio do Brasil
author Rocha Jr., Weimar Freire da
author_facet Rocha Jr., Weimar Freire da
Bittencourt, Maurício Vaz Lobo
Ribeiro, Marcia Carla Pereira
author_role author
author2 Bittencourt, Maurício Vaz Lobo
Ribeiro, Marcia Carla Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha Jr., Weimar Freire da
Bittencourt, Maurício Vaz Lobo
Ribeiro, Marcia Carla Pereira
dc.subject.none.fl_str_mv

description O agronegócio, ao longo dos últimos anos, passou por profundas transformações que repercutiram na coordenação e no desempenho de todos os atores participantes desse sistema. Neste sentido, este trabalho usou o arcabouço teórico da Nova Economia Institucional focado nos contratos e procurou evidenciar as salvaguardas contratuais, classificando-as segundo os atributos da transação (especificidade do ativo, frequência e incerteza). Estas serviram de base para categorizar 29 contratos do agronegócio das mais diferentes áreas e produtos. Aplicou-se a técnica estatística da análise fatorial de correspondência, procurando agrupar  cada contrato em um dos três grupos supracitados. Este  modelo conseguiu explicar 77,38% do fenômeno observado com duas dimensões que representam os autovetores. Com relação aos contratos, nesta análise, observou-se similaridade entre alguns deles principalmente, nos contratos de integração entre agroindústria e produtores, os quais  buscaram resguardar as especificidades do ativo da matéria-prima. Também, há contratos que tentam resguardar a  especificidade do ativo, comoas relações contratuais entre agroindústrias e parceiros (aves e suínos). Já, os  contratos de embalagem plástica para agroindústria e óleo semi refinado, bem como contratos de arrendamento de cana-de-açúcar, prestação de serviço e entrega de produto para a agroindústria tentam resguardar a frequência. Os contratos que visam mitigar a incerteza foram contratos de cédula de produtor rural, compra e venda de soja e laranja. Conclui-se que os contratos nem sempre são utilizados com a função de coordenadores do sistema agroindustrial, tendo,às vezes, a função de  documentos formais  com a finalidade de   esboçar as responsabilidades entre as partes, gerando restrição de conduta e maior responsabilidade e comprometimento entre elas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3569
10.3895/rbpd.v4n2.3569
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3569
identifier_str_mv 10.3895/rbpd.v4n2.3569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/3569/2776
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 4, n. 2 (2015); 94-118
2317-2363
10.3895/rbpd.v4n2
reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
collection Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbpd-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787714447638265856