CONHECIMENTO DE ARQUITETURA DE PRODUTO COMO ELEMENTO CHAVE PARA A MANUTENÇÃO DA CAPACIDADE INOVADORA DE UMA EMPRESA – O CASO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Adriana Marotti de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Marx, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/69
Resumo: O Conhecimento de arquitetura de produto pode ser definido como o conhecimento requerido para unir diferentes módulos e componentes em um sistema coerente, com funcionalidade integrada. Este conhecimento seria fundamental para transformar em especificações funcionais de produtos os desejos e necessidades do mercado consumidor e assim, manter a capacidade de uma empresa inovar em determinado mercado, a partir de um dado paradigma tecnológico. Através de um estudo de caso sobre o desenvolvimento de um dos veículos populares mais vendidos no Brasil, este trabalho procura discutir como este conhecimento influencia a manutenção da capacidade de inovar de uma montadora de veículos. A conclusão é de que o conhecimento de arquitetura ainda é uma competência exclusiva das montadoras. É através desta competência que a montadora continua capaz de detectar as necessidades e desejos do mercado e traduzi-las especificações de um produto que as atenda. E os fornecedores, dentro desse mesmo paradigma tecnológico, não possuiriam essa competência.
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