FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/174 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permitam ao aluno dos Cursos de Engenharia do CEFET-PR adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos-estagiários na realização do seu ECS? O método utilizado foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada como aplicada; qualitativa; exploratória e como estudo de caso. A coleta de dados foi através da entrevista semi-estruturada. As inferências foram através da análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa de campo desenvolveu-se em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: a coordenação, orientação e supervisão do ECS; possibilidades e limitações para a aquisição e o compartilhamento de novos conhecimentos e competências. Foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso na aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na utilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas. |
id |
UTFPR-5_ba8f93d86382f07cc39328fb903a720a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/174 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PRO objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permitam ao aluno dos Cursos de Engenharia do CEFET-PR adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos-estagiários na realização do seu ECS? O método utilizado foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada como aplicada; qualitativa; exploratória e como estudo de caso. A coleta de dados foi através da entrevista semi-estruturada. As inferências foram através da análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa de campo desenvolveu-se em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: a coordenação, orientação e supervisão do ECS; possibilidades e limitações para a aquisição e o compartilhamento de novos conhecimentos e competências. Foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso na aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na utilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Francisco, Antonio Carlos deSantos, Neri dos2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/17410.3895/S1808-04482005000100002Revista Gestão Industrial; v. 1, n. 1 (2005)1808-044810.3895/S1808-044820050001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/174/170Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-12-02T15:23:51Zoai:periodicos.utfpr:article/174Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-12-02T15:23:51Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR |
title |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR |
spellingShingle |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR Francisco, Antonio Carlos de |
title_short |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR |
title_full |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR |
title_fullStr |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR |
title_full_unstemmed |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR |
title_sort |
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR |
author |
Francisco, Antonio Carlos de |
author_facet |
Francisco, Antonio Carlos de Santos, Neri dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Neri dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Antonio Carlos de Santos, Neri dos |
description |
O objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permitam ao aluno dos Cursos de Engenharia do CEFET-PR adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos-estagiários na realização do seu ECS? O método utilizado foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada como aplicada; qualitativa; exploratória e como estudo de caso. A coleta de dados foi através da entrevista semi-estruturada. As inferências foram através da análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa de campo desenvolveu-se em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: a coordenação, orientação e supervisão do ECS; possibilidades e limitações para a aquisição e o compartilhamento de novos conhecimentos e competências. Foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso na aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na utilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/174 10.3895/S1808-04482005000100002 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/174 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482005000100002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/174/170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 1, n. 1 (2005) 1808-0448 10.3895/S1808-044820050001 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237641716727808 |