ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanho, Simone Conceição Ramos
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sacomano Neto, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/420
Resumo: A grande competição entre empresas e o crescimento do consumo podem ocasionar aumento no volume de resíduos em todo o mundo. Todo esse excedente descartado é uma ameaça ao ecosistema e à sociedade. No entanto, os resíduos podem ser considerados oportunidade de ganhos para alguns setores da indústria, como: papel, plástico, alumínio, ferro, aço, entre outros. Tais ganhos podem ser viabilizados com a organização da logística reversa. Porém, a dificuldade de abastecimento e retorno dos resíduos aos canais reversos é uma das características das cadeias reversas em vários setores indústriais. O objetivo desse artigo é analisar os canais reversos da cadeia de suprimentos da indústria de embalagens de papelão ondulado, sob a ótica das redes de empresas, para compreender a estrutura e do relacionamento entre os atores da cadeia reversa e sua dinâmica. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, descritivo e exploratório, realizado em uma empresa produtora de embalagens de papelão ondulado, utilizando 60% de fibras recicladas provindas de canais reversos. Resultados da pesquisa revelam que a empresa foco possui relações fortes com poucos fornecedores e relações mais fracas e dispersas com a maioria destes. Em contrapartida, os fornecedores de aparas mantêm uma rede densa com os seus fornecedores em que há alto nível de cooperação e troca de recursos tangíveis e intangíveis. A pesquisa contribuir ao apontar que a estrutura de relacionamento e a baixa integração entre a empresa estudadas afetam o fornecimento da matéria-prima reciclada.
id UTFPR-5_e2ed4c3449d779e44f6a4adaaf4f8a5d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/420
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESASA grande competição entre empresas e o crescimento do consumo podem ocasionar aumento no volume de resíduos em todo o mundo. Todo esse excedente descartado é uma ameaça ao ecosistema e à sociedade. No entanto, os resíduos podem ser considerados oportunidade de ganhos para alguns setores da indústria, como: papel, plástico, alumínio, ferro, aço, entre outros. Tais ganhos podem ser viabilizados com a organização da logística reversa. Porém, a dificuldade de abastecimento e retorno dos resíduos aos canais reversos é uma das características das cadeias reversas em vários setores indústriais. O objetivo desse artigo é analisar os canais reversos da cadeia de suprimentos da indústria de embalagens de papelão ondulado, sob a ótica das redes de empresas, para compreender a estrutura e do relacionamento entre os atores da cadeia reversa e sua dinâmica. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, descritivo e exploratório, realizado em uma empresa produtora de embalagens de papelão ondulado, utilizando 60% de fibras recicladas provindas de canais reversos. Resultados da pesquisa revelam que a empresa foco possui relações fortes com poucos fornecedores e relações mais fracas e dispersas com a maioria destes. Em contrapartida, os fornecedores de aparas mantêm uma rede densa com os seus fornecedores em que há alto nível de cooperação e troca de recursos tangíveis e intangíveis. A pesquisa contribuir ao apontar que a estrutura de relacionamento e a baixa integração entre a empresa estudadas afetam o fornecimento da matéria-prima reciclada.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Castanho, Simone Conceição RamosSacomano Neto, Mário2009-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/42010.3895/S1808-04482009000300002Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009)1808-044810.3895/S1808-044820090003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/420/310Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2009-09-30T18:14:36Zoai:periodicos.utfpr:article/420Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2009-09-30T18:14:36Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
title ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
spellingShingle ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
Castanho, Simone Conceição Ramos
title_short ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
title_full ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
title_fullStr ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
title_full_unstemmed ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
title_sort ANÁLISE DOS CANAIS REVERSOS SOB A PERSPECTIVA DE REDES DE EMPRESAS
author Castanho, Simone Conceição Ramos
author_facet Castanho, Simone Conceição Ramos
Sacomano Neto, Mário
author_role author
author2 Sacomano Neto, Mário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanho, Simone Conceição Ramos
Sacomano Neto, Mário
description A grande competição entre empresas e o crescimento do consumo podem ocasionar aumento no volume de resíduos em todo o mundo. Todo esse excedente descartado é uma ameaça ao ecosistema e à sociedade. No entanto, os resíduos podem ser considerados oportunidade de ganhos para alguns setores da indústria, como: papel, plástico, alumínio, ferro, aço, entre outros. Tais ganhos podem ser viabilizados com a organização da logística reversa. Porém, a dificuldade de abastecimento e retorno dos resíduos aos canais reversos é uma das características das cadeias reversas em vários setores indústriais. O objetivo desse artigo é analisar os canais reversos da cadeia de suprimentos da indústria de embalagens de papelão ondulado, sob a ótica das redes de empresas, para compreender a estrutura e do relacionamento entre os atores da cadeia reversa e sua dinâmica. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, descritivo e exploratório, realizado em uma empresa produtora de embalagens de papelão ondulado, utilizando 60% de fibras recicladas provindas de canais reversos. Resultados da pesquisa revelam que a empresa foco possui relações fortes com poucos fornecedores e relações mais fracas e dispersas com a maioria destes. Em contrapartida, os fornecedores de aparas mantêm uma rede densa com os seus fornecedores em que há alto nível de cooperação e troca de recursos tangíveis e intangíveis. A pesquisa contribuir ao apontar que a estrutura de relacionamento e a baixa integração entre a empresa estudadas afetam o fornecimento da matéria-prima reciclada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/420
10.3895/S1808-04482009000300002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/420
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482009000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/420/310
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 5, n. 3 (2009)
1808-0448
10.3895/S1808-044820090003
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1787714458455375872