Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grieger, Jenifer Daiane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262
Resumo: Neste artigo busca-se analisar três canais no YouTube criados por profissionais de Ciência da Informação e Biblioteconomia e que abordam esta temática nos canais. As categorias de análise foram construídas a partir de conceitos de marketing e empreendedorismo aplicados ao contexto da CI e Biblioteconomia e verificadas em um vídeo selecionado de cada canal da amostra estudada. O objetivo é compreender a percepção dos participantes que interagiram na caixa de comentários deixados logo abaixo de cada vídeo, em uma análise descritiva a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os comentários, foram criadas categorias para classificação dos conteúdos abordados neste campo em cada vídeo bem como dos conceitos. Como resultado, o estudo apresenta sua contribuição interdisciplinar ao aproximar as novas práticas comunicacionais do profissional da informação transpostos para ambientes online como o YouTube.
id UTFPR-6_19f78b8aba162ea1a7cc6ee3fe87cf02
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12262
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube6.07.00.00-9 Ciência da InformaçãoYouTube; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Marketing; Empreendedorismo; Youtubers.Neste artigo busca-se analisar três canais no YouTube criados por profissionais de Ciência da Informação e Biblioteconomia e que abordam esta temática nos canais. As categorias de análise foram construídas a partir de conceitos de marketing e empreendedorismo aplicados ao contexto da CI e Biblioteconomia e verificadas em um vídeo selecionado de cada canal da amostra estudada. O objetivo é compreender a percepção dos participantes que interagiram na caixa de comentários deixados logo abaixo de cada vídeo, em uma análise descritiva a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os comentários, foram criadas categorias para classificação dos conteúdos abordados neste campo em cada vídeo bem como dos conceitos. Como resultado, o estudo apresenta sua contribuição interdisciplinar ao aproximar as novas práticas comunicacionais do profissional da informação transpostos para ambientes online como o YouTube.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do ParanáGrieger, Jenifer DaianeBotelho-Francisco, Rodrigo Eduardo2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 45 (2020); 313-336Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 45 (2020); 313-3361984-35261809-004410.3895/rts.v16n45reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262/7810Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T22:41:24Zoai:periodicos.utfpr:article/12262Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-09-25T22:41:24Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
title Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
spellingShingle Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
Grieger, Jenifer Daiane
6.07.00.00-9 Ciência da Informação
YouTube; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Marketing; Empreendedorismo; Youtubers.
title_short Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
title_full Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
title_fullStr Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
title_full_unstemmed Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
title_sort Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
author Grieger, Jenifer Daiane
author_facet Grieger, Jenifer Daiane
Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
author_role author
author2 Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Grieger, Jenifer Daiane
Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv 6.07.00.00-9 Ciência da Informação
YouTube; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Marketing; Empreendedorismo; Youtubers.
topic 6.07.00.00-9 Ciência da Informação
YouTube; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Marketing; Empreendedorismo; Youtubers.
description Neste artigo busca-se analisar três canais no YouTube criados por profissionais de Ciência da Informação e Biblioteconomia e que abordam esta temática nos canais. As categorias de análise foram construídas a partir de conceitos de marketing e empreendedorismo aplicados ao contexto da CI e Biblioteconomia e verificadas em um vídeo selecionado de cada canal da amostra estudada. O objetivo é compreender a percepção dos participantes que interagiram na caixa de comentários deixados logo abaixo de cada vídeo, em uma análise descritiva a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os comentários, foram criadas categorias para classificação dos conteúdos abordados neste campo em cada vídeo bem como dos conceitos. Como resultado, o estudo apresenta sua contribuição interdisciplinar ao aproximar as novas práticas comunicacionais do profissional da informação transpostos para ambientes online como o YouTube.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262/7810
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 45 (2020); 313-336
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 45 (2020); 313-336
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v16n45
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223875656581120