Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262 |
Resumo: | Neste artigo busca-se analisar três canais no YouTube criados por profissionais de Ciência da Informação e Biblioteconomia e que abordam esta temática nos canais. As categorias de análise foram construídas a partir de conceitos de marketing e empreendedorismo aplicados ao contexto da CI e Biblioteconomia e verificadas em um vídeo selecionado de cada canal da amostra estudada. O objetivo é compreender a percepção dos participantes que interagiram na caixa de comentários deixados logo abaixo de cada vídeo, em uma análise descritiva a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os comentários, foram criadas categorias para classificação dos conteúdos abordados neste campo em cada vídeo bem como dos conceitos. Como resultado, o estudo apresenta sua contribuição interdisciplinar ao aproximar as novas práticas comunicacionais do profissional da informação transpostos para ambientes online como o YouTube. |
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Os youtubers da ciência da informação: uma análise descritiva de três canais no youtube6.07.00.00-9 Ciência da InformaçãoYouTube; Biblioteconomia; Ciência da Informação; Marketing; Empreendedorismo; Youtubers.Neste artigo busca-se analisar três canais no YouTube criados por profissionais de Ciência da Informação e Biblioteconomia e que abordam esta temática nos canais. As categorias de análise foram construídas a partir de conceitos de marketing e empreendedorismo aplicados ao contexto da CI e Biblioteconomia e verificadas em um vídeo selecionado de cada canal da amostra estudada. O objetivo é compreender a percepção dos participantes que interagiram na caixa de comentários deixados logo abaixo de cada vídeo, em uma análise descritiva a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os comentários, foram criadas categorias para classificação dos conteúdos abordados neste campo em cada vídeo bem como dos conceitos. Como resultado, o estudo apresenta sua contribuição interdisciplinar ao aproximar as novas práticas comunicacionais do profissional da informação transpostos para ambientes online como o YouTube.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do ParanáGrieger, Jenifer DaianeBotelho-Francisco, Rodrigo Eduardo2020-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 45 (2020); 313-336Revista Tecnologia e Sociedade; v. 16, n. 45 (2020); 313-3361984-35261809-004410.3895/rts.v16n45reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/12262/7810Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-25T22:41:24Zoai:periodicos.utfpr:article/12262Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2020-09-25T22:41:24Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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