Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schefer, Ricardo Pezzotti
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Furnival, Ariadne Chloe Mary, Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723
Resumo: Disciplinas com termos técnicos e conteúdos abstratos como Lógica de Programação podem ser um grande desafio para o ensino de alunos surdos de Ensino médio. Um material específico para o aluno surdo para esta disciplina pode ser muito útil. Em caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, este trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica da construção à distância de material para alunos surdos do Ensino Médio em Lógica de Programação utilizando materiais e tecnologias disponíveis e de baixo custo. Os resultados sugerem que a criação do material pode ser beneficiada quando apoiada em elementos imagéticos em detrimento de textos apenas verbais oferecidos pelo professor. A interação do professor e intérprete é essencial para as melhores escolhas e abordagens e o storyboard se mostra um poderoso recurso, sobretudo no trabalho à distância.
id UTFPR-6_24bfcda112838fee2b9f90a733b1ba3e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15723
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didáticoEducaçãoAluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; LibrasDisciplinas com termos técnicos e conteúdos abstratos como Lógica de Programação podem ser um grande desafio para o ensino de alunos surdos de Ensino médio. Um material específico para o aluno surdo para esta disciplina pode ser muito útil. Em caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, este trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica da construção à distância de material para alunos surdos do Ensino Médio em Lógica de Programação utilizando materiais e tecnologias disponíveis e de baixo custo. Os resultados sugerem que a criação do material pode ser beneficiada quando apoiada em elementos imagéticos em detrimento de textos apenas verbais oferecidos pelo professor. A interação do professor e intérprete é essencial para as melhores escolhas e abordagens e o storyboard se mostra um poderoso recurso, sobretudo no trabalho à distância.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schefer, Ricardo PezzottiFurnival, Ariadne Chloe MaryLacerda, Cristina Broglia Feitosa2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1572310.3895/rts.v19n57.15723Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-163Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-1631984-35261809-004410.3895/rts.v19n57reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723/9760https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3028https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3029https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3030Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:16Zoai:periodicos.utfpr:article/15723Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:16Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
title Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
spellingShingle Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
Schefer, Ricardo Pezzotti
Educação
Aluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; Libras
title_short Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
title_full Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
title_fullStr Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
title_full_unstemmed Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
title_sort Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
author Schefer, Ricardo Pezzotti
author_facet Schefer, Ricardo Pezzotti
Furnival, Ariadne Chloe Mary
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
author_role author
author2 Furnival, Ariadne Chloe Mary
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schefer, Ricardo Pezzotti
Furnival, Ariadne Chloe Mary
Lacerda, Cristina Broglia Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; Libras
topic Educação
Aluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; Libras
description Disciplinas com termos técnicos e conteúdos abstratos como Lógica de Programação podem ser um grande desafio para o ensino de alunos surdos de Ensino médio. Um material específico para o aluno surdo para esta disciplina pode ser muito útil. Em caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, este trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica da construção à distância de material para alunos surdos do Ensino Médio em Lógica de Programação utilizando materiais e tecnologias disponíveis e de baixo custo. Os resultados sugerem que a criação do material pode ser beneficiada quando apoiada em elementos imagéticos em detrimento de textos apenas verbais oferecidos pelo professor. A interação do professor e intérprete é essencial para as melhores escolhas e abordagens e o storyboard se mostra um poderoso recurso, sobretudo no trabalho à distância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723
10.3895/rts.v19n57.15723
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n57.15723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723/9760
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3028
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3029
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3030
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-163
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-163
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n57
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663023792128