Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723 |
Resumo: | Disciplinas com termos técnicos e conteúdos abstratos como Lógica de Programação podem ser um grande desafio para o ensino de alunos surdos de Ensino médio. Um material específico para o aluno surdo para esta disciplina pode ser muito útil. Em caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, este trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica da construção à distância de material para alunos surdos do Ensino Médio em Lógica de Programação utilizando materiais e tecnologias disponíveis e de baixo custo. Os resultados sugerem que a criação do material pode ser beneficiada quando apoiada em elementos imagéticos em detrimento de textos apenas verbais oferecidos pelo professor. A interação do professor e intérprete é essencial para as melhores escolhas e abordagens e o storyboard se mostra um poderoso recurso, sobretudo no trabalho à distância. |
id |
UTFPR-6_24bfcda112838fee2b9f90a733b1ba3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15723 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didáticoEducaçãoAluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; LibrasDisciplinas com termos técnicos e conteúdos abstratos como Lógica de Programação podem ser um grande desafio para o ensino de alunos surdos de Ensino médio. Um material específico para o aluno surdo para esta disciplina pode ser muito útil. Em caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, este trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica da construção à distância de material para alunos surdos do Ensino Médio em Lógica de Programação utilizando materiais e tecnologias disponíveis e de baixo custo. Os resultados sugerem que a criação do material pode ser beneficiada quando apoiada em elementos imagéticos em detrimento de textos apenas verbais oferecidos pelo professor. A interação do professor e intérprete é essencial para as melhores escolhas e abordagens e o storyboard se mostra um poderoso recurso, sobretudo no trabalho à distância.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schefer, Ricardo PezzottiFurnival, Ariadne Chloe MaryLacerda, Cristina Broglia Feitosa2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1572310.3895/rts.v19n57.15723Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-163Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-1631984-35261809-004410.3895/rts.v19n57reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723/9760https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3028https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3029https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3030Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:16Zoai:periodicos.utfpr:article/15723Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:16Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático |
title |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático |
spellingShingle |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático Schefer, Ricardo Pezzotti Educação Aluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; Libras |
title_short |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático |
title_full |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático |
title_fullStr |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático |
title_full_unstemmed |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático |
title_sort |
Lógica de Programação para alunos surdos do Ensino Médio: desenvolvimento à distância de material didático |
author |
Schefer, Ricardo Pezzotti |
author_facet |
Schefer, Ricardo Pezzotti Furnival, Ariadne Chloe Mary Lacerda, Cristina Broglia Feitosa |
author_role |
author |
author2 |
Furnival, Ariadne Chloe Mary Lacerda, Cristina Broglia Feitosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schefer, Ricardo Pezzotti Furnival, Ariadne Chloe Mary Lacerda, Cristina Broglia Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; Libras |
topic |
Educação Aluno surdo; Ensino Médio; Material didático; Lógica de Programação; Libras |
description |
Disciplinas com termos técnicos e conteúdos abstratos como Lógica de Programação podem ser um grande desafio para o ensino de alunos surdos de Ensino médio. Um material específico para o aluno surdo para esta disciplina pode ser muito útil. Em caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, este trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica da construção à distância de material para alunos surdos do Ensino Médio em Lógica de Programação utilizando materiais e tecnologias disponíveis e de baixo custo. Os resultados sugerem que a criação do material pode ser beneficiada quando apoiada em elementos imagéticos em detrimento de textos apenas verbais oferecidos pelo professor. A interação do professor e intérprete é essencial para as melhores escolhas e abordagens e o storyboard se mostra um poderoso recurso, sobretudo no trabalho à distância. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723 10.3895/rts.v19n57.15723 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n57.15723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15723/9760 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3028 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3029 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/15723/3030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-163 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 57 (2023); 145-163 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n57 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663023792128 |