Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spatti, Ana Carolina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gimenez, Ana Maria Nunes, de Aguiar, Cibele Maria, Batista, Marília Jesus, Vidrich, Maria Cristina Raphael, Lipay, Monica Vannucci Nunes, de Mello, Paula Homem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441
Resumo: O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de extensão. Em função dessas disposições, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar formas para avaliar continuamente os impactos da curricularização da extensão. Fazendo uso da Teoria da Mudança (TdM) como abordagem metodológica, este artigo propõe indicadores para monitorar e avaliar o desempenho desse processo nas IES. Os resultados indicam a necessidade de se repensar o papel da curricularização para além de uma imposição legal, mas como uma oportunidade para promover mudanças qualitativas nos currículos, nas metodologias de ensino e aprendizagem, e nas próprias dinâmicas internas às IES, fortalecendo a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão.
id UTFPR-6_79854aebc5bca28f3f64a87b573cc878
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16441
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?Educação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas EducacionaisCurricularização da Extensão; Instituições de Ensino Superior; Avaliação de Impacto; Teoria da Mudança; Indicadores de desempenhoO conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de extensão. Em função dessas disposições, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar formas para avaliar continuamente os impactos da curricularização da extensão. Fazendo uso da Teoria da Mudança (TdM) como abordagem metodológica, este artigo propõe indicadores para monitorar e avaliar o desempenho desse processo nas IES. Os resultados indicam a necessidade de se repensar o papel da curricularização para além de uma imposição legal, mas como uma oportunidade para promover mudanças qualitativas nos currículos, nas metodologias de ensino e aprendizagem, e nas próprias dinâmicas internas às IES, fortalecendo a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Spatti, Ana CarolinaGimenez, Ana Maria Nunesde Aguiar, Cibele MariaBatista, Marília JesusVidrich, Maria Cristina RaphaelLipay, Monica Vannucci Nunesde Mello, Paula Homem2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1644110.3895/rts.v19n58.16441Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-289Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-2891984-35261809-004410.3895/rts.v19n58reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441/9960Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:15Zoai:periodicos.utfpr:article/16441Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:15Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
spellingShingle Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
Spatti, Ana Carolina
Educação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Curricularização da Extensão; Instituições de Ensino Superior; Avaliação de Impacto; Teoria da Mudança; Indicadores de desempenho
title_short Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_full Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_fullStr Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_full_unstemmed Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
title_sort Curricularização da extensão universitária: como medir seus impactos?
author Spatti, Ana Carolina
author_facet Spatti, Ana Carolina
Gimenez, Ana Maria Nunes
de Aguiar, Cibele Maria
Batista, Marília Jesus
Vidrich, Maria Cristina Raphael
Lipay, Monica Vannucci Nunes
de Mello, Paula Homem
author_role author
author2 Gimenez, Ana Maria Nunes
de Aguiar, Cibele Maria
Batista, Marília Jesus
Vidrich, Maria Cristina Raphael
Lipay, Monica Vannucci Nunes
de Mello, Paula Homem
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.contributor.author.fl_str_mv Spatti, Ana Carolina
Gimenez, Ana Maria Nunes
de Aguiar, Cibele Maria
Batista, Marília Jesus
Vidrich, Maria Cristina Raphael
Lipay, Monica Vannucci Nunes
de Mello, Paula Homem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Curricularização da Extensão; Instituições de Ensino Superior; Avaliação de Impacto; Teoria da Mudança; Indicadores de desempenho
topic Educação; Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Curricularização da Extensão; Instituições de Ensino Superior; Avaliação de Impacto; Teoria da Mudança; Indicadores de desempenho
description O conceito e a prática de extensão no ensino superior brasileiro passam por intensa ressignificação desde a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE/MEC, 2014-2024), com a inclusão da obrigatoriedade de que ao menos 10% dos créditos curriculares na graduação deverão ser cumpridos em atividades de extensão. Em função dessas disposições, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem buscar formas para avaliar continuamente os impactos da curricularização da extensão. Fazendo uso da Teoria da Mudança (TdM) como abordagem metodológica, este artigo propõe indicadores para monitorar e avaliar o desempenho desse processo nas IES. Os resultados indicam a necessidade de se repensar o papel da curricularização para além de uma imposição legal, mas como uma oportunidade para promover mudanças qualitativas nos currículos, nas metodologias de ensino e aprendizagem, e nas próprias dinâmicas internas às IES, fortalecendo a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441
10.3895/rts.v19n58.16441
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n58.16441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16441/9960
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-289
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 265-289
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n58
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663037423616