Tecnologia, educação e trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2465 |
Resumo: | A introdução de inovações tecnológicas e o novo sistema de transações globais têm revolucionado a produção de bens e a oferta de serviços, ensejando a criação e a destruição de postos de trabalho, além de eliminar uma grande diversidade de ocupações. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico tem deslocado as oportunidades de trabalho para os “mais aptos/ educados”, com maiores possibilidades de aprendizagem/re-aprendizagem ou adaptação. Domínio de tecnologia, capacidade de inovação e formação profissional têm sido destacados no cenário global, como condições de competitividade e de redução das desigualdades sociais, passando a serem considerados como requisitos para os indivíduos disputarem posições no mercado de trabalho. Conclui-se quanto à inadequação do resgate da Teoria do Capital Humano e propõe-se uma nova política de relacionamento entre Educação, Tecnologia e Trabalho. Os três aspectos e suas relações de interdependência têm sido objetos de pesquisa do PPGTE - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - UTFPR. |
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Tecnologia, educação e trabalhoA introdução de inovações tecnológicas e o novo sistema de transações globais têm revolucionado a produção de bens e a oferta de serviços, ensejando a criação e a destruição de postos de trabalho, além de eliminar uma grande diversidade de ocupações. Por outro lado, o desenvolvimento tecnológico tem deslocado as oportunidades de trabalho para os “mais aptos/ educados”, com maiores possibilidades de aprendizagem/re-aprendizagem ou adaptação. Domínio de tecnologia, capacidade de inovação e formação profissional têm sido destacados no cenário global, como condições de competitividade e de redução das desigualdades sociais, passando a serem considerados como requisitos para os indivíduos disputarem posições no mercado de trabalho. Conclui-se quanto à inadequação do resgate da Teoria do Capital Humano e propõe-se uma nova política de relacionamento entre Educação, Tecnologia e Trabalho. Os três aspectos e suas relações de interdependência têm sido objetos de pesquisa do PPGTE - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - UTFPR.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2006-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/246510.3895/rts.v2n2.2465Revista Tecnologia e Sociedade; v. 2, n. 2 (2006)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 2, n. 2 (2006)1984-35261809-004410.3895/rts.v2n2reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2465/1584Direitos autorais 2006 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeto , Ivan Rocha 2014-12-09T11:44:15Zoai:periodicos.utfpr:article/2465Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-09T11:44:15Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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