Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maiara Rosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barbosa, Marcia C., Lindner, Edson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076
Resumo: Neste trabalho, analisamos o percentual de mulheres, de negros e negras nos cursos de graduação e na docência em Ciência da Computação, Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos dados estatísticos apresentados, realizamos uma análise qualitativa sobre a percepção dos estudantes nesses cursos com relação à questão de gênero no contexto acadêmico. Em particular, analisamos o que leva as estudantes mulheres a buscarem essas áreas e os obstáculos que elas enfrentam. Buscamos, igualmente, compreender o que distingue as sub áreas das exatas com maior participação de mulheres como a química quando comparadas com as demais analisadas. Os dados foram coletados anonimamente, na forma de um questionário on-line com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelam uma diferença de participação no que se refere ao gênero, mas não à raça, e que há diversas razões que interferem no interesse das mulheres pelas exatas, como a influência da família, da sociedade ou de referências femininas que se destacaram na ciência.
id UTFPR-7_27d035ae8f2b6b970b53cc262f3df5ea
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14076
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGSCiências Exatas e da TerraGênero; Ciências; Tecnologias; Engenharias e Matemáticas (CTEM); ExatasNeste trabalho, analisamos o percentual de mulheres, de negros e negras nos cursos de graduação e na docência em Ciência da Computação, Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos dados estatísticos apresentados, realizamos uma análise qualitativa sobre a percepção dos estudantes nesses cursos com relação à questão de gênero no contexto acadêmico. Em particular, analisamos o que leva as estudantes mulheres a buscarem essas áreas e os obstáculos que elas enfrentam. Buscamos, igualmente, compreender o que distingue as sub áreas das exatas com maior participação de mulheres como a química quando comparadas com as demais analisadas. Os dados foram coletados anonimamente, na forma de um questionário on-line com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelam uma diferença de participação no que se refere ao gênero, mas não à raça, e que há diversas razões que interferem no interesse das mulheres pelas exatas, como a influência da família, da sociedade ou de referências femininas que se destacaram na ciência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Alves, Maiara RosaBarbosa, Marcia C.Lindner, Edson Luiz2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1407610.3895/rbect.v16n1.14076Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14076Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
title Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
spellingShingle Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
Alves, Maiara Rosa
Ciências Exatas e da Terra
Gênero; Ciências; Tecnologias; Engenharias e Matemáticas (CTEM); Exatas
title_short Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
title_full Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
title_fullStr Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
title_full_unstemmed Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
title_sort Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
author Alves, Maiara Rosa
author_facet Alves, Maiara Rosa
Barbosa, Marcia C.
Lindner, Edson Luiz
author_role author
author2 Barbosa, Marcia C.
Lindner, Edson Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maiara Rosa
Barbosa, Marcia C.
Lindner, Edson Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Gênero; Ciências; Tecnologias; Engenharias e Matemáticas (CTEM); Exatas
topic Ciências Exatas e da Terra
Gênero; Ciências; Tecnologias; Engenharias e Matemáticas (CTEM); Exatas
description Neste trabalho, analisamos o percentual de mulheres, de negros e negras nos cursos de graduação e na docência em Ciência da Computação, Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos dados estatísticos apresentados, realizamos uma análise qualitativa sobre a percepção dos estudantes nesses cursos com relação à questão de gênero no contexto acadêmico. Em particular, analisamos o que leva as estudantes mulheres a buscarem essas áreas e os obstáculos que elas enfrentam. Buscamos, igualmente, compreender o que distingue as sub áreas das exatas com maior participação de mulheres como a química quando comparadas com as demais analisadas. Os dados foram coletados anonimamente, na forma de um questionário on-line com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelam uma diferença de participação no que se refere ao gênero, mas não à raça, e que há diversas razões que interferem no interesse das mulheres pelas exatas, como a influência da família, da sociedade ou de referências femininas que se destacaram na ciência.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076
10.3895/rbect.v16n1.14076
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14076
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789922910208