Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGS
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076 |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos o percentual de mulheres, de negros e negras nos cursos de graduação e na docência em Ciência da Computação, Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos dados estatísticos apresentados, realizamos uma análise qualitativa sobre a percepção dos estudantes nesses cursos com relação à questão de gênero no contexto acadêmico. Em particular, analisamos o que leva as estudantes mulheres a buscarem essas áreas e os obstáculos que elas enfrentam. Buscamos, igualmente, compreender o que distingue as sub áreas das exatas com maior participação de mulheres como a química quando comparadas com as demais analisadas. Os dados foram coletados anonimamente, na forma de um questionário on-line com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelam uma diferença de participação no que se refere ao gênero, mas não à raça, e que há diversas razões que interferem no interesse das mulheres pelas exatas, como a influência da família, da sociedade ou de referências femininas que se destacaram na ciência. |
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Diversidade e percepção de igualdade de gênero nos cursos de ciências exatas da UFRGSCiências Exatas e da TerraGênero; Ciências; Tecnologias; Engenharias e Matemáticas (CTEM); ExatasNeste trabalho, analisamos o percentual de mulheres, de negros e negras nos cursos de graduação e na docência em Ciência da Computação, Estatística, Física, Geologia, Matemática e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A partir dos dados estatísticos apresentados, realizamos uma análise qualitativa sobre a percepção dos estudantes nesses cursos com relação à questão de gênero no contexto acadêmico. Em particular, analisamos o que leva as estudantes mulheres a buscarem essas áreas e os obstáculos que elas enfrentam. Buscamos, igualmente, compreender o que distingue as sub áreas das exatas com maior participação de mulheres como a química quando comparadas com as demais analisadas. Os dados foram coletados anonimamente, na forma de um questionário on-line com perguntas fechadas e abertas. Os resultados revelam uma diferença de participação no que se refere ao gênero, mas não à raça, e que há diversas razões que interferem no interesse das mulheres pelas exatas, como a influência da família, da sociedade ou de referências femininas que se destacaram na ciência.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Alves, Maiara RosaBarbosa, Marcia C.Lindner, Edson Luiz2023-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1407610.3895/rbect.v16n1.14076Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14076/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14076Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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