Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clement, Luiz
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Duarte, Diego A., Fissmer, Sara F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704
Resumo: No presente artigo apresentamos os resultados e algumas considerações sobre um levantamento de concepções espontâneas de alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Física. Com esse estudo objetivamos, inicialmente, fazer um breve levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre alguns tópicos conceituais de mecânica e eletrodinâmica e, posteriormente, comparar nossos resultados com algumas evidências manifestadas na literatura. Para isso, elaboramos um instrumento investigativo, composto por 07 questões, que foi aplicado aos alunos da disciplina de Introdução à Física, durante três semestres consecutivos. Constatamos que os alunos, mesmo já tendo passado por uma escolarização formal e estudado os princípios fiscos investigados, utilizam concepções tidas como de senso comum para explicar as situações problematizadas. Portanto, reforçamos a posição de que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização, seja ele de ensino básico ou de nível universitário.
id UTFPR-7_2bb9248fdd11c6fe289882f4f5a11338
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/704
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura No presente artigo apresentamos os resultados e algumas considerações sobre um levantamento de concepções espontâneas de alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Física. Com esse estudo objetivamos, inicialmente, fazer um breve levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre alguns tópicos conceituais de mecânica e eletrodinâmica e, posteriormente, comparar nossos resultados com algumas evidências manifestadas na literatura. Para isso, elaboramos um instrumento investigativo, composto por 07 questões, que foi aplicado aos alunos da disciplina de Introdução à Física, durante três semestres consecutivos. Constatamos que os alunos, mesmo já tendo passado por uma escolarização formal e estudado os princípios fiscos investigados, utilizam concepções tidas como de senso comum para explicar as situações problematizadas. Portanto, reforçamos a posição de que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização, seja ele de ensino básico ou de nível universitário.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Clement, LuizDuarte, Diego A.Fissmer, Sara F.2010-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/70410.3895/S1982-873X2010000200005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704/551Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/704Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
title Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
spellingShingle Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
Clement, Luiz
title_short Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
title_full Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
title_fullStr Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
title_full_unstemmed Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
title_sort Concepções Espontâneas em Física: Calouros de um Curso de Licenciatura
author Clement, Luiz
author_facet Clement, Luiz
Duarte, Diego A.
Fissmer, Sara F.
author_role author
author2 Duarte, Diego A.
Fissmer, Sara F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Clement, Luiz
Duarte, Diego A.
Fissmer, Sara F.
description No presente artigo apresentamos os resultados e algumas considerações sobre um levantamento de concepções espontâneas de alunos ingressantes em um Curso de Licenciatura em Física. Com esse estudo objetivamos, inicialmente, fazer um breve levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre alguns tópicos conceituais de mecânica e eletrodinâmica e, posteriormente, comparar nossos resultados com algumas evidências manifestadas na literatura. Para isso, elaboramos um instrumento investigativo, composto por 07 questões, que foi aplicado aos alunos da disciplina de Introdução à Física, durante três semestres consecutivos. Constatamos que os alunos, mesmo já tendo passado por uma escolarização formal e estudado os princípios fiscos investigados, utilizam concepções tidas como de senso comum para explicar as situações problematizadas. Portanto, reforçamos a posição de que as concepções espontâneas dos alunos não podem ser ignoradas durante o processo de escolarização, seja ele de ensino básico ou de nível universitário.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704
10.3895/S1982-873X2010000200005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/704/551
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 2 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869655834624