Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação"
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798 |
Resumo: | O fechamento das escolas e a substituição temporária do sistema presencial para o sistema de ensino remoto devido a pandemia COVID-19 expôs desafios e obstáculos a serem enfrentados na esfera educacional. A adequação para esta nova realidade escancarou a grande desigualdade em termos de recursos para a implementação do regime remoto. Com base na teoria decolonial, buscamos refletir de forma crítica em relação ao histórico de exclusão educacional dos alunos Surdos. Assim, analisou-se o material didático bilíngue produzido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e disponibilizado online na para atender os Surdos durante o período remoto. Como percurso metodológico foram investigadas as videoaulas da Plataforma “Se liga na Educação” para identificar e compreender o material voltado para os alunos Surdos, que utilizam a Libras como a primeira materna (L1). Concluímos com a análise das videoaulas, que o material em Libras pode ser considerado um avanço tanto legal quanto sociocultural no contexto da educação para estudantes surdos. Entretanto, ainda há muitas lacunas que impossibilitam um acesso equitativo aos conteúdos escolares dos alunos surdos. Observou-se que a falta de legendas nos vídeos pode criar algumas barreiras. Além disso, identificou-se uma lacuna relativa à ausência dos conteúdos programáticos definidos pela Base Nacional Comum Curricular, no caso limitando-se a alguns conteúdos da língua portuguesa e da disciplina de Libras. |
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Ensino remoto e acessibilidade na educação de surdos: uma análise crítica decolonial da plataforma “Se Liga Na Educação"Remote teaching and accessibility in deaf education: an analysis of the "Se Liga Na Educação" platformEducação, ciência e tecnologiaEnsino Remoto; Libras; Plataforma DigitalRemote teaching; Libras; Digital PlatformO fechamento das escolas e a substituição temporária do sistema presencial para o sistema de ensino remoto devido a pandemia COVID-19 expôs desafios e obstáculos a serem enfrentados na esfera educacional. A adequação para esta nova realidade escancarou a grande desigualdade em termos de recursos para a implementação do regime remoto. Com base na teoria decolonial, buscamos refletir de forma crítica em relação ao histórico de exclusão educacional dos alunos Surdos. Assim, analisou-se o material didático bilíngue produzido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e disponibilizado online na para atender os Surdos durante o período remoto. Como percurso metodológico foram investigadas as videoaulas da Plataforma “Se liga na Educação” para identificar e compreender o material voltado para os alunos Surdos, que utilizam a Libras como a primeira materna (L1). Concluímos com a análise das videoaulas, que o material em Libras pode ser considerado um avanço tanto legal quanto sociocultural no contexto da educação para estudantes surdos. Entretanto, ainda há muitas lacunas que impossibilitam um acesso equitativo aos conteúdos escolares dos alunos surdos. Observou-se que a falta de legendas nos vídeos pode criar algumas barreiras. Além disso, identificou-se uma lacuna relativa à ausência dos conteúdos programáticos definidos pela Base Nacional Comum Curricular, no caso limitando-se a alguns conteúdos da língua portuguesa e da disciplina de Libras.Reflecting on the impact of school closures and the temporary substitution of the face-to-face system for the remote learning system exposed challenges and obstacles to be faced in the educational sphere. The adjustment to this new reality has exposed the great inequality in terms of resources for the implementation of the remote system. Based on decolonial theory, we sought to reflect critically on the colonial history of educational exclusion of Deaf subjects. analyze the bilingual didactic material produced by the Secretary of Education of the State of Minas Gerais and made available online in order to serve Deaf students during the remote period. As a methodological path, the video lessons of the platform "Se liga na Educação" were investigated, to identify and understand the material aimed at Deaf students, who use Libras as their first mother tongue (L1). We conclude, with the analysis of the video lessons, that the material in Libras can be considered both a legal and sociocultural advance in the context of education for deaf students. However, there are still many gaps that make it impossible for deaf students to have equal access to school content. It was observed that the lack of subtitles in the videos created some barriers. In addition, it was identified a gap related to the absence of programmatic content defined by the National Curricular Bases, in the case limited to some content of the Portuguese language and the discipline of LibrasUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Souza, André Luis SantosLeonor, Ana Carolina CarmoGediel, Ana Luisa Borba2022-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479810.3895/rbect.v15n1.14798Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; 2022: Edição Especial “Researching Teaching and Learning: An Equity Imperative for Teacher Education”. Teachers College - Columbia University e Fundação Lemann1982-873X10.3895/rbect.v15n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14798/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14798/2429https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14798/revis%C3%B5es_editorial_ingl%C3%AAsDireitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:36:02Zoai:periodicos.utfpr:article/14798Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-04-30T22:36:02Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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