Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Graziela Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612
Resumo: Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à  CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de financiamento da pós-graduação e formação de recursos humanos. Diante das reestruturações da pós-graduação brasileira, destaca a nova perspectiva que vem sendo construída ao se considerarem os processos de avaliação e qualificação dos programas de formação. Ainda ao longo desta entrevista, o Prof. Marcelo revela os enfrentamentos vivenciados pela pós-graduação brasileira diante das atuais políticas de cortes de recursos e congelamento dos investimentos em pesquisa e formação neste nível de educação, avaliando também o cenário de pandemia e as possibilidades educativas para o ensino remoto que emergem desse contexto.
id UTFPR-7_53bf5e8487f313d71b3b5e1e389b8907
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13612
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho BorbaEnsinoEnsino;Pesquisa;Pós-graduação;Educação públicaEm entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à  CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de financiamento da pós-graduação e formação de recursos humanos. Diante das reestruturações da pós-graduação brasileira, destaca a nova perspectiva que vem sendo construída ao se considerarem os processos de avaliação e qualificação dos programas de formação. Ainda ao longo desta entrevista, o Prof. Marcelo revela os enfrentamentos vivenciados pela pós-graduação brasileira diante das atuais políticas de cortes de recursos e congelamento dos investimentos em pesquisa e formação neste nível de educação, avaliando também o cenário de pandemia e as possibilidades educativas para o ensino remoto que emergem desse contexto.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Sani de Carvalho Rutz daSouza, Graziela Ferreira de2020-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Artigo de convidado"application/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1361210.3895/rbect.v13n3.13612Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-12T15:23:06Zoai:periodicos.utfpr:article/13612Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-10-12T15:23:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
spellingShingle Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Ensino
Ensino;Pesquisa;Pós-graduação;Educação pública
title_short Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_full Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_fullStr Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_full_unstemmed Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
title_sort Desafios e perspectivas para o Ensino: entrevista com o coordenador da Área de Ensino da CAPES, Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba
author Silva, Sani de Carvalho Rutz da
author_facet Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Souza, Graziela Ferreira de
author_role author
author2 Souza, Graziela Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Souza, Graziela Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Ensino;Pesquisa;Pós-graduação;Educação pública
topic Ensino
Ensino;Pesquisa;Pós-graduação;Educação pública
description Em entrevista concedida às editoras da RBECT, o Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba apresenta os desafios e perspectivas para a Área de Ensino a partir de sua experiência à frente da coordenação desta área, junto à  CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, agência brasileira de financiamento da pós-graduação e formação de recursos humanos. Diante das reestruturações da pós-graduação brasileira, destaca a nova perspectiva que vem sendo construída ao se considerarem os processos de avaliação e qualificação dos programas de formação. Ainda ao longo desta entrevista, o Prof. Marcelo revela os enfrentamentos vivenciados pela pós-graduação brasileira diante das atuais políticas de cortes de recursos e congelamento dos investimentos em pesquisa e formação neste nível de educação, avaliando também o cenário de pandemia e as possibilidades educativas para o ensino remoto que emergem desse contexto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Artigo de convidado"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612
10.3895/rbect.v13n3.13612
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n3.13612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13612/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 3 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872103211008