A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144 |
Resumo: | Entre os professores de Ensino Médio é quase unânime a constatação da desmotivação discente para os estudos das ciências naturais. A pesquisa em ensino de ciências investiga metodologias e procura desenvolver sequências didáticas alternativas capazes de reverter essa situação e despertar entre os jovens o interesse e a motivação para os estudos. Uma dessas práticas corresponde à utilização de espaços não formais de educação. Nesse artigo foram identificados e analisados o comportamento e as percepções de professores durante visitas escolares ao Espaço COPPE Miguel de Simoni, no Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e questionários. Os resultados obtidos revelaram que os professores, embora cientes da importância dessas atividades extraclasse, desconhecem as características próprias da aprendizagem nesses espaços. Diante dessa constatação algumas recomendações são enfatizadas para o docente envolvido com atividades escolares em museus ou em outros espaços não formais |
id |
UTFPR-7_548e5b1a1c8f849e3e6046283e562dc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8144 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percursoThe school goes to the museum: actions and perceptions of teachers in this pathEducaçãoEducação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docenteMuseum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behaviorEntre os professores de Ensino Médio é quase unânime a constatação da desmotivação discente para os estudos das ciências naturais. A pesquisa em ensino de ciências investiga metodologias e procura desenvolver sequências didáticas alternativas capazes de reverter essa situação e despertar entre os jovens o interesse e a motivação para os estudos. Uma dessas práticas corresponde à utilização de espaços não formais de educação. Nesse artigo foram identificados e analisados o comportamento e as percepções de professores durante visitas escolares ao Espaço COPPE Miguel de Simoni, no Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e questionários. Os resultados obtidos revelaram que os professores, embora cientes da importância dessas atividades extraclasse, desconhecem as características próprias da aprendizagem nesses espaços. Diante dessa constatação algumas recomendações são enfatizadas para o docente envolvido com atividades escolares em museus ou em outros espaços não formaisAmong the teachers of High School is almost unanimous the confirmation of student demotivation for the studies of the natural sciences. Research in science education investigates methodologies and seeks to develop alternative didactic sequences capable of reversing this situation and awakening interest and motivation among students. One of these practices corresponds to the use of non-formal educational settings. In this article, the behavior and perceptions of teachers during school visits to the Miguel de Simoni Center of Science in Rio de Janeiro were identified and analyzed. The instruments used were semi-structured interviews, non-participating observations and questionnaires. The results showed that teachers, although aware of the importance of these extraclass activities, are not aware of the characteristics of learning in these settings. Faced with this, some recommendations are emphasized for the teacher involved in school activities in museums or other non-formal settings.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça dedos Santos de Araujo Guimarães, PalomaMonteiro, Patrícia2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/814410.3895/rbect.v12n2.8144Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:45Zoai:periodicos.utfpr:article/8144Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:45Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso The school goes to the museum: actions and perceptions of teachers in this path |
title |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso |
spellingShingle |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de Educação Educação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docente Museum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behavior |
title_short |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso |
title_full |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso |
title_fullStr |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso |
title_full_unstemmed |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso |
title_sort |
A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso |
author |
Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de |
author_facet |
Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de dos Santos de Araujo Guimarães, Paloma Monteiro, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos de Araujo Guimarães, Paloma Monteiro, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de dos Santos de Araujo Guimarães, Paloma Monteiro, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docente Museum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behavior |
topic |
Educação Educação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docente Museum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behavior |
description |
Entre os professores de Ensino Médio é quase unânime a constatação da desmotivação discente para os estudos das ciências naturais. A pesquisa em ensino de ciências investiga metodologias e procura desenvolver sequências didáticas alternativas capazes de reverter essa situação e despertar entre os jovens o interesse e a motivação para os estudos. Uma dessas práticas corresponde à utilização de espaços não formais de educação. Nesse artigo foram identificados e analisados o comportamento e as percepções de professores durante visitas escolares ao Espaço COPPE Miguel de Simoni, no Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e questionários. Os resultados obtidos revelaram que os professores, embora cientes da importância dessas atividades extraclasse, desconhecem as características próprias da aprendizagem nesses espaços. Diante dessa constatação algumas recomendações são enfatizadas para o docente envolvido com atividades escolares em museus ou em outros espaços não formais |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144 10.3895/rbect.v12n2.8144 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n2.8144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869699874816 |