A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: dos Santos de Araujo Guimarães, Paloma, Monteiro, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144
Resumo: Entre os professores de Ensino Médio é quase unânime a constatação da desmotivação discente para os estudos das ciências naturais. A pesquisa em ensino de ciências investiga metodologias e procura desenvolver sequências didáticas alternativas capazes de reverter essa situação e despertar entre os jovens o interesse e a motivação para os estudos. Uma dessas práticas corresponde à utilização de espaços não formais de educação. Nesse artigo foram identificados e analisados o comportamento e as percepções de professores durante visitas escolares ao Espaço COPPE Miguel de Simoni, no Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e questionários. Os resultados obtidos revelaram que os professores, embora cientes da importância dessas atividades extraclasse, desconhecem as características próprias da aprendizagem nesses espaços. Diante dessa constatação algumas recomendações são enfatizadas para o docente envolvido com atividades escolares em museus ou em outros espaços não formais
id UTFPR-7_548e5b1a1c8f849e3e6046283e562dc7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8144
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percursoThe school goes to the museum: actions and perceptions of teachers in this pathEducaçãoEducação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docenteMuseum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behaviorEntre os professores de Ensino Médio é quase unânime a constatação da desmotivação discente para os estudos das ciências naturais. A pesquisa em ensino de ciências investiga metodologias e procura desenvolver sequências didáticas alternativas capazes de reverter essa situação e despertar entre os jovens o interesse e a motivação para os estudos. Uma dessas práticas corresponde à utilização de espaços não formais de educação. Nesse artigo foram identificados e analisados o comportamento e as percepções de professores durante visitas escolares ao Espaço COPPE Miguel de Simoni, no Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e questionários. Os resultados obtidos revelaram que os professores, embora cientes da importância dessas atividades extraclasse, desconhecem as características próprias da aprendizagem nesses espaços. Diante dessa constatação algumas recomendações são enfatizadas para o docente envolvido com atividades escolares em museus ou em outros espaços não formaisAmong the teachers of High School is almost unanimous the confirmation of student demotivation for the studies of the natural sciences. Research in science education investigates methodologies and seeks to develop alternative didactic sequences capable of reversing this situation and awakening interest and motivation among students. One of these practices corresponds to the use of non-formal educational settings. In this article, the behavior and perceptions of teachers during school visits to the Miguel de Simoni Center of Science in Rio de Janeiro were identified and analyzed. The instruments used were semi-structured interviews, non-participating observations and questionnaires. The results showed that teachers, although aware of the importance of these extraclass activities, are not aware of the characteristics of learning in these settings. Faced with this, some recommendations are emphasized for the teacher involved in school activities in museums or other non-formal settings.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça dedos Santos de Araujo Guimarães, PalomaMonteiro, Patrícia2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/814410.3895/rbect.v12n2.8144Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:45Zoai:periodicos.utfpr:article/8144Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:45Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
The school goes to the museum: actions and perceptions of teachers in this path
title A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
spellingShingle A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
Educação
Educação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docente
Museum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behavior
title_short A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
title_full A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
title_fullStr A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
title_full_unstemmed A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
title_sort A escola vai ao museu: ações e percepções dos professores nesse percurso
author Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
author_facet Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
dos Santos de Araujo Guimarães, Paloma
Monteiro, Patrícia
author_role author
author2 dos Santos de Araujo Guimarães, Paloma
Monteiro, Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Guilherme Cordeiro da Graça de
dos Santos de Araujo Guimarães, Paloma
Monteiro, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docente
Museum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behavior
topic Educação
Educação em Museus; Espaço COPPE; Comportamento docente
Museum education; Miguel de Sinomi center of science; Teacher behavior
description Entre os professores de Ensino Médio é quase unânime a constatação da desmotivação discente para os estudos das ciências naturais. A pesquisa em ensino de ciências investiga metodologias e procura desenvolver sequências didáticas alternativas capazes de reverter essa situação e despertar entre os jovens o interesse e a motivação para os estudos. Uma dessas práticas corresponde à utilização de espaços não formais de educação. Nesse artigo foram identificados e analisados o comportamento e as percepções de professores durante visitas escolares ao Espaço COPPE Miguel de Simoni, no Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações não participantes e questionários. Os resultados obtidos revelaram que os professores, embora cientes da importância dessas atividades extraclasse, desconhecem as características próprias da aprendizagem nesses espaços. Diante dessa constatação algumas recomendações são enfatizadas para o docente envolvido com atividades escolares em museus ou em outros espaços não formais
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144
10.3895/rbect.v12n2.8144
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n2.8144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8144/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869699874816