Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de, Nascimento, Rômulo Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239
Resumo: Este trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.
id UTFPR-7_71d91ad8356d5f20ac0280bec0ece0c7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/239
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinarEste trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ribacionka, Márcia Cristina dos SantosAraújo, Mauro Sérgio Teixeira deNascimento, Rômulo Pereira2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/23910.3895/S1982-873X2008000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)1982-873X10.3895/S1982-873X20080003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239/211Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:33Zoai:periodicos.utfpr:article/239Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:33Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
title Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
spellingShingle Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos
title_short Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
title_full Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
title_fullStr Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
title_sort Desenvolvimento de uma webquest no contexto de uma abordagem interdisciplinar
author Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos
author_facet Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Nascimento, Rômulo Pereira
author_role author
author2 Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Nascimento, Rômulo Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribacionka, Márcia Cristina dos Santos
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Nascimento, Rômulo Pereira
description Este trabalho tem como objetivos propor alternativas para o trabalho pedagógico na sala de informática, ampliando as possibilidades de sua utilização pelo professor de Matemática e a realização de uma atividade interdisciplinar, envolvendo questões adequadas para a faixa etária dos alunos da educação básica. Para isto, foram realizadas atividades baseadas no uso de algumas ferramentas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, com ênfase na WEBQUEST, sendo o trabalho realizado com grupos de alunos e professores do Ciclo II do Ensino Fundamental da Escola Estadual Gabriela Mistral, uma escola de Tempo Integral da capital do Estado de São Paulo. Os resultados obtidos mostram que a proposta trouxe significativos avanços nas interações professor-aluno e aluno-aluno, proporcionando maior facilidade de aprendizagem aos alunos e sinalizando caminhos para que o professor de Matemática possa realizar atividades na sala de informática, tendo como ênfase uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239
10.3895/S1982-873X2008000300005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2008000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/239/211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 1, n. 3 (2008)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20080003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871914467328