As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913 |
Resumo: | Nesse texto, discutimos o conhecimento humano produzido em um cenário em que as tecnologias digitais estão presentes. Para tematizar, partimos de uma discussão sobre tecnologia em diferentes contextos, evidenciando que o modo como vem sendo produzida, em cada época, interfere e modifica as formas de o ser humano ser no mundo. O estudo, pautado na literatura, mais especificamente a de cunho filosófico fenomenológico, intenciona contribuir com debates que evidenciam alterações necessárias no âmbito educacional, promovidas pelos modos de o ser humano pensar, agir e comunicar-se na atualidade. Assim, é endereçado à ação pedagógica como aberturas, ou seja, possibilidades para o ensinar e o aprender, culminando com a ideia da genuinidade de cada ser humano no estar junto com os outros humanos e produtos da humanidade. |
id |
UTFPR-7_7d7bce2e6cfbe671a3b7ff73a480bcea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9913 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprenderTechnologies as a presence: openings for teaching and learningEducaçãoConhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência ColetivaKnowledge; Education; Hermeneutics; Collective IntelligenceNesse texto, discutimos o conhecimento humano produzido em um cenário em que as tecnologias digitais estão presentes. Para tematizar, partimos de uma discussão sobre tecnologia em diferentes contextos, evidenciando que o modo como vem sendo produzida, em cada época, interfere e modifica as formas de o ser humano ser no mundo. O estudo, pautado na literatura, mais especificamente a de cunho filosófico fenomenológico, intenciona contribuir com debates que evidenciam alterações necessárias no âmbito educacional, promovidas pelos modos de o ser humano pensar, agir e comunicar-se na atualidade. Assim, é endereçado à ação pedagógica como aberturas, ou seja, possibilidades para o ensinar e o aprender, culminando com a ideia da genuinidade de cada ser humano no estar junto com os outros humanos e produtos da humanidade.In this text, we discuss human knowledge produced in a scenario where digital technologies are present. To thematize, we start from a discussion about technology in different contexts, showing that the way it has been produced, at each time, interferes and modifies the ways in which human beings are in the world. The study, based on the literature, more specifically that of a phenomenological philosophical nature, intends to contribute to discussions that show necessary changes in the educational sphere, promoted by the ways in which human beings think, act, and communicate today. Thus, it is addressed to pedagogical action as openings, that is, possibilities for teaching and learning today, culminating with the idea of the genuineness of each human being in being together with other humans and products of humanity.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Josiel De OliveiraMocrosky, Luciane FerreiraMondini, FabianeKalinke, Marco Aurélio2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/991310.3895/rbect.v14n2.9913Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9913/-Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:10Zoai:periodicos.utfpr:article/9913Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender Technologies as a presence: openings for teaching and learning |
title |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender |
spellingShingle |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender Batista, Josiel De Oliveira Educação Conhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência Coletiva Knowledge; Education; Hermeneutics; Collective Intelligence |
title_short |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender |
title_full |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender |
title_fullStr |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender |
title_full_unstemmed |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender |
title_sort |
As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender |
author |
Batista, Josiel De Oliveira |
author_facet |
Batista, Josiel De Oliveira Mocrosky, Luciane Ferreira Mondini, Fabiane Kalinke, Marco Aurélio |
author_role |
author |
author2 |
Mocrosky, Luciane Ferreira Mondini, Fabiane Kalinke, Marco Aurélio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Josiel De Oliveira Mocrosky, Luciane Ferreira Mondini, Fabiane Kalinke, Marco Aurélio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Conhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência Coletiva Knowledge; Education; Hermeneutics; Collective Intelligence |
topic |
Educação Conhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência Coletiva Knowledge; Education; Hermeneutics; Collective Intelligence |
description |
Nesse texto, discutimos o conhecimento humano produzido em um cenário em que as tecnologias digitais estão presentes. Para tematizar, partimos de uma discussão sobre tecnologia em diferentes contextos, evidenciando que o modo como vem sendo produzida, em cada época, interfere e modifica as formas de o ser humano ser no mundo. O estudo, pautado na literatura, mais especificamente a de cunho filosófico fenomenológico, intenciona contribuir com debates que evidenciam alterações necessárias no âmbito educacional, promovidas pelos modos de o ser humano pensar, agir e comunicar-se na atualidade. Assim, é endereçado à ação pedagógica como aberturas, ou seja, possibilidades para o ensinar e o aprender, culminando com a ideia da genuinidade de cada ser humano no estar junto com os outros humanos e produtos da humanidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913 10.3895/rbect.v14n2.9913 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v14n2.9913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdf_1 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9913/- |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021) 1982-873X 10.3895/rbect.v14n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872050782208 |