As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Josiel De Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mocrosky, Luciane Ferreira, Mondini, Fabiane, Kalinke, Marco Aurélio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913
Resumo: Nesse texto, discutimos o conhecimento humano produzido em um cenário em que as tecnologias digitais estão presentes. Para tematizar, partimos de uma discussão sobre tecnologia em diferentes contextos, evidenciando que o modo como vem sendo produzida, em cada época, interfere e modifica as formas de o ser humano ser no mundo. O estudo, pautado na literatura, mais especificamente a de cunho filosófico fenomenológico, intenciona contribuir com debates que evidenciam alterações necessárias no âmbito educacional, promovidas pelos modos de o ser humano pensar, agir e comunicar-se na atualidade. Assim, é endereçado à ação pedagógica como aberturas, ou seja, possibilidades para o ensinar e o aprender, culminando com a ideia da genuinidade de cada ser humano no estar junto com os outros humanos e produtos da humanidade.
id UTFPR-7_7d7bce2e6cfbe671a3b7ff73a480bcea
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/9913
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprenderTechnologies as a presence: openings for teaching and learningEducaçãoConhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência ColetivaKnowledge; Education; Hermeneutics; Collective IntelligenceNesse texto, discutimos o conhecimento humano produzido em um cenário em que as tecnologias digitais estão presentes. Para tematizar, partimos de uma discussão sobre tecnologia em diferentes contextos, evidenciando que o modo como vem sendo produzida, em cada época, interfere e modifica as formas de o ser humano ser no mundo. O estudo, pautado na literatura, mais especificamente a de cunho filosófico fenomenológico, intenciona contribuir com debates que evidenciam alterações necessárias no âmbito educacional, promovidas pelos modos de o ser humano pensar, agir e comunicar-se na atualidade. Assim, é endereçado à ação pedagógica como aberturas, ou seja, possibilidades para o ensinar e o aprender, culminando com a ideia da genuinidade de cada ser humano no estar junto com os outros humanos e produtos da humanidade.In this text, we discuss human knowledge produced in a scenario where digital technologies are present. To thematize, we start from a discussion about technology in different contexts, showing that the way it has been produced, at each time, interferes and modifies the ways in which human beings are in the world. The study, based on the literature, more specifically that of a phenomenological philosophical nature, intends to contribute to discussions that show necessary changes in the educational sphere, promoted by the ways in which human beings think, act, and communicate today. Thus, it is addressed to pedagogical action as openings, that is, possibilities for teaching and learning today, culminating with the idea of the genuineness of each human being in being together with other humans and products of humanity.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Josiel De OliveiraMocrosky, Luciane FerreiraMondini, FabianeKalinke, Marco Aurélio2021-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/991310.3895/rbect.v14n2.9913Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)1982-873X10.3895/rbect.v14n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9913/-Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:41:10Zoai:periodicos.utfpr:article/9913Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:41:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
Technologies as a presence: openings for teaching and learning
title As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
spellingShingle As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
Batista, Josiel De Oliveira
Educação
Conhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência Coletiva
Knowledge; Education; Hermeneutics; Collective Intelligence
title_short As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
title_full As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
title_fullStr As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
title_full_unstemmed As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
title_sort As tecnologias como pré-sença: aberturas para o ensinar e para o aprender
author Batista, Josiel De Oliveira
author_facet Batista, Josiel De Oliveira
Mocrosky, Luciane Ferreira
Mondini, Fabiane
Kalinke, Marco Aurélio
author_role author
author2 Mocrosky, Luciane Ferreira
Mondini, Fabiane
Kalinke, Marco Aurélio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Josiel De Oliveira
Mocrosky, Luciane Ferreira
Mondini, Fabiane
Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Conhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência Coletiva
Knowledge; Education; Hermeneutics; Collective Intelligence
topic Educação
Conhecimento; Educação; Hermenêutica; Inteligência Coletiva
Knowledge; Education; Hermeneutics; Collective Intelligence
description Nesse texto, discutimos o conhecimento humano produzido em um cenário em que as tecnologias digitais estão presentes. Para tematizar, partimos de uma discussão sobre tecnologia em diferentes contextos, evidenciando que o modo como vem sendo produzida, em cada época, interfere e modifica as formas de o ser humano ser no mundo. O estudo, pautado na literatura, mais especificamente a de cunho filosófico fenomenológico, intenciona contribuir com debates que evidenciam alterações necessárias no âmbito educacional, promovidas pelos modos de o ser humano pensar, agir e comunicar-se na atualidade. Assim, é endereçado à ação pedagógica como aberturas, ou seja, possibilidades para o ensinar e o aprender, culminando com a ideia da genuinidade de cada ser humano no estar junto com os outros humanos e produtos da humanidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913
10.3895/rbect.v14n2.9913
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v14n2.9913
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9913/-
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 14, n. 2 (2021)
1982-873X
10.3895/rbect.v14n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872050782208