Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, André Luis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Buriasco, Regina Luzia Corio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1878
Resumo: Neste artigo, apresentamos um estudo envolvendo a utilização de uma prova em fases em aulas de Matemática, em uma turma do Ensino Médio. Trata-se de uma alternativa ao formato tradicional da prova escrita, uma tentativa de tornar a avaliação integrada ao próprio ato de ensino. Apresentamos a análise da produção escrita dos estudantes em uma das questões dessa prova, antes e após um momento de intervenção. Além de possibilitar compreender diferentes aspectos da produção matemática dos estudantes, essa análise forneceu elementos que possibilitaram reorientar a própria prática pedagógica.
id UTFPR-7_c0753e026a6ac5e7a52a2b7a6703130d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1878
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em FasesNeste artigo, apresentamos um estudo envolvendo a utilização de uma prova em fases em aulas de Matemática, em uma turma do Ensino Médio. Trata-se de uma alternativa ao formato tradicional da prova escrita, uma tentativa de tornar a avaliação integrada ao próprio ato de ensino. Apresentamos a análise da produção escrita dos estudantes em uma das questões dessa prova, antes e após um momento de intervenção. Além de possibilitar compreender diferentes aspectos da produção matemática dos estudantes, essa análise forneceu elementos que possibilitaram reorientar a própria prática pedagógica.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPq, Fundação Araucária.Trevisan, André LuisBuriasco, Regina Luzia Corio de2014-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/187810.3895/S1982-873X2014000300001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1878/1853Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1878Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-01-29T16:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
title Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
spellingShingle Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
Trevisan, André Luis
title_short Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
title_full Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
title_fullStr Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
title_full_unstemmed Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
title_sort Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases
author Trevisan, André Luis
author_facet Trevisan, André Luis
Buriasco, Regina Luzia Corio de
author_role author
author2 Buriasco, Regina Luzia Corio de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq, Fundação Araucária.
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, André Luis
Buriasco, Regina Luzia Corio de
description Neste artigo, apresentamos um estudo envolvendo a utilização de uma prova em fases em aulas de Matemática, em uma turma do Ensino Médio. Trata-se de uma alternativa ao formato tradicional da prova escrita, uma tentativa de tornar a avaliação integrada ao próprio ato de ensino. Apresentamos a análise da produção escrita dos estudantes em uma das questões dessa prova, antes e após um momento de intervenção. Além de possibilitar compreender diferentes aspectos da produção matemática dos estudantes, essa análise forneceu elementos que possibilitaram reorientar a própria prática pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1878
10.3895/S1982-873X2014000300001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1878
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1878/1853
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869747060736