A abordagem CTS e as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio: implicações para uma nova educação básica
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4891 |
Resumo: | Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica realizada junto às Diretrizes Curriculares Naci-onais para o Ensino Médio, de 2013, visando identificar nos capítulos que compõe este documento, características que nos remetam ao enfoque Ciência - Tecnologia - Sociedade, pontuando os princípios mais relevantes desta abordagem, segundo os trabalhos de Ziman (1994), Aikenhead (1994), Santos e Mortimer (2002) e Auler (2007). Acreditamos que, com esta busca, encontramos, além de relações entre as DCNs e a abordagem citada, moti-vos para promover junto às escolas, envolvendo alunos e professores, o uso deste enfo-que, a fim de proporcionarmos contextualização, interdisciplinaridade e interesse dos educandos, criando assim, melhorias no ensino das ciências. |
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A abordagem CTS e as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio: implicações para uma nova educação básicaEnsino-Aprendizagem; Teorias da Instrução; Ensino de CiênciasAbordagem CTS; Diretrizes curriculares nacionais; ensino de ciênciasEste artigo relata uma pesquisa bibliográfica realizada junto às Diretrizes Curriculares Naci-onais para o Ensino Médio, de 2013, visando identificar nos capítulos que compõe este documento, características que nos remetam ao enfoque Ciência - Tecnologia - Sociedade, pontuando os princípios mais relevantes desta abordagem, segundo os trabalhos de Ziman (1994), Aikenhead (1994), Santos e Mortimer (2002) e Auler (2007). Acreditamos que, com esta busca, encontramos, além de relações entre as DCNs e a abordagem citada, moti-vos para promover junto às escolas, envolvendo alunos e professores, o uso deste enfo-que, a fim de proporcionarmos contextualização, interdisciplinaridade e interesse dos educandos, criando assim, melhorias no ensino das ciências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Cortez, JucelinoDel Pino, José Claudio2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/489110.3895/rbect.v10n3.4891Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4891/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4891Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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