Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hellmann, Liliane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sandmann, André, Hallal, Renato, Carvalho, Andriele de Prá, Gasparin, Priscila Pigatto, Gaffuri, Stefane Layana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313
Resumo: Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato.  As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa.
id UTFPR-8_7cf354e184488e43902a44100d1e0d55
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4313
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral iEngenharias; Ciências Exatas; Matemática;Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato.  As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Hellmann, LilianeSandmann, AndréHallal, RenatoCarvalho, Andriele de PráGasparin, Priscila PigattoGaffuri, Stefane Layana2016-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/431310.3895/recit.v7i16.4313Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 31-46Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 31-46Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 31-462175-184610.3895/recit.v7i16reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313/HelmannDireitos autorais 2016 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-15T15:41:06Zoai:periodicos.utfpr:article/4313Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2019-08-15T15:41:06Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
spellingShingle Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
Hellmann, Liliane
Engenharias; Ciências Exatas; Matemática;
title_short Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_full Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_fullStr Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_full_unstemmed Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
title_sort Geogebra no ensino de cálculo diferencial e integral i
author Hellmann, Liliane
author_facet Hellmann, Liliane
Sandmann, André
Hallal, Renato
Carvalho, Andriele de Prá
Gasparin, Priscila Pigatto
Gaffuri, Stefane Layana
author_role author
author2 Sandmann, André
Hallal, Renato
Carvalho, Andriele de Prá
Gasparin, Priscila Pigatto
Gaffuri, Stefane Layana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Hellmann, Liliane
Sandmann, André
Hallal, Renato
Carvalho, Andriele de Prá
Gasparin, Priscila Pigatto
Gaffuri, Stefane Layana
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias; Ciências Exatas; Matemática;
topic Engenharias; Ciências Exatas; Matemática;
description Processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática, nos vários níveis da educação, a muito vem sendo pauta em discussões acerca da educação. Nos cursos superiores, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I (CDI-I), oferecida no primeiro semestre dos cursos de engenharia e licenciaturas, se caracteriza como um processo polêmico, difícil e abstrato.  As dificuldades tornam-se bastante visíveis pela referida disciplina, por apresentar um alto grau de abstração e a necessidade de representações gráficas e/ou algébricas, motivos esses considerados pelos acadêmicos como os mais difíceis. Dessa maneira, desenvolveu-se nesse trabalho, um manual de utilização do software Geogebra, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos na compreensão dos principais conteúdos da disciplina de CDI-I, abordando os principais conceitos de funções, limites, derivadas e integrais e suas representações gráficas. Para validar o material aplicou-se um minicurso a acadêmicos que já cursaram a disciplina e verificou-se a necessidade e importância de trabalhar com um ambiente educacional informatizado. O trabalho é de natureza aplicada, desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313
10.3895/recit.v7i16.4313
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313
identifier_str_mv 10.3895/recit.v7i16.4313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4313/Helmann
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 7, n. 16 (2016); 31-46
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 7, n. 16 (2016); 31-46
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 7, n. 16 (2016); 31-46
2175-1846
10.3895/recit.v7i16
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1787713849425657856