A utilização dos jogos na alfabetização matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Rosinéia Xavier
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sehn, Elizandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4876
Resumo: Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino que têm como objetivo avaliar a importância dos jogos e brincadeiras como estratégias de ensino de matemática no ensino fundamental. Considerando os projetos de aperfeiçoamento para os docentes da educação criados pelo governo federal, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente.  Neste contexto, o trabalho expõe as principais teorias e práticas existentes na literatura, relacionadas ao uso dos jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização. 
id UTFPR-8_98da4efa64fcee9530e65c8aab22d993
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4876
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A utilização dos jogos na alfabetização matemática7.08.00.00-6Alfabetização matemática; Jogos; Aprendizagem significativa.Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino que têm como objetivo avaliar a importância dos jogos e brincadeiras como estratégias de ensino de matemática no ensino fundamental. Considerando os projetos de aperfeiçoamento para os docentes da educação criados pelo governo federal, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente.  Neste contexto, o trabalho expõe as principais teorias e práticas existentes na literatura, relacionadas ao uso dos jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Rosinéia XavierSehn, Elizandra2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-487610.3895/recit.v8.n21.4876Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n21reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4876/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:46Zoai:periodicos.utfpr:article/4876Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:46Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos jogos na alfabetização matemática
title A utilização dos jogos na alfabetização matemática
spellingShingle A utilização dos jogos na alfabetização matemática
da Silva, Rosinéia Xavier
7.08.00.00-6
Alfabetização matemática; Jogos; Aprendizagem significativa.
title_short A utilização dos jogos na alfabetização matemática
title_full A utilização dos jogos na alfabetização matemática
title_fullStr A utilização dos jogos na alfabetização matemática
title_full_unstemmed A utilização dos jogos na alfabetização matemática
title_sort A utilização dos jogos na alfabetização matemática
author da Silva, Rosinéia Xavier
author_facet da Silva, Rosinéia Xavier
Sehn, Elizandra
author_role author
author2 Sehn, Elizandra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Rosinéia Xavier
Sehn, Elizandra
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6
Alfabetização matemática; Jogos; Aprendizagem significativa.
topic 7.08.00.00-6
Alfabetização matemática; Jogos; Aprendizagem significativa.
description Este trabalho é um requisito para conclusão do curso de Educação: Métodos e Técnicas de Ensino que têm como objetivo avaliar a importância dos jogos e brincadeiras como estratégias de ensino de matemática no ensino fundamental. Considerando os projetos de aperfeiçoamento para os docentes da educação criados pelo governo federal, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente.  Neste contexto, o trabalho expõe as principais teorias e práticas existentes na literatura, relacionadas ao uso dos jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4876
10.3895/recit.v8.n21.4876
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4876
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n21.4876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4876/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 21 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 21 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n21
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237569206648832