INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707
Resumo: No âmbito escolar ainda há cenas de indiferença, distinção e marginalização de pessoas com deficiência. Essas ações auxiliam para que o rendimento escolar seja baixo e pode diminuir a auto-estima do indivíduo. Este estudo foi realizado como objetivo de avaliar a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física, considerando o discurso dos alunos sem deficiência, verificando, também, se durante as aulas o aluno com deficiência relaciona-se bem com o aluno sem deficiência, proporcionando, assim, uma inclusão efetiva.  Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 35 alunos de uma escola da rede municipal da cidade de Lavras - MG, que se encontravam regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, no oitavo ano, com idade entre 13 e 16 anos, sem nenhum tipo de deficiência, e obrigatoriamente, em sua turma houvesse uma pessoa com deficiência matriculada. Os resultados mostraram que o preconceito é um dos fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, além de outro fator, que é a falta de colaboração por parte dos alunos considerados “normais”. Logo, verificou-se que através das falas dos alunos que convivem com a realidade da inclusão, que muito ainda precisa ser feito para que haja êxito neste processo.
id UVRV-2_4825f7c089b5190fe143f1e8535e434d
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2707
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707No âmbito escolar ainda há cenas de indiferença, distinção e marginalização de pessoas com deficiência. Essas ações auxiliam para que o rendimento escolar seja baixo e pode diminuir a auto-estima do indivíduo. Este estudo foi realizado como objetivo de avaliar a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física, considerando o discurso dos alunos sem deficiência, verificando, também, se durante as aulas o aluno com deficiência relaciona-se bem com o aluno sem deficiência, proporcionando, assim, uma inclusão efetiva.  Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 35 alunos de uma escola da rede municipal da cidade de Lavras - MG, que se encontravam regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, no oitavo ano, com idade entre 13 e 16 anos, sem nenhum tipo de deficiência, e obrigatoriamente, em sua turma houvesse uma pessoa com deficiência matriculada. Os resultados mostraram que o preconceito é um dos fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, além de outro fator, que é a falta de colaboração por parte dos alunos considerados “normais”. Logo, verificou-se que através das falas dos alunos que convivem com a realidade da inclusão, que muito ainda precisa ser feito para que haja êxito neste processo.ABECFinanciamento Particularda SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/270710.5892/ruvrd.v14i2.2707Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 431-4412236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707/pdf_54210.5892/ruvrd.v14i2.2707.g2529Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2707Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:20.557985Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
title INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
spellingShingle INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.
title_short INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
title_full INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
title_fullStr INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
title_full_unstemmed INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
title_sort INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
author da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.
author_facet da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.
MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.
author_role author
author2 MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Financiamento Particular
dc.contributor.author.fl_str_mv da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.
MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.
dc.subject.none.fl_str_mv


description No âmbito escolar ainda há cenas de indiferença, distinção e marginalização de pessoas com deficiência. Essas ações auxiliam para que o rendimento escolar seja baixo e pode diminuir a auto-estima do indivíduo. Este estudo foi realizado como objetivo de avaliar a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física, considerando o discurso dos alunos sem deficiência, verificando, também, se durante as aulas o aluno com deficiência relaciona-se bem com o aluno sem deficiência, proporcionando, assim, uma inclusão efetiva.  Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 35 alunos de uma escola da rede municipal da cidade de Lavras - MG, que se encontravam regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, no oitavo ano, com idade entre 13 e 16 anos, sem nenhum tipo de deficiência, e obrigatoriamente, em sua turma houvesse uma pessoa com deficiência matriculada. Os resultados mostraram que o preconceito é um dos fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, além de outro fator, que é a falta de colaboração por parte dos alunos considerados “normais”. Logo, verificou-se que através das falas dos alunos que convivem com a realidade da inclusão, que muito ainda precisa ser feito para que haja êxito neste processo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707
10.5892/ruvrd.v14i2.2707
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i2.2707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707/pdf_542
10.5892/ruvrd.v14i2.2707.g2529
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 431-441
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051200276791296