INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707 |
Resumo: | No âmbito escolar ainda há cenas de indiferença, distinção e marginalização de pessoas com deficiência. Essas ações auxiliam para que o rendimento escolar seja baixo e pode diminuir a auto-estima do indivíduo. Este estudo foi realizado como objetivo de avaliar a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física, considerando o discurso dos alunos sem deficiência, verificando, também, se durante as aulas o aluno com deficiência relaciona-se bem com o aluno sem deficiência, proporcionando, assim, uma inclusão efetiva. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 35 alunos de uma escola da rede municipal da cidade de Lavras - MG, que se encontravam regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, no oitavo ano, com idade entre 13 e 16 anos, sem nenhum tipo de deficiência, e obrigatoriamente, em sua turma houvesse uma pessoa com deficiência matriculada. Os resultados mostraram que o preconceito é um dos fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, além de outro fator, que é a falta de colaboração por parte dos alunos considerados “normais”. Logo, verificou-se que através das falas dos alunos que convivem com a realidade da inclusão, que muito ainda precisa ser feito para que haja êxito neste processo. |
id |
UVRV-2_4825f7c089b5190fe143f1e8535e434d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/2707 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707No âmbito escolar ainda há cenas de indiferença, distinção e marginalização de pessoas com deficiência. Essas ações auxiliam para que o rendimento escolar seja baixo e pode diminuir a auto-estima do indivíduo. Este estudo foi realizado como objetivo de avaliar a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física, considerando o discurso dos alunos sem deficiência, verificando, também, se durante as aulas o aluno com deficiência relaciona-se bem com o aluno sem deficiência, proporcionando, assim, uma inclusão efetiva. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 35 alunos de uma escola da rede municipal da cidade de Lavras - MG, que se encontravam regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, no oitavo ano, com idade entre 13 e 16 anos, sem nenhum tipo de deficiência, e obrigatoriamente, em sua turma houvesse uma pessoa com deficiência matriculada. Os resultados mostraram que o preconceito é um dos fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, além de outro fator, que é a falta de colaboração por parte dos alunos considerados “normais”. Logo, verificou-se que através das falas dos alunos que convivem com a realidade da inclusão, que muito ainda precisa ser feito para que haja êxito neste processo.ABECFinanciamento Particularda SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG.MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG.2016-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/270710.5892/ruvrd.v14i2.2707Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 431-4412236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707/pdf_54210.5892/ruvrd.v14i2.2707.g2529Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:36Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2707Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:20.557985Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
title |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
spellingShingle |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG. |
title_short |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
title_full |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
title_fullStr |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
title_full_unstemmed |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
title_sort |
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA VISÃO DE ALUNOS SEM DEFICIÊNCIADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
author |
da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG. |
author_facet |
da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG. MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG. |
author_role |
author |
author2 |
MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Financiamento Particular |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da SILVA, Giuliano Roberto; Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) - Alfenas - MG; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG; Centro Universitário do Sul de Minas (UNISMG) – Varginha – MG; Universidade de Franca (UNIFRAN) - Franca - SP; Secretaria Regional do Estado de Minas Gerais (SRE - Varginha) - Varginha - MG. MUDESTO, Moísa Anselmo; Faculdade Presbiteriana Gammon (FAGAMMON) - Lavras - MG. |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
No âmbito escolar ainda há cenas de indiferença, distinção e marginalização de pessoas com deficiência. Essas ações auxiliam para que o rendimento escolar seja baixo e pode diminuir a auto-estima do indivíduo. Este estudo foi realizado como objetivo de avaliar a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física, considerando o discurso dos alunos sem deficiência, verificando, também, se durante as aulas o aluno com deficiência relaciona-se bem com o aluno sem deficiência, proporcionando, assim, uma inclusão efetiva. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo, e o instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A amostra foi constituída por 35 alunos de uma escola da rede municipal da cidade de Lavras - MG, que se encontravam regularmente matriculados no Ensino Fundamental II, no oitavo ano, com idade entre 13 e 16 anos, sem nenhum tipo de deficiência, e obrigatoriamente, em sua turma houvesse uma pessoa com deficiência matriculada. Os resultados mostraram que o preconceito é um dos fatores que dificultam a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física, além de outro fator, que é a falta de colaboração por parte dos alunos considerados “normais”. Logo, verificou-se que através das falas dos alunos que convivem com a realidade da inclusão, que muito ainda precisa ser feito para que haja êxito neste processo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707 10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i2.2707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2707/pdf_542 10.5892/ruvrd.v14i2.2707.g2529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 431-441 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051200276791296 |