ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ellen Faiffer Vieira Souza dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ALENCAR, Noélia Ferreira, SANTOS, Pedro Carlos F., MAGALHÃES, Sérgio Ricardo; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2761
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da sistematização da produção bibliográfica relacionada com as perspectivas teóricas do certificado de Acreditação em odontologia. A Acreditação pode ser definida como uma metodologia de avaliação institucional, periódica, voluntária, e resguardada, que busca afiançar a qualidade da assistência a partir de modelos antecipadamente aceitos. As vantagens obtidas por uma instituição de odontologia ter um certificado de acreditação alcançam aspectos sociais e condições organizacionais como: aumento de segurança para os pacientes e profissionais; melhoria na qualidade da assistência; melhoria na construção da equipe e melhora contínua; criação de critérios e objetivos concretos adaptados à realidade odontológica brasileira; e planejamento para a melhoria contínua das condições organizacionais e na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes (ONA, 2011). Atualmente, há um interesse crescente pela qualidade em todos os setores, sendo algo bastante notável na área da saúde.  A própria definição de qualidade é tema de ampla discussão em diversos seguimentos, pois traz consigo alto grau de subjetividade. Existe uma interseção e sinergias com várias outras dimensões, especialmente com aquelas ligadas à qualidade técnico-científica, pois pacientes, gestores e profissionais da odontologia costumam se importar bastante com a qualidade dos serviços de saúde. Com isso concluiu-se que, apesar da relevância do tema, no Brasil existem poucos estudos sobre avaliação da qualidade dos serviços nas práticas em Odontologia.
id UVRV-2_4b51e934fcc9807192a5bf9432fd1a07
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/2761
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761Acreditação Odontológica. Certificado de Acreditação. Mercado e Acreditação. Qualidade do atendimento e dos serviços prestados. ONA e serviços odontológicos.Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da sistematização da produção bibliográfica relacionada com as perspectivas teóricas do certificado de Acreditação em odontologia. A Acreditação pode ser definida como uma metodologia de avaliação institucional, periódica, voluntária, e resguardada, que busca afiançar a qualidade da assistência a partir de modelos antecipadamente aceitos. As vantagens obtidas por uma instituição de odontologia ter um certificado de acreditação alcançam aspectos sociais e condições organizacionais como: aumento de segurança para os pacientes e profissionais; melhoria na qualidade da assistência; melhoria na construção da equipe e melhora contínua; criação de critérios e objetivos concretos adaptados à realidade odontológica brasileira; e planejamento para a melhoria contínua das condições organizacionais e na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes (ONA, 2011). Atualmente, há um interesse crescente pela qualidade em todos os setores, sendo algo bastante notável na área da saúde.  A própria definição de qualidade é tema de ampla discussão em diversos seguimentos, pois traz consigo alto grau de subjetividade. Existe uma interseção e sinergias com várias outras dimensões, especialmente com aquelas ligadas à qualidade técnico-científica, pois pacientes, gestores e profissionais da odontologia costumam se importar bastante com a qualidade dos serviços de saúde. Com isso concluiu-se que, apesar da relevância do tema, no Brasil existem poucos estudos sobre avaliação da qualidade dos serviços nas práticas em Odontologia.ABECSANTOS, Ellen Faiffer Vieira Souza dosALENCAR, Noélia FerreiraSANTOS, Pedro Carlos F.MAGALHÃES, Sérgio Ricardo; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG2016-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/276110.5892/ruvrd.v14i1.2761Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 88-1022236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2761/pdf_42510.5892/ruvrd.v14i1.2761.g2309Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T21:42:34Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/2761Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:20.270276Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
title ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
spellingShingle ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
SANTOS, Ellen Faiffer Vieira Souza dos
Acreditação Odontológica. Certificado de Acreditação. Mercado e Acreditação. Qualidade do atendimento e dos serviços prestados. ONA e serviços odontológicos.
title_short ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
title_full ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
title_fullStr ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
title_full_unstemmed ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
title_sort ACREDITAÇÃO ODONTOLÓGICADOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2761
author SANTOS, Ellen Faiffer Vieira Souza dos
author_facet SANTOS, Ellen Faiffer Vieira Souza dos
ALENCAR, Noélia Ferreira
SANTOS, Pedro Carlos F.
MAGALHÃES, Sérgio Ricardo; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_role author
author2 ALENCAR, Noélia Ferreira
SANTOS, Pedro Carlos F.
MAGALHÃES, Sérgio Ricardo; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Ellen Faiffer Vieira Souza dos
ALENCAR, Noélia Ferreira
SANTOS, Pedro Carlos F.
MAGALHÃES, Sérgio Ricardo; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Acreditação Odontológica. Certificado de Acreditação. Mercado e Acreditação. Qualidade do atendimento e dos serviços prestados. ONA e serviços odontológicos.
topic Acreditação Odontológica. Certificado de Acreditação. Mercado e Acreditação. Qualidade do atendimento e dos serviços prestados. ONA e serviços odontológicos.
description Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise da sistematização da produção bibliográfica relacionada com as perspectivas teóricas do certificado de Acreditação em odontologia. A Acreditação pode ser definida como uma metodologia de avaliação institucional, periódica, voluntária, e resguardada, que busca afiançar a qualidade da assistência a partir de modelos antecipadamente aceitos. As vantagens obtidas por uma instituição de odontologia ter um certificado de acreditação alcançam aspectos sociais e condições organizacionais como: aumento de segurança para os pacientes e profissionais; melhoria na qualidade da assistência; melhoria na construção da equipe e melhora contínua; criação de critérios e objetivos concretos adaptados à realidade odontológica brasileira; e planejamento para a melhoria contínua das condições organizacionais e na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes (ONA, 2011). Atualmente, há um interesse crescente pela qualidade em todos os setores, sendo algo bastante notável na área da saúde.  A própria definição de qualidade é tema de ampla discussão em diversos seguimentos, pois traz consigo alto grau de subjetividade. Existe uma interseção e sinergias com várias outras dimensões, especialmente com aquelas ligadas à qualidade técnico-científica, pois pacientes, gestores e profissionais da odontologia costumam se importar bastante com a qualidade dos serviços de saúde. Com isso concluiu-se que, apesar da relevância do tema, no Brasil existem poucos estudos sobre avaliação da qualidade dos serviços nas práticas em Odontologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-08
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2761
10.5892/ruvrd.v14i1.2761
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2761
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.2761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2761/pdf_425
10.5892/ruvrd.v14i1.2761.g2309
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 88-102
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051200262111232