NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1369 |
Resumo: | O universo virtual obriga as empresas jornalísticas a se adaptarem. É urgente a necessidade de produtos genuinamente digitais, sem ser apenas a transposição de velhas formas de informar. Em um cenário de transformações, os NewsGames (jogos jornalísticos) surgem como alternativa para engajar o leitor e oferecer inovação tanto na estrutura dos portais quanto no modo de apresentar a notícia. Sendo um processo da gamification no jornalismo online, os Newsgames utilizam a mecânica e elementos de jogos no contexto de notícia para informar, gerar engajamento e apresentar a informação em uma nova plataforma, divertida e lúdica, oferecendo uma experiência hipermidiática de uma notícia que até então o acesso era por meios convencionais. Neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, pretende-se mostrar o potencial dos NewsGames como alternativas para as organizações de mídia, sendo atrativos para os jovens e para gerações futuras. |
id |
UVRV-2_93722cbd0325dcdf59fb70a92b9a2e14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/1369 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369Tecnologia, Tecnologia da InformaçãoJornalismo Online. NewsGames. Novas mídias. Serious Games. Gammification.novas mídiasO universo virtual obriga as empresas jornalísticas a se adaptarem. É urgente a necessidade de produtos genuinamente digitais, sem ser apenas a transposição de velhas formas de informar. Em um cenário de transformações, os NewsGames (jogos jornalísticos) surgem como alternativa para engajar o leitor e oferecer inovação tanto na estrutura dos portais quanto no modo de apresentar a notícia. Sendo um processo da gamification no jornalismo online, os Newsgames utilizam a mecânica e elementos de jogos no contexto de notícia para informar, gerar engajamento e apresentar a informação em uma nova plataforma, divertida e lúdica, oferecendo uma experiência hipermidiática de uma notícia que até então o acesso era por meios convencionais. Neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, pretende-se mostrar o potencial dos NewsGames como alternativas para as organizações de mídia, sendo atrativos para os jovens e para gerações futuras. ABECde MEDEIROS, Danielle Rufino; UFSC2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/136910.5892/ruvrd.v12i1.1369Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 221-2302236-53621517-027610.5892/ruvrd.v12i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1369/pdf_10710.5892/ruvrd.v12i1.1369.g1160bibliográficaDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T14:22:44ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
title |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
spellingShingle |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 de MEDEIROS, Danielle Rufino; UFSC Tecnologia, Tecnologia da Informação Jornalismo Online. NewsGames. Novas mídias. Serious Games. Gammification. novas mídias |
title_short |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
title_full |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
title_fullStr |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
title_full_unstemmed |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
title_sort |
NEWSGAMES: tecnologia digital para difundir notícias na internetdoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
author |
de MEDEIROS, Danielle Rufino; UFSC |
author_facet |
de MEDEIROS, Danielle Rufino; UFSC |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de MEDEIROS, Danielle Rufino; UFSC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia, Tecnologia da Informação Jornalismo Online. NewsGames. Novas mídias. Serious Games. Gammification. novas mídias |
topic |
Tecnologia, Tecnologia da Informação Jornalismo Online. NewsGames. Novas mídias. Serious Games. Gammification. novas mídias |
description |
O universo virtual obriga as empresas jornalísticas a se adaptarem. É urgente a necessidade de produtos genuinamente digitais, sem ser apenas a transposição de velhas formas de informar. Em um cenário de transformações, os NewsGames (jogos jornalísticos) surgem como alternativa para engajar o leitor e oferecer inovação tanto na estrutura dos portais quanto no modo de apresentar a notícia. Sendo um processo da gamification no jornalismo online, os Newsgames utilizam a mecânica e elementos de jogos no contexto de notícia para informar, gerar engajamento e apresentar a informação em uma nova plataforma, divertida e lúdica, oferecendo uma experiência hipermidiática de uma notícia que até então o acesso era por meios convencionais. Neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, pretende-se mostrar o potencial dos NewsGames como alternativas para as organizações de mídia, sendo atrativos para os jovens e para gerações futuras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1369 10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1369 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v12i1.1369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1369/pdf_107 10.5892/ruvrd.v12i1.1369.g1160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
bibliográfica |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 12, n. 1 (2014); 221-230 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v12i1 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1734454433343864832 |