JOGOS ELETRÔNICOS NA REABILITAÇÃO DO EQUILÍBRIO CORPORAL EM IDOSO COM DOENÇA VESTIBULAR: caso clínicohttp://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1453

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Main Author: DONÁ, Flávia; Universidade Anhanguera de São Paulo
Publication Date: 2014
Other Authors: ARAÚJO, Janete Pereira de Faria, MAIA, Denise Alves dos Reis, ALVES, Adirléia Machado, KASSE, Cristiane Akemi
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Language: por
Source: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
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Summary: O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da reabilitação do equilíbrio corporal (RE), por meio do ambiente de realidade virtual Nintendo Wii™ em uma idosa com disfunção vestibular crônica em relação à avaliação clínica e funcional. Trata-se de um relato de caso de H.F.A., do sexo feminino, 62 anos, com queixa de desequilíbrio corporal, vertigem, zumbido e dor de cabeça há cinco anos. Já havia sido tratada com medicamentos supressores, mas não obteve sucesso. A RE consistiu em doze sessões com jogos do Wii Fit Plus, duas vezes por semana, com duração de 60 minutos cada sessão. Como métodos de avaliação foram aplicados o Questionário Funcional Multidimensional Brasileiro (BOMFAQ), Dizziness Handicap Inventory (DHI), Dynamic Gait Index (DGI) e posturografia computadorizada (Balance Rehabilitation Unit). Foram escolhidos dez jogos do Wii Fit Plus e Balance Board. Após o tratamento, a paciente apresentou remissão da tontura e redução da intensidade e frequência do zumbido e da dor de cabeça. Houve melhora na capacidade funcional, qualidade de vida (DHI antes RE = 22 pontos; após RE = 02 pontos) e estabilidade dinâmica (DGI antes RE = 18 pontos; após RE = 24 pontos), aumento da área do limite de estabilidade (antes RE = 52 cm2; após RE = 171 cm2) e redução da oscilação corporal em diferentes condições sensoriais. A reabilitação por meio da tecnologia dos jogos Wii™ Fit Plus foi bem sucedida na promoção da melhora clínica e funcional de uma paciente com distúrbio do equilíbrio corporal de origem vestibular.Palavras chave: Equilíbrio. Vertigem. Idoso. Reabilitação. Labirinto. 
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