AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Marcelo Ribeiro, SILVA, Sheldon William, PEREIRA, Guilherme Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216
Resumo: Com o intuito de oferecer informações que possam atuar como subsídio aos Programas de Qualificação de Docentes, este estudo tem como objetivo identificar quais as barreiras presentes na transferência de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem, no momento do desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso.  Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa com 82 formandos de um curso Superior em Ciências Contábeis oferecido por uma instituição privada localizada no Estado de Minas Gerais. Considerou-se como hipótese: o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas reduz barreiras na transferência de conhecimento na relação entre professor e aluno. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado segundo as definições das nove barreiras presentes na transferência do conhecimento, apresentadas por SZULANSKI (1995,1996).Os resultados demonstraram que o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas não reduz as barreiras “ambigüidade causal”, “falta de prova de utilidade do conhecimento da fonte”, “falta de motivação da fonte” e “falta de confiabilidade percebida da fonte”. No entanto, identificou-se que o conhecimento prévio tende a reduzir as barreiras “falta de motivação do receptor”, “falta de capacidade de absorção do receptor”, “falta de capacidade de retenção do receptor”, “contexto organizacional estéril”, e “difícil relacionamento entre fonte e receptor” considerando o aspecto empatia. Os resultados obtidos abordaram ainda questões importantes que merecem reflexão, como a criação de uma cultura que incentive a pesquisa e a importância do conhecimento, bem como a importância de um bom relacionamento entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.
id UVRV-2_c8dc86985a208c5b0c2fc20d8c7775fc
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/4216
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-AprendizagemCom o intuito de oferecer informações que possam atuar como subsídio aos Programas de Qualificação de Docentes, este estudo tem como objetivo identificar quais as barreiras presentes na transferência de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem, no momento do desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso.  Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa com 82 formandos de um curso Superior em Ciências Contábeis oferecido por uma instituição privada localizada no Estado de Minas Gerais. Considerou-se como hipótese: o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas reduz barreiras na transferência de conhecimento na relação entre professor e aluno. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado segundo as definições das nove barreiras presentes na transferência do conhecimento, apresentadas por SZULANSKI (1995,1996).Os resultados demonstraram que o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas não reduz as barreiras “ambigüidade causal”, “falta de prova de utilidade do conhecimento da fonte”, “falta de motivação da fonte” e “falta de confiabilidade percebida da fonte”. No entanto, identificou-se que o conhecimento prévio tende a reduzir as barreiras “falta de motivação do receptor”, “falta de capacidade de absorção do receptor”, “falta de capacidade de retenção do receptor”, “contexto organizacional estéril”, e “difícil relacionamento entre fonte e receptor” considerando o aspecto empatia. Os resultados obtidos abordaram ainda questões importantes que merecem reflexão, como a criação de uma cultura que incentive a pesquisa e a importância do conhecimento, bem como a importância de um bom relacionamento entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.ABECFONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSILVA, Marcelo RibeiroSILVA, Sheldon WilliamPEREIRA, Guilherme Marques2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/421610.5892/ruvrd.v14i2.4216Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1255-12702236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216/319410.5892/ruvrd.v14i2.4216.g3194Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:05:45Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4216Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:54.402629Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
title AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
spellingShingle AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-Aprendizagem
title_short AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
title_full AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
title_fullStr AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
title_full_unstemmed AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
title_sort AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
author FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SILVA, Marcelo Ribeiro
SILVA, Sheldon William
PEREIRA, Guilherme Marques
author_role author
author2 SILVA, Marcelo Ribeiro
SILVA, Sheldon William
PEREIRA, Guilherme Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SILVA, Marcelo Ribeiro
SILVA, Sheldon William
PEREIRA, Guilherme Marques
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-Aprendizagem
topic Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-Aprendizagem
description Com o intuito de oferecer informações que possam atuar como subsídio aos Programas de Qualificação de Docentes, este estudo tem como objetivo identificar quais as barreiras presentes na transferência de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem, no momento do desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso.  Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa com 82 formandos de um curso Superior em Ciências Contábeis oferecido por uma instituição privada localizada no Estado de Minas Gerais. Considerou-se como hipótese: o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas reduz barreiras na transferência de conhecimento na relação entre professor e aluno. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado segundo as definições das nove barreiras presentes na transferência do conhecimento, apresentadas por SZULANSKI (1995,1996).Os resultados demonstraram que o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas não reduz as barreiras “ambigüidade causal”, “falta de prova de utilidade do conhecimento da fonte”, “falta de motivação da fonte” e “falta de confiabilidade percebida da fonte”. No entanto, identificou-se que o conhecimento prévio tende a reduzir as barreiras “falta de motivação do receptor”, “falta de capacidade de absorção do receptor”, “falta de capacidade de retenção do receptor”, “contexto organizacional estéril”, e “difícil relacionamento entre fonte e receptor” considerando o aspecto empatia. Os resultados obtidos abordaram ainda questões importantes que merecem reflexão, como a criação de uma cultura que incentive a pesquisa e a importância do conhecimento, bem como a importância de um bom relacionamento entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216
10.5892/ruvrd.v14i2.4216
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i2.4216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216/3194
10.5892/ruvrd.v14i2.4216.g3194
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1255-1270
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051204372529152