AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216 |
Resumo: | Com o intuito de oferecer informações que possam atuar como subsídio aos Programas de Qualificação de Docentes, este estudo tem como objetivo identificar quais as barreiras presentes na transferência de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem, no momento do desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa com 82 formandos de um curso Superior em Ciências Contábeis oferecido por uma instituição privada localizada no Estado de Minas Gerais. Considerou-se como hipótese: o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas reduz barreiras na transferência de conhecimento na relação entre professor e aluno. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado segundo as definições das nove barreiras presentes na transferência do conhecimento, apresentadas por SZULANSKI (1995,1996).Os resultados demonstraram que o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas não reduz as barreiras “ambigüidade causal”, “falta de prova de utilidade do conhecimento da fonte”, “falta de motivação da fonte” e “falta de confiabilidade percebida da fonte”. No entanto, identificou-se que o conhecimento prévio tende a reduzir as barreiras “falta de motivação do receptor”, “falta de capacidade de absorção do receptor”, “falta de capacidade de retenção do receptor”, “contexto organizacional estéril”, e “difícil relacionamento entre fonte e receptor” considerando o aspecto empatia. Os resultados obtidos abordaram ainda questões importantes que merecem reflexão, como a criação de uma cultura que incentive a pesquisa e a importância do conhecimento, bem como a importância de um bom relacionamento entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UVRV-2_c8dc86985a208c5b0c2fc20d8c7775fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/4216 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-AprendizagemCom o intuito de oferecer informações que possam atuar como subsídio aos Programas de Qualificação de Docentes, este estudo tem como objetivo identificar quais as barreiras presentes na transferência de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem, no momento do desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa com 82 formandos de um curso Superior em Ciências Contábeis oferecido por uma instituição privada localizada no Estado de Minas Gerais. Considerou-se como hipótese: o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas reduz barreiras na transferência de conhecimento na relação entre professor e aluno. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado segundo as definições das nove barreiras presentes na transferência do conhecimento, apresentadas por SZULANSKI (1995,1996).Os resultados demonstraram que o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas não reduz as barreiras “ambigüidade causal”, “falta de prova de utilidade do conhecimento da fonte”, “falta de motivação da fonte” e “falta de confiabilidade percebida da fonte”. No entanto, identificou-se que o conhecimento prévio tende a reduzir as barreiras “falta de motivação do receptor”, “falta de capacidade de absorção do receptor”, “falta de capacidade de retenção do receptor”, “contexto organizacional estéril”, e “difícil relacionamento entre fonte e receptor” considerando o aspecto empatia. Os resultados obtidos abordaram ainda questões importantes que merecem reflexão, como a criação de uma cultura que incentive a pesquisa e a importância do conhecimento, bem como a importância de um bom relacionamento entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.ABECFONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSILVA, Marcelo RibeiroSILVA, Sheldon WilliamPEREIRA, Guilherme Marques2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/421610.5892/ruvrd.v14i2.4216Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1255-12702236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216/319410.5892/ruvrd.v14i2.4216.g3194Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:05:45Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4216Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:54.402629Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
title |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
spellingShingle |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-Aprendizagem |
title_short |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
title_full |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
title_fullStr |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
title_full_unstemmed |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
title_sort |
AS BARREIRAS EXISTENTES NA TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: um estudo realizado com alunos de um curso de graduação em Ciências ContábeisDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
author |
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG |
author_facet |
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SILVA, Marcelo Ribeiro SILVA, Sheldon William PEREIRA, Guilherme Marques |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, Marcelo Ribeiro SILVA, Sheldon William PEREIRA, Guilherme Marques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG SILVA, Marcelo Ribeiro SILVA, Sheldon William PEREIRA, Guilherme Marques |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-Aprendizagem |
topic |
Barreiras na Transferência de Conhecimento; Processo de Ensino-Aprendizagem |
description |
Com o intuito de oferecer informações que possam atuar como subsídio aos Programas de Qualificação de Docentes, este estudo tem como objetivo identificar quais as barreiras presentes na transferência de conhecimento durante o processo de ensino-aprendizagem, no momento do desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Para isso, realizou-se um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa com 82 formandos de um curso Superior em Ciências Contábeis oferecido por uma instituição privada localizada no Estado de Minas Gerais. Considerou-se como hipótese: o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas reduz barreiras na transferência de conhecimento na relação entre professor e aluno. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado segundo as definições das nove barreiras presentes na transferência do conhecimento, apresentadas por SZULANSKI (1995,1996).Os resultados demonstraram que o conhecimento prévio sobre o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas não reduz as barreiras “ambigüidade causal”, “falta de prova de utilidade do conhecimento da fonte”, “falta de motivação da fonte” e “falta de confiabilidade percebida da fonte”. No entanto, identificou-se que o conhecimento prévio tende a reduzir as barreiras “falta de motivação do receptor”, “falta de capacidade de absorção do receptor”, “falta de capacidade de retenção do receptor”, “contexto organizacional estéril”, e “difícil relacionamento entre fonte e receptor” considerando o aspecto empatia. Os resultados obtidos abordaram ainda questões importantes que merecem reflexão, como a criação de uma cultura que incentive a pesquisa e a importância do conhecimento, bem como a importância de um bom relacionamento entre professor e aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216 10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i2.4216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4216/3194 10.5892/ruvrd.v14i2.4216.g3194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1255-1270 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051204372529152 |