EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Marcelo Ribeiro, FAGUNDES, Liliane Dolores, SOUZA, Janilton Gabiel de, SILVA, Sheldon William
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215
Resumo: O presente artigo busca compreender como alguns pressupostos subjacentes ao Empoderamento, tais como o Autodesenvolvimento, a Prática Reflexiva e a Aprendizagem Experencial, identificados a partir de referencial teórico, podem ser positivos ao processo de desenvolvimento de competências individuais e grupais sob o ponto de vista da criação de um ambiente organizacional favorável à inovação. Metodologicamente, o presente estudo pode ser classificado como uma análise exploratória descritiva por meio de um estudo de caso singular e de natureza qualitativa. Já a técnica de coleta de dados foi por meio de entrevistas pessoais, utilização de questionário semi-estruturado e observação não-participante. O questionário semi-estruturado foi constituído por questões abertas, previamente selecionadas, cujas respostas tomaram forma a partir do ponto de vista do entrevistado. As observações tiveram como principal objetivo analisar os processos de Autodesenvolvimento, Aprendizagem Experencial e Prática Reflexiva e sua relação com os desafios inerentes à manufatura e à prestação de serviços no âmbito do trabalho. Os resultados obtidos demonstraram que o os pressupostos subjacentes ao Empoderamento são importantes fatores para o desenvolvimento de competências de grupos autônomos, principalmente quando relacionados à inovação dos processos produtivos industriais, sendo esse um diferencial da empresa, passível de sua manutenção e sua sobrevivência no competitivo mercado automotivo brasileiro e internacional. 
id UVRV-2_e2e1cc8fa59a213b90dbec831b4b31c3
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/4215
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial.O presente artigo busca compreender como alguns pressupostos subjacentes ao Empoderamento, tais como o Autodesenvolvimento, a Prática Reflexiva e a Aprendizagem Experencial, identificados a partir de referencial teórico, podem ser positivos ao processo de desenvolvimento de competências individuais e grupais sob o ponto de vista da criação de um ambiente organizacional favorável à inovação. Metodologicamente, o presente estudo pode ser classificado como uma análise exploratória descritiva por meio de um estudo de caso singular e de natureza qualitativa. Já a técnica de coleta de dados foi por meio de entrevistas pessoais, utilização de questionário semi-estruturado e observação não-participante. O questionário semi-estruturado foi constituído por questões abertas, previamente selecionadas, cujas respostas tomaram forma a partir do ponto de vista do entrevistado. As observações tiveram como principal objetivo analisar os processos de Autodesenvolvimento, Aprendizagem Experencial e Prática Reflexiva e sua relação com os desafios inerentes à manufatura e à prestação de serviços no âmbito do trabalho. Os resultados obtidos demonstraram que o os pressupostos subjacentes ao Empoderamento são importantes fatores para o desenvolvimento de competências de grupos autônomos, principalmente quando relacionados à inovação dos processos produtivos industriais, sendo esse um diferencial da empresa, passível de sua manutenção e sua sobrevivência no competitivo mercado automotivo brasileiro e internacional. ABECFONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MGSILVA, Marcelo RibeiroFAGUNDES, Liliane DoloresSOUZA, Janilton Gabiel deSILVA, Sheldon William2017-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/421510.5892/ruvrd.v14i1.4215Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1134-11492236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215/pdf_67710.5892/ruvrd.v14i1.4215.g3193Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:00:53Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/4215Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:41.192489Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
title EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
spellingShingle EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial.
title_short EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
title_full EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
title_fullStr EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
title_full_unstemmed EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
title_sort EMPODERAMENTO E COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS E GRUPAIS: a criação de ambiente organizacional favorável à inovaçãoDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.4215
author FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
author_facet FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SILVA, Marcelo Ribeiro
FAGUNDES, Liliane Dolores
SOUZA, Janilton Gabiel de
SILVA, Sheldon William
author_role author
author2 SILVA, Marcelo Ribeiro
FAGUNDES, Liliane Dolores
SOUZA, Janilton Gabiel de
SILVA, Sheldon William
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv FONSECA, Letícia Rodrigues da; Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), Betim, MG
SILVA, Marcelo Ribeiro
FAGUNDES, Liliane Dolores
SOUZA, Janilton Gabiel de
SILVA, Sheldon William
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial.
topic Empoderamento. Autodesenvolvimento Prática Reflexiva. Aprendizagem Experencial.
description O presente artigo busca compreender como alguns pressupostos subjacentes ao Empoderamento, tais como o Autodesenvolvimento, a Prática Reflexiva e a Aprendizagem Experencial, identificados a partir de referencial teórico, podem ser positivos ao processo de desenvolvimento de competências individuais e grupais sob o ponto de vista da criação de um ambiente organizacional favorável à inovação. Metodologicamente, o presente estudo pode ser classificado como uma análise exploratória descritiva por meio de um estudo de caso singular e de natureza qualitativa. Já a técnica de coleta de dados foi por meio de entrevistas pessoais, utilização de questionário semi-estruturado e observação não-participante. O questionário semi-estruturado foi constituído por questões abertas, previamente selecionadas, cujas respostas tomaram forma a partir do ponto de vista do entrevistado. As observações tiveram como principal objetivo analisar os processos de Autodesenvolvimento, Aprendizagem Experencial e Prática Reflexiva e sua relação com os desafios inerentes à manufatura e à prestação de serviços no âmbito do trabalho. Os resultados obtidos demonstraram que o os pressupostos subjacentes ao Empoderamento são importantes fatores para o desenvolvimento de competências de grupos autônomos, principalmente quando relacionados à inovação dos processos produtivos industriais, sendo esse um diferencial da empresa, passível de sua manutenção e sua sobrevivência no competitivo mercado automotivo brasileiro e internacional. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215
10.5892/ruvrd.v14i1.4215
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v14i1.4215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4215/pdf_677
10.5892/ruvrd.v14i1.4215.g3193
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 1 (2016); 1134-1149
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v14i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051202853142528