A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online. |
id |
Unisinos-3_12dc3d5a2aa107ce4b2d61e7e8c1f0ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13132 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistênciaTeacher identity in the discourse of online comments: Re-enunciation and resistance discoursesEste artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online.This article analyzes online comments posted on a social network with the aim of observing how teachers construct their identities in discourse. The theoretical background and method were based on the dialogic conception of language proposed by the Bakhtin Circle and studies on identity and teacher identity. The research corpus consisted of a Facebook post with an interview and its respective comments, totaling 31 statements of the online comment genre posted on the Facebook group “Professores do Paraná”. The results showed two patterns in the teachers’ comments: (i) statements that re-enunciated the idea of a teacher with poor academic background; (ii) statements that showed resistance, in which there was an axiological refutation/confrontation/detachment from the derogatory identity imposed through discourse.Keywords: discourse, teacher identity, online comment.Unisinos2017-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10Calidoscópio; Vol. 15 No. 3 (2017): September/December; 516-528Calidoscópio; v. 15 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 516-5282177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10/6339Rohling, NíveaRucinski, Vilson Rodrigo Dieselinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-05T18:49:02Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13132Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2018-01-05T18:49:02Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência Teacher identity in the discourse of online comments: Re-enunciation and resistance discourses |
title |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência |
spellingShingle |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência Rohling, Nívea |
title_short |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência |
title_full |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência |
title_fullStr |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência |
title_full_unstemmed |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência |
title_sort |
A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência |
author |
Rohling, Nívea |
author_facet |
Rohling, Nívea Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel |
author_role |
author |
author2 |
Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rohling, Nívea Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel |
description |
Este artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10/6339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 15 No. 3 (2017): September/December; 516-528 Calidoscópio; v. 15 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 516-528 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203886809841664 |