A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohling, Nívea
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10
Resumo: Este artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online.
id Unisinos-3_12dc3d5a2aa107ce4b2d61e7e8c1f0ec
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13132
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistênciaTeacher identity in the discourse of online comments: Re-enunciation and resistance discoursesEste artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online.This article analyzes online comments posted on a social network with the aim of observing how teachers construct their identities in discourse. The theoretical background and method were based on the dialogic conception of language proposed by the Bakhtin Circle and studies on identity and teacher identity. The research corpus consisted of a Facebook post with an interview and its respective comments, totaling 31 statements of the online comment genre posted on the Facebook group “Professores do Paraná”. The results showed two patterns in the teachers’ comments: (i) statements that re-enunciated the idea of a teacher with poor academic background; (ii) statements that showed resistance, in which there was an axiological refutation/confrontation/detachment from the derogatory identity imposed through discourse.Keywords: discourse, teacher identity, online comment.Unisinos2017-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10Calidoscópio; Vol. 15 No. 3 (2017): September/December; 516-528Calidoscópio; v. 15 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 516-5282177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10/6339Rohling, NíveaRucinski, Vilson Rodrigo Dieselinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-05T18:49:02Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/13132Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2018-01-05T18:49:02Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
Teacher identity in the discourse of online comments: Re-enunciation and resistance discourses
title A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
spellingShingle A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
Rohling, Nívea
title_short A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
title_full A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
title_fullStr A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
title_full_unstemmed A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
title_sort A identidade docente discursivizada em comentários online: reenunciação e discursos de resistência
author Rohling, Nívea
author_facet Rohling, Nívea
Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel
author_role author
author2 Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohling, Nívea
Rucinski, Vilson Rodrigo Diesel
description Este artigo apresenta uma análise de comentários online, postados em uma rede social com vistas a observar os modos como professores discursivizam sua própria identidade. A análise teve como base teórica e metodológica a concepção dialógica de linguagem, elaborada pelo Círculo de Bakhtin; e os estudos sobre identidade e identidade docente. Os dados da pesquisa são compostos pela postagem de uma entrevista pingue-pongue e seus discursos-respostas, constituindo um conjunto de 31 (trinta e um) enunciados do gênero comentário online, postados no grupo “Professores do Paraná” na rede social Facebook. Os resultados da análise apontam para duas regularidades nos discursos-respostas dos professores: (i) enunciados que reenunciam a identidade do professor “mal formado”; (ii) enunciados de resistência em que há uma refutação/confrontação/distanciamento axiológico à identidade depreciativa imposta discursivamente.Palavras-chave: discurso, identidade docente, comentário online.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.10/6339
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 15 No. 3 (2017): September/December; 516-528
Calidoscópio; v. 15 n. 3 (2017): setembro/dezembro; 516-528
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886809841664