Variação linguística em materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alexandra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coan, Márluce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25275
Resumo: Neste artigo, analisamos atividades referentes à variação na codificação do sistema temporal (tempo/aspecto/modo) em dois cadernos de exercícios da coleção Bem-Vindo (Calles et al; Burim e Medrado, 2013). Das 23 questões sobre tempo/aspecto/modo do caderno para estudantes de origem latina, somente 04 dão margem a considerações sobre variação; já no caderno destinado aos estudantes de origem anglo-saxônica, há 07 atividades propícias ao tratamento da variação das 39 observadas. Do caderno destinado aos estudantes de origem latina, somente uma questão se volta estritamente à variação em perspectiva clássica (na acepção de mesmo significado referencial): variação entre imperativo versus infinitivo em atos de comando.  Das outras três, embora valores temporais igualitários estejam em cena, há divergências aspectuais e/ou modais. No caderno para alunos de origem anglo-saxônica, há questões sobre forma simples versus composta do pretérito mais-que-perfeito; perfeito e imperfeito; presente do indicativo e futuro do pretérito; pretérito perfeito composto e presente do indicativo; formas de imperativo em função dos pronomes (tu x você); ser/estar auxiliares e particípio passado. Essas tendências de tratamento variacionista apontadas podem fomentar a elaboração de outros materiais didáticos, o que implicaria consonância com o que a literatura linguística tem evidenciado em descrições sobre fenômenos em variação. Palavras-chave: Variação; Materiais Didáticos; Português Língua Estrangeira.
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spelling Variação linguística em materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE)Language variaton in portuguese foreign language teaching materials (PLE)Variation linguistique dans le matériel didactique du portugais comme langue étrangère (PLE)Variación lingüística en los materiales didácticos de Portugués como Lengua Extranjera (PLE)VariationMatériaux DidactiquesPortugais Langue ÉtrangèreVariationteaching materialsPortuguese as a Foreign LanguageVariaciónmateriales de enseñanzaportugués como lengua extranjeraNeste artigo, analisamos atividades referentes à variação na codificação do sistema temporal (tempo/aspecto/modo) em dois cadernos de exercícios da coleção Bem-Vindo (Calles et al; Burim e Medrado, 2013). Das 23 questões sobre tempo/aspecto/modo do caderno para estudantes de origem latina, somente 04 dão margem a considerações sobre variação; já no caderno destinado aos estudantes de origem anglo-saxônica, há 07 atividades propícias ao tratamento da variação das 39 observadas. Do caderno destinado aos estudantes de origem latina, somente uma questão se volta estritamente à variação em perspectiva clássica (na acepção de mesmo significado referencial): variação entre imperativo versus infinitivo em atos de comando.  Das outras três, embora valores temporais igualitários estejam em cena, há divergências aspectuais e/ou modais. No caderno para alunos de origem anglo-saxônica, há questões sobre forma simples versus composta do pretérito mais-que-perfeito; perfeito e imperfeito; presente do indicativo e futuro do pretérito; pretérito perfeito composto e presente do indicativo; formas de imperativo em função dos pronomes (tu x você); ser/estar auxiliares e particípio passado. Essas tendências de tratamento variacionista apontadas podem fomentar a elaboração de outros materiais didáticos, o que implicaria consonância com o que a literatura linguística tem evidenciado em descrições sobre fenômenos em variação. Palavras-chave: Variação; Materiais Didáticos; Português Língua Estrangeira.In this article, we analyse activities related to variation in the coding of the temporal system (tense/ aspect/ mode) in two workbooks of the Bem-Vindo collection (Calles et al; Burim and Medrado, 2013). 23 questions about tense/aspect/mode we reapplied of the workbook for students of Latin origin, and only 04 considerations on the variation; in the workbook aimed at students of Anglo-Saxon origin, there are 07 activities suitable for dealing with variations of the 39 observed. From the workbook intended for students of Latin origin, only one question is strictly related to the variation in classical perspective (in the sense of the same referential meaning): variation between imperative versus infinitive in acts of command. Concerning the other three, although equal temporal values are in the scene, there are aspectual and/or modal divergences. In the workbook for students of Anglo-Saxon origin, there are questions about simple versus composite form of the more-than-perfect past tense; perfect and imperfect; present tense and future of the past; perfect past composite and present tense; imperative forms depending on the pronouns (tu x você); to be auxiliaries and past participle. These variations treatment pointed out can encourage the development of other teaching materials, which would imply agreement with what the linguistic literature has shown in descriptions of phenomena in variation.Dans cet article, nous analysons des activités liées à la variation du codage du système temporel (temps/aspect/mode) dans deux cahiers de la collection Bem-Vindo (Calles et al ; Burim et Medrado, 2013). Sur les 23 questions sur le temps/l'aspect/le mode du cahier pour les élèves d'origine latine, seules 04 donnent lieu à des réflexions sur la variation ; dans le cahier destiné aux élèves d'origine anglo-saxonne, il y a 07 activités propices au traitement de la variation des 39 observées. Du cahier destiné aux étudiants d'origine latine, une seule question est strictement liée à la variation dans la perspective classique (au sens du même sens référentiel) : variation entre impératif versus infinitif dans les actes de commandement. Des trois autres, bien que des valeurs temporelles égalitaires soient en scène, il existe des divergences aspectuelles et/ou modales. Dans le cahier des élèves d'origine anglo-saxonne, il y a des questions sur le plus-que-parfait du passé simple versus composé ; parfait et imparfait; temps présent et temps futur; passé parfait et présent; les formes impératives en fonction des pronoms (tu x tu) ; auxiliaire ser/estar et participe passé. Ces variations des tendances de traitement signalées peuvent inciter à développer d'autres supports pédagogiques, ce qui impliquerait une concordance avec ce que la littérature linguistique a montré dans les descriptions de phénomènes en variation.En este artículo analizamos actividades relacionadas con la variación en la codificación del sistema temporal (tiempo/aspecto/modo) en dos cuadernos de trabajo de la colección Bem-Vindo (Calles et al; Burim y Medrado, 2013). De las 23 preguntas sobre tiempo/aspecto/modo del cuaderno para estudiantes de origen latino, solo 04 dan lugar a consideraciones sobre variación; en el cuaderno destinado a estudiantes de origen anglosajón, se encuentran 07 actividades conducentes al tratamiento de la variación de las 39 observadas. Del cuaderno destinado a estudiantes de origen latino, sólo una pregunta está estrictamente relacionada con la variación de la perspectiva clásica (en el sentido del mismo sentido referencial): variación entre imperativo versus infinitivo en los actos de mando. De los otros tres, si bien están en escena valores temporales igualitarios, existen divergencias aspectuales y/o modales. En el cuaderno para estudiantes de origen anglosajón, hay preguntas sobre el tiempo pasado simple versus compuesto pluscuamperfecto; perfecto e imperfecto; tiempo presente y tiempo futuro; pasado perfecto y presente; formas imperativas en función de los pronombres (tu x tú); auxiliar ser/estar y participio pasado. Estas variaciones de las tendencias de tratamiento señaladas pueden alentar el desarrollo de otros materiales didácticos, lo que implicaría una consonancia con lo que la literatura lingüística ha mostrado en las descripciones de fenómenos en variación.Unisinos2023-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/2527510.4013/cld.2023.212.07Calidoscópio; Vol. 21 No. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 340-360Calidoscópio; v. 21 n. 2 (2023): Volume Atemático (v. 21, n. 2 - 2023, mai-ago); 340-3602177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25275/60749624Copyright (c) 2023 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, AlexandraCoan, Márluce2023-07-24T20:43:32Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/25275Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2023-07-24T20:43:32Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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