High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01 |
Resumo: | A presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático. |
id |
Unisinos-3_b7708e70994c4850e2403a1a50327f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14899 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesaA presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático. Unisinos2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01Calidoscópio; Vol. 17 No. 1 (2019): Jan-Apr; 3-23Calidoscópio; v. 17 n. 1 (2019): Janeiro/Abril; 3-232177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01/60746862Jesus, Talita Duarte deBack, Angela Cristina Di Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T18:47:08Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14899Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-07-09T18:47:08Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa |
title |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa |
spellingShingle |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa Jesus, Talita Duarte de |
title_short |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa |
title_full |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa |
title_fullStr |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa |
title_full_unstemmed |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa |
title_sort |
High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa |
author |
Jesus, Talita Duarte de |
author_facet |
Jesus, Talita Duarte de Back, Angela Cristina Di Palma |
author_role |
author |
author2 |
Back, Angela Cristina Di Palma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Talita Duarte de Back, Angela Cristina Di Palma |
description |
A presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01/60746862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 17 No. 1 (2019): Jan-Apr; 3-23 Calidoscópio; v. 17 n. 1 (2019): Janeiro/Abril; 3-23 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203887246049280 |