High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Talita Duarte de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Back, Angela Cristina Di Palma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01
Resumo: A presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático.   
id Unisinos-3_b7708e70994c4850e2403a1a50327f4b
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14899
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesaA presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático.   Unisinos2019-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01Calidoscópio; Vol. 17 No. 1 (2019): Jan-Apr; 3-23Calidoscópio; v. 17 n. 1 (2019): Janeiro/Abril; 3-232177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01/60746862Jesus, Talita Duarte deBack, Angela Cristina Di Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T18:47:08Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/14899Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2019-07-09T18:47:08Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
title High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
spellingShingle High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
Jesus, Talita Duarte de
title_short High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
title_full High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
title_fullStr High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
title_full_unstemmed High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
title_sort High Up: análise do processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa
author Jesus, Talita Duarte de
author_facet Jesus, Talita Duarte de
Back, Angela Cristina Di Palma
author_role author
author2 Back, Angela Cristina Di Palma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Talita Duarte de
Back, Angela Cristina Di Palma
description A presente pesquisa, fundamentada em uma concepção de leitura como construção de significado, verificou, por meio da análise do conteúdo do livro didático (LD) de Língua Inglesa High Up, aprovado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2015, em que medida o LD contribui para a formação de um leitor proficiente, autônomo. Para isso, foram analisadas, qualitativamente, atividades referentes a dois gêneros textuais: conto e piada, procurando perceber os modelos de leitura adotados. Foi possível constatar que a formação leitora é um objetivo do LD, contudo, algumas atividades não contribuem efetivamente para uma prática autônoma do sujeito frente à leitura para além do espaço escolar. Entretanto, a postura crítica do professor enquanto mediador pode contribuir para uma significação consistente da prática leitora durante o uso do material didático.Palavras-chave: formação leitora; língua inglesa; livro didático.   
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.171.01/60746862
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 17 No. 1 (2019): Jan-Apr; 3-23
Calidoscópio; v. 17 n. 1 (2019): Janeiro/Abril; 3-23
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203887246049280