Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Calidoscópio (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480 |
Resumo: | Today’s mother language’s pedagogical approach seems to consist on leading pupils’ perceptions towards reading and writing as mere “school routines”. The recognition of this approach is itself the fundament to a reflection on how can (Portuguese) language teaching avoid this procedure, namely through the mobilization of elementary didactic attitudes which privilege, on one hand, the clearing of reading and writing procedures as well as the promotion of a more favourable knowledge acquisition through a meaningful relation between pupils and written language and, on the other hand, understanding interactively these two competences under a socializing perspective. We consider that only a didactic work with the word willing to promote meaningful ties with the language will be able to alter pupils’ disposals towards learning as well as living relation with it. The conclusions emphasise some other principles that contribute to this didactic reality. Key words: reflective writing, process, reading. |
id |
Unisinos-3_dffabd935803892e07f76c37a6891b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6480 |
network_acronym_str |
Unisinos-3 |
network_name_str |
Calidoscópio (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textosLer e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textosToday’s mother language’s pedagogical approach seems to consist on leading pupils’ perceptions towards reading and writing as mere “school routines”. The recognition of this approach is itself the fundament to a reflection on how can (Portuguese) language teaching avoid this procedure, namely through the mobilization of elementary didactic attitudes which privilege, on one hand, the clearing of reading and writing procedures as well as the promotion of a more favourable knowledge acquisition through a meaningful relation between pupils and written language and, on the other hand, understanding interactively these two competences under a socializing perspective. We consider that only a didactic work with the word willing to promote meaningful ties with the language will be able to alter pupils’ disposals towards learning as well as living relation with it. The conclusions emphasise some other principles that contribute to this didactic reality. Key words: reflective writing, process, reading.Sendo hoje, reconhecidamente, aceito que um dos males da pedagogia da língua materna consiste em levar os alunos a pensar que a leitura e a escrita são apenas “rotinas escolares”, procura-se reflectir, neste artigo, sobre o modo como o Ensino da Língua (Português) pode evitar essa deriva. Isto pode ser feito, nomeadamente, através da integração de posturas didácticas básicas que dêem primazia à explicitação dos procedimentos do ler e escrever, ao estabelecimento pelos alunos de uma relação com a língua escrita propícia à aquisição de conhecimentos e saberes e a um entendimento interactivo destas duas competências numa perspectiva de socialização. Considerando que só um trabalho didáctico com a palavra de forma a propiciar laços de sentido com a linguagem é susceptível de provocar em alguns alunos uma aprendizagem e uma vivência com a língua, conclui-se dando ênfase a alguns outros princípios que para esta realidade didáctica contribuem. Palavras-chave: escrita reflexiva, processual, leitura.Unisinos2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480Calidoscópio; Vol. 2 No. 1 (2004): January/June; 43-47Calidoscópio; v. 2 n. 1 (2004): janeiro/junho; 43-472177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480/3616Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Luísa Álvares2021-05-27T16:03:27Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6480Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-05-27T16:03:27Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos |
title |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos |
spellingShingle |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos Pereira, Luísa Álvares |
title_short |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos |
title_full |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos |
title_fullStr |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos |
title_full_unstemmed |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos |
title_sort |
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos |
author |
Pereira, Luísa Álvares |
author_facet |
Pereira, Luísa Álvares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luísa Álvares |
description |
Today’s mother language’s pedagogical approach seems to consist on leading pupils’ perceptions towards reading and writing as mere “school routines”. The recognition of this approach is itself the fundament to a reflection on how can (Portuguese) language teaching avoid this procedure, namely through the mobilization of elementary didactic attitudes which privilege, on one hand, the clearing of reading and writing procedures as well as the promotion of a more favourable knowledge acquisition through a meaningful relation between pupils and written language and, on the other hand, understanding interactively these two competences under a socializing perspective. We consider that only a didactic work with the word willing to promote meaningful ties with the language will be able to alter pupils’ disposals towards learning as well as living relation with it. The conclusions emphasise some other principles that contribute to this didactic reality. Key words: reflective writing, process, reading. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480/3616 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Calidoscópio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Calidoscópio; Vol. 2 No. 1 (2004): January/June; 43-47 Calidoscópio; v. 2 n. 1 (2004): janeiro/junho; 43-47 2177-6202 reponame:Calidoscópio (Online) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Calidoscópio (Online) |
collection |
Calidoscópio (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br |
_version_ |
1792203886180696064 |