Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luísa Álvares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Calidoscópio (Online)
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480
Resumo: Today’s mother language’s pedagogical approach seems to consist on leading pupils’ perceptions towards reading and writing as mere “school routines”. The recognition of this approach is itself the fundament to a reflection on how can (Portuguese) language teaching avoid this procedure, namely through the mobilization of elementary didactic attitudes which privilege, on one hand, the clearing of reading and writing procedures as well as the promotion of a more favourable knowledge acquisition through a meaningful relation between pupils and written language and, on the other hand, understanding interactively these two competences under a socializing perspective. We consider that only a didactic work with the word willing to promote meaningful ties with the language will be able to alter pupils’ disposals towards learning as well as living relation with it. The conclusions emphasise some other principles that contribute to this didactic reality. Key words: reflective writing, process, reading.
id Unisinos-3_dffabd935803892e07f76c37a6891b25
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6480
network_acronym_str Unisinos-3
network_name_str Calidoscópio (Online)
repository_id_str
spelling Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textosLer e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textosToday’s mother language’s pedagogical approach seems to consist on leading pupils’ perceptions towards reading and writing as mere “school routines”. The recognition of this approach is itself the fundament to a reflection on how can (Portuguese) language teaching avoid this procedure, namely through the mobilization of elementary didactic attitudes which privilege, on one hand, the clearing of reading and writing procedures as well as the promotion of a more favourable knowledge acquisition through a meaningful relation between pupils and written language and, on the other hand, understanding interactively these two competences under a socializing perspective. We consider that only a didactic work with the word willing to promote meaningful ties with the language will be able to alter pupils’ disposals towards learning as well as living relation with it. The conclusions emphasise some other principles that contribute to this didactic reality. Key words: reflective writing, process, reading.Sendo hoje, reconhecidamente, aceito que um dos males da pedagogia da língua materna consiste em levar os alunos a pensar que a leitura e a escrita são apenas “rotinas escolares”, procura-se reflectir, neste artigo, sobre o modo como o Ensino da Língua (Português) pode evitar essa deriva. Isto pode ser feito, nomeadamente, através da integração de posturas didácticas básicas que dêem primazia à explicitação dos procedimentos do ler e escrever, ao estabelecimento pelos alunos de uma relação com a língua escrita propícia à aquisição de conhecimentos e saberes e a um entendimento interactivo destas duas competências numa perspectiva de socialização. Considerando que só um trabalho didáctico com a palavra de forma a propiciar laços de sentido com a linguagem é susceptível de provocar em alguns alunos uma aprendizagem e uma vivência com a língua, conclui-se dando ênfase a alguns outros princípios que para esta realidade didáctica contribuem. Palavras-chave: escrita reflexiva, processual, leitura.Unisinos2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480Calidoscópio; Vol. 2 No. 1 (2004): January/June; 43-47Calidoscópio; v. 2 n. 1 (2004): janeiro/junho; 43-472177-6202reponame:Calidoscópio (Online)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480/3616Copyright (c) 2021 Calidoscópioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Luísa Álvares2021-05-27T16:03:27Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/6480Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopioPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/oaicmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br2177-62022177-6202opendoar:2021-05-27T16:03:27Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
title Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
spellingShingle Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
Pereira, Luísa Álvares
title_short Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
title_full Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
title_fullStr Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
title_full_unstemmed Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
title_sort Ler e escrever na escola “primeira” (ou como) de pequenino se pode ser leitor e escritor de textos
author Pereira, Luísa Álvares
author_facet Pereira, Luísa Álvares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luísa Álvares
description Today’s mother language’s pedagogical approach seems to consist on leading pupils’ perceptions towards reading and writing as mere “school routines”. The recognition of this approach is itself the fundament to a reflection on how can (Portuguese) language teaching avoid this procedure, namely through the mobilization of elementary didactic attitudes which privilege, on one hand, the clearing of reading and writing procedures as well as the promotion of a more favourable knowledge acquisition through a meaningful relation between pupils and written language and, on the other hand, understanding interactively these two competences under a socializing perspective. We consider that only a didactic work with the word willing to promote meaningful ties with the language will be able to alter pupils’ disposals towards learning as well as living relation with it. The conclusions emphasise some other principles that contribute to this didactic reality. Key words: reflective writing, process, reading.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480
url https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6480/3616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Calidoscópio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv Calidoscópio; Vol. 2 No. 1 (2004): January/June; 43-47
Calidoscópio; v. 2 n. 1 (2004): janeiro/junho; 43-47
2177-6202
reponame:Calidoscópio (Online)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:Unisinos
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str Unisinos
institution Unisinos
reponame_str Calidoscópio (Online)
collection Calidoscópio (Online)
repository.name.fl_str_mv Calidoscópio (Online) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv cmira@unisinos.br || cmira@unisinos.br
_version_ 1792203886180696064