Intervenções em Mindfulness para Síndrome de Burnout em Professores: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karine David Andrade
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Joilson Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contextos Clínicos
Texto Completo: https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22114
Resumo: Esta revisão objetivou descrever e examinar os resultados das intervenções em mindfulness para síndrome de burnout em professores. As bases de dados acessadas para a coleta das evidências foram: Scopus, Web of Science, ERIC (ProQuest), BVS (BIREME) e PubMed Central: PMC. Parâmetros de inclusão e exclusão foram utilizados para a escolha dos estudos, cujos processos de avaliação foram apoiados pela plataforma Rayyan e, após as fases de seleção, dez artigos constituíram a amostra final deste levantamento. Os resultados apontaram que os programas MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e CARE (Cultivating Awareness and Resilience in Education) foram os protocolos adotados nas intervenções. O primeiro foi o mais utilizado, com variações na quantidade das sessões e nos tipos de práticas de atenção plena realizadas. Os módulos relacionados à autocompaixão e compaixão e o treinamento da regulação emocional apresentaram incremento nos níveis de saúde mental, física e laboral dos professores. Recomenda-se que as futuras modalidades interventivas em mindfulness atentem para a identificação dos mecanismos e seus respectivos componentes de ação, nos programas propostos, e implementem critérios de avaliação e monitoramento da qualidade de suas intervenções.
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spelling Intervenções em Mindfulness para Síndrome de Burnout em Professores: uma revisão integrativaMindfulness Interventions for Burnout Syndrome in Teachers: an integrative reviewEsta revisão objetivou descrever e examinar os resultados das intervenções em mindfulness para síndrome de burnout em professores. As bases de dados acessadas para a coleta das evidências foram: Scopus, Web of Science, ERIC (ProQuest), BVS (BIREME) e PubMed Central: PMC. Parâmetros de inclusão e exclusão foram utilizados para a escolha dos estudos, cujos processos de avaliação foram apoiados pela plataforma Rayyan e, após as fases de seleção, dez artigos constituíram a amostra final deste levantamento. Os resultados apontaram que os programas MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) e CARE (Cultivating Awareness and Resilience in Education) foram os protocolos adotados nas intervenções. O primeiro foi o mais utilizado, com variações na quantidade das sessões e nos tipos de práticas de atenção plena realizadas. Os módulos relacionados à autocompaixão e compaixão e o treinamento da regulação emocional apresentaram incremento nos níveis de saúde mental, física e laboral dos professores. Recomenda-se que as futuras modalidades interventivas em mindfulness atentem para a identificação dos mecanismos e seus respectivos componentes de ação, nos programas propostos, e implementem critérios de avaliação e monitoramento da qualidade de suas intervenções.This review aimed to describe and examine the results of mindfulness interventions for burnout syndrome in teachers. The databases accessed for the collection of evidence were: Scopus, Web of Science, ERIC (ProQuest), BVS (BIREME) and PubMed Central: PMC. Inclusion and exclusion parameters were used to choose the studies, whose evaluation processes were supported by the Rayyan platform, and after the selection phases, ten articles constituted the final sample of this survey. The results showed that the MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) and CARE (Cultivating Awareness and Resilience in Education) programs were the protocols adopted in the interventions. The first was the most used, with variations in the number of sessions and in the types of mindfulness practices performed. The interventional proposals with modules of self-compassion and compassion and the training of emotional regulation showed more results for the mental, physical and labor health of teachers. It is recommended that future mindfulness intervention modalities pay attention to the identification of the mechanisms and their respective components of action, in the proposed programs, and implement criteria for evaluating and monitoring the quality of their interventions.Unisinos2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2211410.4013/ctc.2021.141.12Contextos Clínicos; v. 14 n. 1 (2021): Jan-Abr1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/22114/60748609Copyright (c) 2021 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Karine David AndradeSilva, Joilson Pereira da2021-07-26T12:33:19Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/22114Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2021-07-26T12:33:19Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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