Transformação pessoal na supervisão clínica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contextos Clínicos |
Texto Completo: | https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24624 |
Resumo: | A relação entre supervisor e supervisionando pode ser vista como um meio para potencializar as técnicas de supervisão, como sendo a própria ferramenta da supervisão e como um contexto que modela a pessoa do terapeuta. A literatura sobre a supervisão alude, mas pouco aprofunda esse terceiro aspecto. O objetivo desta pesquisa foi explorar os efeitos pessoais da supervisão. Foram entrevistados 10 supervisores e 10 supervisionandos. A coleta e a análise dos dados foram direcionadas pelas diretrizes da grounded theory. Os resultados apontam que a supervisão afeta supervisores e supervisionandos de maneira similar. Independentemente das metas didáticas e do modelo de terapia comportamental adotado, supervisionando e supervisor aprendem sobre si, aprendem a melhor relacionar-se com outras pessoas, a enfrentar melhor seus próprios sentimentos difíceis. Entre os supervisores, supervisionar é um caminho de realização pessoal, sendo fonte de motivação e prazer. |
id |
Unisinos-4_df588f1e955e98cfa804a0ea4bf6a9db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24624 |
network_acronym_str |
Unisinos-4 |
network_name_str |
Contextos Clínicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Transformação pessoal na supervisão clínicaPersonal transformation in clinical supervisionA relação entre supervisor e supervisionando pode ser vista como um meio para potencializar as técnicas de supervisão, como sendo a própria ferramenta da supervisão e como um contexto que modela a pessoa do terapeuta. A literatura sobre a supervisão alude, mas pouco aprofunda esse terceiro aspecto. O objetivo desta pesquisa foi explorar os efeitos pessoais da supervisão. Foram entrevistados 10 supervisores e 10 supervisionandos. A coleta e a análise dos dados foram direcionadas pelas diretrizes da grounded theory. Os resultados apontam que a supervisão afeta supervisores e supervisionandos de maneira similar. Independentemente das metas didáticas e do modelo de terapia comportamental adotado, supervisionando e supervisor aprendem sobre si, aprendem a melhor relacionar-se com outras pessoas, a enfrentar melhor seus próprios sentimentos difíceis. Entre os supervisores, supervisionar é um caminho de realização pessoal, sendo fonte de motivação e prazer.The relationship between supervisor and supervisee may be understood as a means to enhance the supervision techniques, as the instrument of supervision itself and as a context that shapes the person of the therapist. The literature on supervision mentions but hardly explores this third aspect. The objective of this study was to investigate the personal impacts of supervision. Ten supervisors and ten supervisees were interviewed. Data collection and analysis were guided by the tenets of grounded theory. The results show that supervision effects supervisors and supervisees similarly. Regardless of the didactic goals and the treatment model adopted, both supervisee and supervisor learn about themselves, gain interpersonal efficiency, and deal better with their own difficult feelings. For supervisors, supervising is a path of personal fulfillment, being a source of incentive and joy.Unisinos2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/2462410.4013/ctc.2022.153.02Contextos Clínicos; v. 15 n. 3 (2022): Set-Dez1983-3482reponame:Contextos Clínicosinstname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:Unisinosporhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24624/60749318Copyright (c) 2022 Contextos Clínicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa de Queiroz, LucianoVandenberghe, Luc2022-12-12T13:03:53Zoai:ojs2.revistas.unisinos.br:article/24624Revistahttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicosPUBhttps://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/oaidfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br1983-34821983-3482opendoar:2022-12-12T13:03:53Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transformação pessoal na supervisão clínica Personal transformation in clinical supervision |
title |
Transformação pessoal na supervisão clínica |
spellingShingle |
Transformação pessoal na supervisão clínica Barbosa de Queiroz, Luciano |
title_short |
Transformação pessoal na supervisão clínica |
title_full |
Transformação pessoal na supervisão clínica |
title_fullStr |
Transformação pessoal na supervisão clínica |
title_full_unstemmed |
Transformação pessoal na supervisão clínica |
title_sort |
Transformação pessoal na supervisão clínica |
author |
Barbosa de Queiroz, Luciano |
author_facet |
Barbosa de Queiroz, Luciano Vandenberghe, Luc |
author_role |
author |
author2 |
Vandenberghe, Luc |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa de Queiroz, Luciano Vandenberghe, Luc |
description |
A relação entre supervisor e supervisionando pode ser vista como um meio para potencializar as técnicas de supervisão, como sendo a própria ferramenta da supervisão e como um contexto que modela a pessoa do terapeuta. A literatura sobre a supervisão alude, mas pouco aprofunda esse terceiro aspecto. O objetivo desta pesquisa foi explorar os efeitos pessoais da supervisão. Foram entrevistados 10 supervisores e 10 supervisionandos. A coleta e a análise dos dados foram direcionadas pelas diretrizes da grounded theory. Os resultados apontam que a supervisão afeta supervisores e supervisionandos de maneira similar. Independentemente das metas didáticas e do modelo de terapia comportamental adotado, supervisionando e supervisor aprendem sobre si, aprendem a melhor relacionar-se com outras pessoas, a enfrentar melhor seus próprios sentimentos difíceis. Entre os supervisores, supervisionar é um caminho de realização pessoal, sendo fonte de motivação e prazer. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24624 10.4013/ctc.2022.153.02 |
url |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24624 |
identifier_str_mv |
10.4013/ctc.2022.153.02 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/24624/60749318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Contextos Clínicos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contextos Clínicos; v. 15 n. 3 (2022): Set-Dez 1983-3482 reponame:Contextos Clínicos instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:Unisinos |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
Unisinos |
institution |
Unisinos |
reponame_str |
Contextos Clínicos |
collection |
Contextos Clínicos |
repository.name.fl_str_mv |
Contextos Clínicos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
dfalcke@unisinos.br||periodicos@unisinos.br |
_version_ |
1797240152715689984 |