Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235 |
Resumo: | O presente artigo objetiva a reflexão sobre os desafios – e a superação destes – que se apresentam ao processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à alfabetização, evidenciados em uma situação prática observada em uma sala de aula. O aprofundamento sobre o assunto desvelou a importância da teoria sócio-histórica, notadamente pautada no pensamento de Piaget, Vygotsky e Freire, para entender como se dá a apropriação do conhecimento, reconhecendo a relevância do contexto em que a criança está inserida, bem como reconhecê-la como sujeito da aprendizagem, na qual sua história é considerada. A figura do professor é essencial no sentido de planejar, agir e refletir sobre sua ação, na intenção de propor intervenções pontuais a fim de promover esse aprendizado de maneira contextualizada. |
id |
VERACRUZ-0_aa971a2f11b55f112c8124905c42fed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/235 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.Literacy as a dialogic construction of knowledge and of reading and writing learningeducação; alfabetização; letramentoeducation; literacyO presente artigo objetiva a reflexão sobre os desafios – e a superação destes – que se apresentam ao processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à alfabetização, evidenciados em uma situação prática observada em uma sala de aula. O aprofundamento sobre o assunto desvelou a importância da teoria sócio-histórica, notadamente pautada no pensamento de Piaget, Vygotsky e Freire, para entender como se dá a apropriação do conhecimento, reconhecendo a relevância do contexto em que a criança está inserida, bem como reconhecê-la como sujeito da aprendizagem, na qual sua história é considerada. A figura do professor é essencial no sentido de planejar, agir e refletir sobre sua ação, na intenção de propor intervenções pontuais a fim de promover esse aprendizado de maneira contextualizada.This article aims to reflect on the challenges - and on how to overcome them - that are present in the teachinglearning process, regarding to literacy, evidenced in a practical situation observed in a classroom. The deepening on the subject unveiled the importance of the sociohistorical theory, notably guided by the thinking of Piaget, Vygotsky and Freire, in understanding how the acquisition of knowledge happens, recognizing the relevance of the context in which the child is inserted, as well as recognizing the child as a subject of learning, in which her history is considered. The figure of the teacher is essential in order to plan, act and reflect on the child’s action, in order to make occasional interventions to promote the learning in a contextualized manner.Vera CruzCardoso, Soraia Souza2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/23510.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art235Veras; v. 6, n. 1 (2016); 45-592236-572910.14212/veras.vol6.n1.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235/160info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:17:02ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. Literacy as a dialogic construction of knowledge and of reading and writing learning |
title |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. |
spellingShingle |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. Cardoso, Soraia Souza educação; alfabetização; letramento education; literacy |
title_short |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. |
title_full |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. |
title_fullStr |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. |
title_full_unstemmed |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. |
title_sort |
Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita. |
author |
Cardoso, Soraia Souza |
author_facet |
Cardoso, Soraia Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Soraia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; alfabetização; letramento education; literacy |
topic |
educação; alfabetização; letramento education; literacy |
description |
O presente artigo objetiva a reflexão sobre os desafios – e a superação destes – que se apresentam ao processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à alfabetização, evidenciados em uma situação prática observada em uma sala de aula. O aprofundamento sobre o assunto desvelou a importância da teoria sócio-histórica, notadamente pautada no pensamento de Piaget, Vygotsky e Freire, para entender como se dá a apropriação do conhecimento, reconhecendo a relevância do contexto em que a criança está inserida, bem como reconhecê-la como sujeito da aprendizagem, na qual sua história é considerada. A figura do professor é essencial no sentido de planejar, agir e refletir sobre sua ação, na intenção de propor intervenções pontuais a fim de promover esse aprendizado de maneira contextualizada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art235 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 6, n. 1 (2016); 45-59 2236-5729 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792122138624 |