Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Soraia Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235
Resumo: O presente artigo objetiva a reflexão sobre os desafios – e a superação destes – que se apresentam ao processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à alfabetização, evidenciados em uma situação prática observada em uma sala de aula. O aprofundamento sobre o assunto desvelou a importância da teoria sócio-histórica, notadamente pautada no pensamento de Piaget, Vygotsky e Freire, para entender como se dá a apropriação do conhecimento, reconhecendo a relevância do contexto em que a criança está inserida, bem como reconhecê-la como sujeito da aprendizagem, na qual sua história é considerada. A figura do professor é essencial no sentido de planejar, agir e refletir sobre sua ação, na intenção de propor intervenções pontuais a fim de promover esse aprendizado de maneira contextualizada.
id VERACRUZ-0_aa971a2f11b55f112c8124905c42fed9
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/235
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.Literacy as a dialogic construction of knowledge and of reading and writing learningeducação; alfabetização; letramentoeducation; literacyO presente artigo objetiva a reflexão sobre os desafios – e a superação destes – que se apresentam ao processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à alfabetização, evidenciados em uma situação prática observada em uma sala de aula. O aprofundamento sobre o assunto desvelou a importância da teoria sócio-histórica, notadamente pautada no pensamento de Piaget, Vygotsky e Freire, para entender como se dá a apropriação do conhecimento, reconhecendo a relevância do contexto em que a criança está inserida, bem como reconhecê-la como sujeito da aprendizagem, na qual sua história é considerada. A figura do professor é essencial no sentido de planejar, agir e refletir sobre sua ação, na intenção de propor intervenções pontuais a fim de promover esse aprendizado de maneira contextualizada.This article aims to reflect on the challenges - and on how to overcome them - that are present in the teachinglearning process, regarding to literacy, evidenced in a practical situation observed in a classroom. The deepening on the subject unveiled the importance of the sociohistorical theory, notably guided by the thinking of Piaget, Vygotsky and Freire, in understanding how the acquisition of knowledge happens, recognizing the relevance of the context in which the child is inserted, as well as recognizing the child as a subject of learning, in which her history is considered. The figure of the teacher is essential in order to plan, act and reflect on the child’s action, in order to make occasional interventions to promote the learning in a contextualized manner.Vera CruzCardoso, Soraia Souza2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/23510.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art235Veras; v. 6, n. 1 (2016); 45-592236-572910.14212/veras.vol6.n1.ano2016reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235/160info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:17:02ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
Literacy as a dialogic construction of knowledge and of reading and writing learning
title Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
spellingShingle Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
Cardoso, Soraia Souza
educação; alfabetização; letramento
education; literacy
title_short Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
title_full Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
title_fullStr Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
title_full_unstemmed Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
title_sort Alfabetização como uma construção dialógica no conhecimento e aprendizado da leitura e escrita.
author Cardoso, Soraia Souza
author_facet Cardoso, Soraia Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Soraia Souza
dc.subject.por.fl_str_mv educação; alfabetização; letramento
education; literacy
topic educação; alfabetização; letramento
education; literacy
description O presente artigo objetiva a reflexão sobre os desafios – e a superação destes – que se apresentam ao processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à alfabetização, evidenciados em uma situação prática observada em uma sala de aula. O aprofundamento sobre o assunto desvelou a importância da teoria sócio-histórica, notadamente pautada no pensamento de Piaget, Vygotsky e Freire, para entender como se dá a apropriação do conhecimento, reconhecendo a relevância do contexto em que a criança está inserida, bem como reconhecê-la como sujeito da aprendizagem, na qual sua história é considerada. A figura do professor é essencial no sentido de planejar, agir e refletir sobre sua ação, na intenção de propor intervenções pontuais a fim de promover esse aprendizado de maneira contextualizada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235
10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art235
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol6.n1.ano2016.art235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/235/160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 6, n. 1 (2016); 45-59
2236-5729
10.14212/veras.vol6.n1.ano2016
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792122138624