Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista brasileira de estudos de população (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004 |
Resumo: | Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social. |
id |
ABEP-1_81559343f4b11f00589ddd404f718343 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-30982008000200004 |
network_acronym_str |
ABEP-1 |
network_name_str |
Revista brasileira de estudos de população (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros?EducaçãoEstratificação educacionalNa trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social.Associação Brasileira de Estudos Populacionais2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004Revista Brasileira de Estudos de População v.25 n.2 2008reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)instacron:ABEP10.1590/S0102-30982008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessRiani,Juliana de Lucena RuasRios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalvespor2009-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S0102-30982008000200004Revistahttps://rebep.org.br/revistahttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||editora@rebep.org.br1980-55190102-3098opendoar:2009-01-30T00:00Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? |
title |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? |
spellingShingle |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? Riani,Juliana de Lucena Ruas Educação Estratificação educacional |
title_short |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? |
title_full |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? |
title_fullStr |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? |
title_full_unstemmed |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? |
title_sort |
Background familiar versus perfil escolar do município: qual possui maior impacto no resultado educacional dos alunos brasileiros? |
author |
Riani,Juliana de Lucena Ruas |
author_facet |
Riani,Juliana de Lucena Ruas Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riani,Juliana de Lucena Ruas Rios-Neto,Eduardo Luiz Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estratificação educacional |
topic |
Educação Estratificação educacional |
description |
Na trajetória escolar das pessoas, vários fatores podem influenciar seu sucesso, entre os quais se destacam aqueles relacionados ao ambiente familiar e a disponibilidade e qualidade da infra-estrutura da escola e seus professores. No Brasil, a maioria dos trabalhos demonstra a grande importância da família na educação de seus filhos, indicando a forte estratificação educacional. Porém, resta saber como a qualidade da escola e dos seus docentes pode diminuir essa estratificação. Esse artigo busca investigar os determinantes do resultado educacional nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil, considerando fatores relacionados ao background familiar e a estrutura escolar dos municípios. Essa análise é importante por examinar quais fatores do perfil escolar dos municípios podem diminuir a importância do ambiente familiar, no sentido de reduzir a estratificação educacional, ou seja, a relação entre a trajetória escolar do indivíduo e sua origem social. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982008000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-30982008000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos Populacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Estudos Populacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos de População v.25 n.2 2008 reponame:Revista brasileira de estudos de população (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) instacron:ABEP |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) |
instacron_str |
ABEP |
institution |
ABEP |
reponame_str |
Revista brasileira de estudos de população (Online) |
collection |
Revista brasileira de estudos de população (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos de população (Online) - Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editora@rebep.org.br |
_version_ |
1754302035846496256 |