Logo do OasisBR

Perguntas Frequentes

O Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto (Oasisbr) é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne a produção científica e os dados de pesquisa em acesso aberto de diversas universidades e instituições de pesquisa brasileiras e portuguesas. Saiba mais a respeito do Oasisbr na página Sobre.

Para que seu documento possa ser coletado pelo Oasisbr é essencial que ele esteja disponível em umas das fontes de informação científica coletadas pelo Portal. Consulte a página Fontes coletadas para verificar se a fonte de informação em que seu documento foi publicado já faz parte do Oasisbr.

Caso a fonte de informação em que se encontra o seu documento ainda não seja coletada pelo Oasisbr, sugerimos que, inicialmente, entre em contato com o gestor da fonte para que ele possa acionar a equipe do Portal Oasisbr.

Cada tipo de fonte de informação científica possui um conjunto distinto de critérios para coleta, que podem ser consultadas na página Sobre em “Critérios para coleta de fontes de informação". Após o gestor da fonte verificar os critérios de coleta ele deverá entrar em contato com a equipe do Portal Oasisbr por meio do formulário de Contato e solicitar sua adesão ao Portal.

Sendo coletada pelo Oasisbr, a fonte de informação e todos os conteúdos por ela disponibilizados passam a ter visibilidade nacional, uma vez que o Oasisbr agrega em um único portal grande parte da a produção científica brasileira, e internacional, pois o Oasisbr é coletado por grandes bases internacionais e disseminado a nível mundial. Saiba mais a respeito do “Fluxo informacional do Oasisbr” na aba Sobre.

O Oasisbr coleta, dissemina e dá acesso a todo conteúdo disponibilizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ademais, o Oasisbr dá acesso ao conteúdo científico presente no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), e os conteúdos disponibilizados pelo RCAAP são coletados pelo Oasisbr e apresentado para a comunidade científica brasileira. Os conteúdos agregados pelo Oasisbr são coletados, também, pela Rede de Repositorios de Acceso Abierto a la Ciencia (LA Referencia), que por sua vez é coletada pelo agregador europeu OpenAIRE. Essa rede de informação possibilita que o Oasisbr cumpra sua missão primordial, de aumentar o impacto da Ciência brasileira mundo afora.

O Oasisbr não se responsabiliza pela gestão dos documentos publicados e/ou depositados nas fontes de informação que coleta. Portanto, se você encontrou um documento de sua autoria e acredita que ele não deva estar no Oasisbr, entre em contato diretamente com a fonte em que ele foi publicado. Somente após a atualização do registro do documento diretamente na fonte é que ele deixará de aparecer no Oasisbr.

Lembramos que o Oasisbr somente coleta documentos que foram publicados em acesso aberto e que todas as questões relativas a direitos autorais são acordadas diretamente entre o(s) autor(es) e a fonte em que seu trabalho foi publicado e/ou depositado.

Para exportar dados dos registros do Oasisbr é preciso, inicialmente, realizar uma busca para filtrar os registros desejados. Diante do resultado da busca basta clicar no botão “Exportar CSV” que se encontra no início e ao final da página de busca e indicar o email para o envio do arquivo, os registros serão então enviados para o email indicado no formato CSV.

Para o gerenciamento de referências indica-se a utilização do software livre Zotero. O Zotero é compatível com o Oasisbr e permite a exportação de documentos e suas referências diretamente do portal. Um manual simplificado de utilização do Zotero pode ser acessado através do link.

Há duas maneiras de recuperar o registro de uma fonte de informação cientìfica no Oasisbr.São elas:

  • Na página Fontes coletadas, localizado no menu superior, é possível acessar todas as fontes de informação científica coletadas pelo Oasisbr utilizando a barra de busca. A busca pode ser feita tanto por “Todas as fontes” quanto por tipologias específicas.
  • Na página inicial do Oasisbr, com a barra de busca em branco, clique em “Buscar”. Feito isso, utilize os filtros “Instituições” e depois “Título da fonte”, à esquerda da página do resultado da busca. Por fim, basta identificar sua Instituição e/ou o título da fonte da sua plataforma.

O Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH) é um protocolo desenvolvido pela Open Archives Initiative que define um mecanismo para coleta de registros de metadados de eprints, bibliotecas digitais ou qualquer servidor na rede que queira compartilhar ou tornar visíveis metadados de documentos nele armazenados para programas externos coletá-los. Este protocolo foi escolhido pelo Oasisbr por ser uma opção simples e eficiente para que as fontes de informação façam validação e coleta dos metadados dos arquivos inseridos em sua plataforma.

As Diretrizes da Digital Repository Infrastructure Vision for European Research (DRIVE) orientam a definição de metadados e o preenchimento destes visando uma maior interoperabilidade e qualidade das informações intercambiadas. No caso do Oasisbr, utilizamos o vocabulário controlado DRIVE para o campo dc.type, ou seja, para que os itens disponíveis no repositório de publicações científicas sejam validados e espelhados no Portal é necessário que o campo dc.type seja preenchido de acordo com o vocabulário controlado abaixo:
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/masterThesis
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
info:eu-repo/semantics/book
info:eu-repo/semantics/bookPart
info:eu-repo/semantics/review
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
info:eu-repo/semantics/lecture
info:eu-repo/semantics/workingPaper
info:eu-repo/semantics/preprint
info:eu-repo/semantics/report
info:eu-repo/semantics/annotation
info:eu-repo/semantics/contributionToPeriodical
info:eu-repo/semantics/patent

Alguns dos problemas mais comuns identificados coleta de fontes de informação são:

  • Alteração de endereço eletrônico (link) da página da fonte;
  • Desatualização da URL OAI-PMH da fonte;
  • Atualização de informações (inclusão ou exclusão de arquivos) da fonte sem informar à equipe do Oasisbr;
  • Erros de indexação de documentos diretamente da fonte, tais como: erro de operação de coleta com o metadado; metadado fora do padrão exigido; não utilizar o vocabulário controlado Driver; entre outros.
  • Exigir login e senha para acesso de arquivos na plataforma;
  • Erro ou queda de conexão do servidor da plataforma;
  • Bloqueio via proxy da instituição, impedindo que o Oasisbr faça a coleta.

Para entrar em contato com um de nossos colaboradores, envie um email para o endereço oasisbr@ibict.br ou entre em contato através do telefone (61) 3217-6449 (atendimento apenas no horário das 10h às 12h e 14h às 16h, horário de Brasília).