Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Francisco José Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/577
Resumo: A  partir  de  uma  revisão  exploratória  da  produção  acadêmica  nacional e internacional   e   documental   no   Brasil,   este   artigo   discute   o   potencial   e   as possibilidades da Educação  a  Distância  (EaD)  no  desenvolvimento  de  processos formativos sobre drogas para professores do ensino fundamental e médio. Tal recorte se  justifica  pelo  acesso  e  uso  de  drogas,  principalmente  o  álcool,  entre  estudantes brasileiros na faixa de 13 a 15 anos e pelo despreparo dos educadores para abordar o tema  drogas  no  contexto  escolar.  A  partir  dos  achados  da  revisão,  são  elencados diversos  argumentos  sobre  as  contribuições da formação  continuada  de  professores da  rede  pública  sobre  drogas  na  modalidade  EaD,  que  visam estimular  a  sua implementação nas unidades de ensino do país.Palavras-chave: Drogas, Educação sobre drogas, Educação a distância, Formação de professores, Formação continuada. Drug Education: Possibilities of Distance Learning Mode in Teacher Training Abstract Based  on  an  exploratory  review  of  national/international  academic  papers  and documentary  production  developed  in  Brazil,  this  article  discusses  both  the  potential and  possibilities  of  Distance  Education  (EaD)  in  the  development  of  drug  training processes  for  teachers  from  elementary  and  middle  school.  Such  perspective  is justified by the access and use of drugs, mainly alcohol, by Brazilian students between 13 and  15 years  and addresses the lack of preparation of the educators to approach the  drugs  theme  in  the  school  context.  Based  on  the  findings  of  the  review,  several arguments  on  the  contributions  of  continuing  education  of  teachers  of  the  public network on drugs in the EaD modality are presented. These results aim to stimulate the EaD implementation in the country's educational units.Keywords: Drugs, Drug Education, Distance education, Teacher trai
id CECIERJ_b59700104bd5c6f6373b3007dce28196
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/577
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de ProfessoresA  partir  de  uma  revisão  exploratória  da  produção  acadêmica  nacional e internacional   e   documental   no   Brasil,   este   artigo   discute   o   potencial   e   as possibilidades da Educação  a  Distância  (EaD)  no  desenvolvimento  de  processos formativos sobre drogas para professores do ensino fundamental e médio. Tal recorte se  justifica  pelo  acesso  e  uso  de  drogas,  principalmente  o  álcool,  entre  estudantes brasileiros na faixa de 13 a 15 anos e pelo despreparo dos educadores para abordar o tema  drogas  no  contexto  escolar.  A  partir  dos  achados  da  revisão,  são  elencados diversos  argumentos  sobre  as  contribuições da formação  continuada  de  professores da  rede  pública  sobre  drogas  na  modalidade  EaD,  que  visam estimular  a  sua implementação nas unidades de ensino do país.Palavras-chave: Drogas, Educação sobre drogas, Educação a distância, Formação de professores, Formação continuada. Drug Education: Possibilities of Distance Learning Mode in Teacher Training Abstract Based  on  an  exploratory  review  of  national/international  academic  papers  and documentary  production  developed  in  Brazil,  this  article  discusses  both  the  potential and  possibilities  of  Distance  Education  (EaD)  in  the  development  of  drug  training processes  for  teachers  from  elementary  and  middle  school.  Such  perspective  is justified by the access and use of drugs, mainly alcohol, by Brazilian students between 13 and  15 years  and addresses the lack of preparation of the educators to approach the  drugs  theme  in  the  school  context.  Based  on  the  findings  of  the  review,  several arguments  on  the  contributions  of  continuing  education  of  teachers  of  the  public network on drugs in the EaD modality are presented. These results aim to stimulate the EaD implementation in the country's educational units.Keywords: Drugs, Drug Education, Distance education, Teacher traiFundação Cecierj2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/57710.18264/eadf.v7i2.577EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/577/258Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Francisco José FigueiredoMonteiro, Simone2020-01-17T10:15:25ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
title Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
spellingShingle Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
Coelho, Francisco José Figueiredo
title_short Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
title_full Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
title_fullStr Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
title_full_unstemmed Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
title_sort Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores
author Coelho, Francisco José Figueiredo
author_facet Coelho, Francisco José Figueiredo
Monteiro, Simone
author_role author
author2 Monteiro, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Francisco José Figueiredo
Monteiro, Simone
description A  partir  de  uma  revisão  exploratória  da  produção  acadêmica  nacional e internacional   e   documental   no   Brasil,   este   artigo   discute   o   potencial   e   as possibilidades da Educação  a  Distância  (EaD)  no  desenvolvimento  de  processos formativos sobre drogas para professores do ensino fundamental e médio. Tal recorte se  justifica  pelo  acesso  e  uso  de  drogas,  principalmente  o  álcool,  entre  estudantes brasileiros na faixa de 13 a 15 anos e pelo despreparo dos educadores para abordar o tema  drogas  no  contexto  escolar.  A  partir  dos  achados  da  revisão,  são  elencados diversos  argumentos  sobre  as  contribuições da formação  continuada  de  professores da  rede  pública  sobre  drogas  na  modalidade  EaD,  que  visam estimular  a  sua implementação nas unidades de ensino do país.Palavras-chave: Drogas, Educação sobre drogas, Educação a distância, Formação de professores, Formação continuada. Drug Education: Possibilities of Distance Learning Mode in Teacher Training Abstract Based  on  an  exploratory  review  of  national/international  academic  papers  and documentary  production  developed  in  Brazil,  this  article  discusses  both  the  potential and  possibilities  of  Distance  Education  (EaD)  in  the  development  of  drug  training processes  for  teachers  from  elementary  and  middle  school.  Such  perspective  is justified by the access and use of drugs, mainly alcohol, by Brazilian students between 13 and  15 years  and addresses the lack of preparation of the educators to approach the  drugs  theme  in  the  school  context.  Based  on  the  findings  of  the  review,  several arguments  on  the  contributions  of  continuing  education  of  teachers  of  the  public network on drugs in the EaD modality are presented. These results aim to stimulate the EaD implementation in the country's educational units.Keywords: Drugs, Drug Education, Distance education, Teacher trai
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/577
10.18264/eadf.v7i2.577
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/577
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v7i2.577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/577/258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 7 No. 2 (2017)
EaD em Foco; Vol. 7 Núm. 2 (2017)
EaD em Foco; v. 7 n. 2 (2017)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981568028901376