Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda

Bibliographic Details
Main Author: Predebon Silveira, Rocheli Regina
Publication Date: 2018
Format: Article
Language: por
Source: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Download full: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/886
Summary: Os discursos a partir do ambiente digital foram ressignificados, assim como os sujeitos e sentidos passaram a ter uma nova constituição. Com isso, esse trabalho busca compreender os sentidos que podemos estabelecer a partir do termo “esquerda”, empregado nos discursos dos seguidores do movimento Escola sem Partido em sua página oficial no Facebook. Para tentar estabelecer esses sentidos, nos embasamos na teoria da Análise de Discurso de linha francesa, mobilizando principalmente os conceitos sobre discurso, acontecimento e memória digital, além do conceito de máquina ideológica. A partir da análise percebemos que as formações discursivas (FDs) em torno do termo “esquerda” vêm sempre imbuídas de negatividade e associadas a algo ruim. O que implica em um assujeitamento dos sujeitos inscritos nessas FDs por estarem sendo afetados por uma instituição que funciona como uma “máquina ideológica”, aqui posta como o movimento ESP.
id CLAEC-1_57ed517127d2b500127e9f2580374c62
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/886
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerdaPalavras-chave: Discurso digital. Sentidos. Esquerda. Movimento Escola sem Partido.Os discursos a partir do ambiente digital foram ressignificados, assim como os sujeitos e sentidos passaram a ter uma nova constituição. Com isso, esse trabalho busca compreender os sentidos que podemos estabelecer a partir do termo “esquerda”, empregado nos discursos dos seguidores do movimento Escola sem Partido em sua página oficial no Facebook. Para tentar estabelecer esses sentidos, nos embasamos na teoria da Análise de Discurso de linha francesa, mobilizando principalmente os conceitos sobre discurso, acontecimento e memória digital, além do conceito de máquina ideológica. A partir da análise percebemos que as formações discursivas (FDs) em torno do termo “esquerda” vêm sempre imbuídas de negatividade e associadas a algo ruim. O que implica em um assujeitamento dos sujeitos inscritos nessas FDs por estarem sendo afetados por uma instituição que funciona como uma “máquina ideológica”, aqui posta como o movimento ESP.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESPredebon Silveira, Rocheli Regina2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/88610.23899/relacult.v4i0.886RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/886/470Direitos autorais 2018 Rocheli Regina Predebon Silveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:08:27Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/886Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:56.024RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
title Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
spellingShingle Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
Predebon Silveira, Rocheli Regina
Palavras-chave: Discurso digital. Sentidos. Esquerda. Movimento Escola sem Partido.
title_short Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
title_full Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
title_fullStr Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
title_full_unstemmed Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
title_sort Movimento Escola sem Partido: os sentidos nos discursos sobre a esquerda
author Predebon Silveira, Rocheli Regina
author_facet Predebon Silveira, Rocheli Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Predebon Silveira, Rocheli Regina
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Discurso digital. Sentidos. Esquerda. Movimento Escola sem Partido.
topic Palavras-chave: Discurso digital. Sentidos. Esquerda. Movimento Escola sem Partido.
dc.description.none.fl_txt_mv Os discursos a partir do ambiente digital foram ressignificados, assim como os sujeitos e sentidos passaram a ter uma nova constituição. Com isso, esse trabalho busca compreender os sentidos que podemos estabelecer a partir do termo “esquerda”, empregado nos discursos dos seguidores do movimento Escola sem Partido em sua página oficial no Facebook. Para tentar estabelecer esses sentidos, nos embasamos na teoria da Análise de Discurso de linha francesa, mobilizando principalmente os conceitos sobre discurso, acontecimento e memória digital, além do conceito de máquina ideológica. A partir da análise percebemos que as formações discursivas (FDs) em torno do termo “esquerda” vêm sempre imbuídas de negatividade e associadas a algo ruim. O que implica em um assujeitamento dos sujeitos inscritos nessas FDs por estarem sendo afetados por uma instituição que funciona como uma “máquina ideológica”, aqui posta como o movimento ESP.
description Os discursos a partir do ambiente digital foram ressignificados, assim como os sujeitos e sentidos passaram a ter uma nova constituição. Com isso, esse trabalho busca compreender os sentidos que podemos estabelecer a partir do termo “esquerda”, empregado nos discursos dos seguidores do movimento Escola sem Partido em sua página oficial no Facebook. Para tentar estabelecer esses sentidos, nos embasamos na teoria da Análise de Discurso de linha francesa, mobilizando principalmente os conceitos sobre discurso, acontecimento e memória digital, além do conceito de máquina ideológica. A partir da análise percebemos que as formações discursivas (FDs) em torno do termo “esquerda” vêm sempre imbuídas de negatividade e associadas a algo ruim. O que implica em um assujeitamento dos sujeitos inscritos nessas FDs por estarem sendo afetados por uma instituição que funciona como uma “máquina ideológica”, aqui posta como o movimento ESP.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/886
10.23899/relacult.v4i0.886
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/886
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/886/470
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Rocheli Regina Predebon Silveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Rocheli Regina Predebon Silveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102334361600